Certificação FinOps Certified Practitioner da FinOps Foundation

Uma experiência pessoal

Rafael Teixeira
FinOps Brazil
3 min readJul 23, 2023

--

Bagde FinOps Practitioner, da FinOps Foundation

Quando um profissional pensa em certificações, em geral o primeiro benefício em mente é sinalizar conhecimento ou experiência, talvez até almejando um aumento salarial ou uma nova oportunidade de emprego.

Na minha visão, o maior benefício de uma certificação é que, durante a preparação, você acaba se forçando a sair da sua zona de conforto, estudando aquelas partes que você não tem muita experiência, ou não deu muita atenção ao longo da sua trajetória.

Embora eu tenha experiência em otimização de custos de nuvem, eu possuía pouco contato com FinOps enquanto uma disciplina estruturada.

Por isso, resolvi colocar como objetivo obter a certificação FinOps Certified Practitioner.

Como funciona a certificação?

Você pode obter todas as informações no site da Linux Foundation. Mas, em resumo, é um exame com 50 questões de múltipla escolha, com duração máxima de 1 hora.

Nele, você será cobrado sobre um entendimento básico de FinOps e do FinOps Framework, da FinOps Foundation.

O exame te dá direito a 3 tentativas, e a certificação tem validade de 2 anos.

Importante notar que é uma certificação introdutória, então não é esperado que você saiba tudo nos mínimos detalhes.

Como se preparar?

A FinOps Foundation oferece um curso preparatório para a certificação, o FinOps Certified Practitioner (self-paced). Não é exatamente barato, custando USD 599, incluindo o curso e a certificação. Se não puder arcar, você pode tentar obter uma bolsa de estudos da FinOps Foundation, que cobre o valor integral. Importante notar que eles tem ajudado vários brasileiros, então não se acanhe.

Mas e aí, vale a pena?

Se você já possui um bom conhecimento de FinOps, ou tiver que pagar do seu próprio bolso, a minha opinião é que não vale. O certificado atesta um conhecimento bem introdutório, e pelo exame não ser supervisionado, é pouco provável que tenha muito valor no mercado de trabalho.

Agora, se você conseguiu uma bolsa, o esforço para obter a certificação é relativamente pequeno, e, mal ou bem, pode te colocar em contato com algumas partes que você nunca tenha explorado, então diria que vale a pena.

Futuramente, se forem divulgados dados a respeito do impacto da certificação na carreira das pessoas, talvez possamos ter algo mais conclusivo.

Se preferir obter o conhecimento, sem se preocupar com a certificação, invista seu tempo estudando o FinOps Framework, da FinOps Foundation, e acredito que terá uma boa noção dos fundamentos de FinOps. Para complementar seu conhecimento, recomendo a leitura do livro Cloud FinOps.

FinOps Framework by FinOps Foundation

Conclusão

A certificação FinOps Certified Practitioner da FinOps Foundation é bem introdutória, mas a preparação certamente agrega para quem não tem nenhum contato formal com FinOps. Obter a certificação não é uma tarefa muito árdua: faça o curso ou se debruce sobre a documentação, e você não terá problemas com a prova.

Quer publicar seu conteúdo no blog FinOps Brazil? Convidamos você para dividir sua experiência! Clique aqui e saiba como ajudar na missão de difundir a prática de FinOps. : )

--

--