Brasileiros e os investimentos, o descobrimento do mercado financeiro

Matheus Marques
Finis
Published in
2 min readNov 8, 2019

“E aí, você investe?”. Boa parte dos brasileiros ouviu ou vai ouvir essa pergunta neste ano. O motivo é muito simples: estamos descobrindo que investir é bem mais simples e seguro do que nos falavam. Existem ótimas opções para fazer o seu dinheiro render sem correr muitos riscos.

Com mais um corte do Banco Central do Brasil na taxa de juros básica, agora para 5,00% ao ano, e um possível futuro de cortes ainda maiores, a transição de investimentos da renda fixa (tesouro direto, investimentos atrelados ao CDI, etc.) para a renda variável (ações, fundos, FIIs) é natural.

Somando-se à redução da taxa de juros, a bolsa brasileira — Ibovespa (IBOV), possui a segunda melhor performance em 2019 entre todas as bolsas do mundo. Até o dia 19 de setembro, o crescimento era de 33,48%. No mesmo período, a poupança rendeu 3,34% e o CDI, Certificado de Depósito Interbancário, 4,49%.

E o que isso quer dizer? Que o mercado está atrativo e que os brasileiros estão entrando de vez no mundo dos investimentos.

Foto por Energepic

Segundo dados de mercado da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), a empresa responsável pela bolsa de valores brasileira, o número de investidores no Brasil passou de 619 mil em 2017 para mais de um milhão e 300 mil até agosto de 2019. Um crescimento maior do que 110%. Apenas neste ano, mais de 520 mil novas pessoas que começaram a operar no mercado financeiro nacional.

Apesar do aumento expressivo, esse número representa apenas 0,6% dos mais de 210 milhões de brasileiros. Os investidores na bolsa não chegam a 1% no Brasil. Em países com uma cultura investidora já difundida na sociedade, ter o seu dinheiro rendendo é algo comum. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 55% da população adulta investe no mercado de ações.

Mas nós estamos mudando. Investir já é assunto em mesa de bar. As pessoas estão seguindo canais de investimento nas redes sociais. Os brasileiros querem conhecer e entender esse mercado tão complexo e tão simples ao mesmo tempo. Logo, a pergunta não será se você investe ou não, mas como você está investindo.

--

--

Matheus Marques
Finis
Editor for

Publicitário, jornalista e designer. Escrevendo sobre investimentos e mercado financeiro para o Finis. Discutindo sobre o que nos faz humanos no Essentia.