A próxima inovação no mercado de cartões de crédito

Matheus Marques
Finis
Published in
3 min readNov 21, 2019

Programa de pontos, anuidade zero, sorteio de prêmios. Para conquistar clientes e te incentivar a gastar seu dinheiro (muitas vezes além do orçamento), a concorrência entre bancos exige inovações constantes nas formas de benefícios para os clientes.

Qual seria então a próxima mudança no mercado dos cartões de crédito no Brasil? Algo que eu, você e muitos já conhecemos ou ouvimos falar: cashback. De forma bem simples, é o retorno para sua conta de uma porcentagem do dinheiro que você gastou. Literalmente, “dinheiro que volta” para você.

Foto por Blake Wisz no Unsplash

Cashback já existe, inclusive em cartões de crédito de alguns bancos no país, mas de maneira muito limitada. A grande diferença está na maneira como esse benefício funciona e como ele funcionará em um futuro próximo.

Nos Estados Unidos, todos os grandes bancos oferecem cartões com cashback. Não apenas retorno comprando em lojas parceiras ou através da plataforma do banco. Cashback em todas as compras. Comprou, ganhou de volta. E o melhor, quase todos os cartões que oferecem esse benefício são isentos de anuidade.

São vários os tipos de ganho. O cartão Chase Freedom, por exemplo, te dá o mínimo de 1,5% de retorno automático para a sua conta em todas as compras. Já o Cash Rewards do Bank of America retorna de 1% a 3% em todas as compras. Mas a grande dor de cabeça para os bancos brasileiros será o Apple Card.

A Apple se juntou ao banco Goldman Sachs e lançou o Apple Card, um cartão sem anuidade e sem taxas que dá 3% de retorno em compras direto com a Apple, 2% em todas as compras usando o sistema Apple Pay e 1% em compras com o cartão físico. Lançado em agosto de 2019, o cartão ainda não tem previsão de chegar por aqui, mas a expectativa é que chegue até 2021.

No Brasil, o retorno de dinheiro após as compras está bastante vinculado a aplicativos (Méliuz, Beblue, PicPay, Ame Digital…). Você recebe o cash de volta dependendo se loja ou estabelecimento onde você gastou é parceira de um desses aplicativos, se você tem conta nesses apps e se você se identificou de alguma maneira na hora da compra.

Alguns bancos começaram essa mudança por aqui. O Banco Inter anunciou na última semana um “super app” que, entre outras funções, funcionará como uma plataforma de compras e fornecerá o benefício de cashback nas compras feitas por ele (não muito diferente dos outros aplicativos nesse aspecto). O banco Next também funciona assim. Os bancos Original e Pan têm cartões com o benefício, mas devolvem entre 0,15% e 0,8% das compras.

Assim como programa de pontos, redução das taxas e o fim da anuidade, cartão de crédito com cashback automático é uma realidade no mundo e não deve demorar para se tornar algo comum no Brasil. Nos resta ver quais serão os primeiros bancos a adotar de verdade essa inovação e sair na frente dos concorrentes.

--

--

Matheus Marques
Finis
Editor for

Publicitário, jornalista e designer. Escrevendo sobre investimentos e mercado financeiro para o Finis. Discutindo sobre o que nos faz humanos no Essentia.