Coisas que eu deveria ter sabido sobre FinOps

Perspectivas para iniciantes

Rafael Teixeira
FinOps Brazil
5 min readJun 8, 2023

--

Photo by Jukan Tateisi on Unsplash

FinOps é a disciplina focada em maximizar o valor da nuvem para o negócio. Embora não se restrinja a redução de custos, esse é o início mais comum da jornada. Com isso em mente, o objetivo desse post é compartilhar algumas perspectivas para quem está dando seus primeiro passos, mas não teve nenhum treinamento formal.

1) Você vai errar

Onde, não se sabe, mas é pouco provável que você não erre:

  • Talvez demore muito para fazer algum commitment;
  • Talvez faça commitments de forma precipitada;
  • Talvez seus relatórios não mostrem a visão que os times imaginam;
  • Talvez você desperdice tempo dos times de desenvolvimento com; algumas recomendações que não se aplicam;
  • Talvez suas previsões se mostrem completamente fora da realidade.

Aceite, aprenda e itere.

2) É muito fácil se iludir acreditando que está fazendo um bom trabalho

Quando você começar a trabalhar com FinOps, é normal se vangloriar com a economia que o time conseguiu trazer para a empresa. Afinal, na transição do “ninguém olhar para custos de maneira sistematizada” para “estamos começando a olhar para custos de maneira sistematizada”, é onde você obterá seus maiores ganhos. Nesse momento, em particular, é fácil pensar que todo time de FinOps é um bom time de FinOps, se encantando com o resultado da seguinte pergunta:

“Quanto vamos economizar no próximo ano com o resultado das ações realizadas?”

Mas um bom time de FinOps, também vai eventualmente focar em:

“Quanto desperdiçamos do momento que uma oportunidade foi identificada até o momento que uma ação foi tomada?”

Um excelente time de FinOps deve ir até mais longe, considerando o tempo que foi levado para identificar uma oportunidade:

“Quanto desperdiçamos do momento que a oportunidade surgiu até o momento que uma ação foi tomada?”

Essa visão traz dois grandes benefícios:

  1. Exige que o time esteja em constante aprendizado, entendendo como novas funcionalidades da nuvem e mudanças internas podem ser utilizadas na otimização de custos. Por exemplo, se o time de FinOps demora a implementar ou recomendar uma ação como a alteração do Storage Billing Model do BigQuery, ou a migração de volumes do EBS de gp2 para gp3, isso deveria ser visto como um problema, mesmo que eventualmente o time consiga realizar a economia.
  2. O time de FinOps passa a ter “skin in the game”, deixando de ter um papel apenas consultivo no processo de redução de custos.

Para não prejudicar a métrica quando um time de desenvolvimento estiver munido de um motivo claro para não endereçar uma oportunidade de redução de custos, basta criar um processo interno para excluir tais casos.

3) Grande parte das dificuldades de FinOps não são sobre FinOps

Segundo o FinOps Survey de 2023, o maior desafio para os praticantes de FinOps é convencer os engenheiros a agir. Esse também foi o maior desafio reportado em 2022. Esse desafio é um problema de negociação e persuasão, existente em qualquer área da sua companhia, e também na sua vida pessoal.

Além disso:

  • Aplicação consistente e abrangente de labels e tags é um problema de governança.
  • Garantir que que os valores das tags permaneçam atualizados é um problema de gestão de mudanças.
  • Unificação de reports das clouds e crawlear APIs são problemas de modelagem de dados e ETL.
  • Ponderar riscos de commitments são problemas que existem em qualquer contrato de média ou longa duração.

Muito do que você vai fazer não é completamente novo, e provavelmente existem pessoas na sua empresa que de alguma forma já trabalham com FinOps, em alguma medida. Reconheça os desafios em comum com outras áreas — principalmente Segurança da Informação, Governança, Procurement, e Dados — e tente unir forças.

4) Custo constante ao longo do tempo é um sinal de oportunidade

A natureza da cloud é variável. Se os custos de algum time/aplicação são constantes ao longo do dia, ou ao longo dos dias, vale a pena investigar a fundo e entender as oportunidades.

5) Você precisa de pessoas altamente técnicas no time

Cloud é um assunto extremamente complexo, e suas decisões financeiras podem impactar em outros métricas relevantes para os times de tecnologia, como disponibilidade, performance, entre outras coisas.

Para refinar as recomendações e conseguir conversar com os times de desenvolvimento, não há escapatória, você precisa de pessoas técnicas.

6) Você não vai virar o Airbnb no D-Zero

Se você tem interesse em FinOps, possivelmente já leu algum post sobre redução de custos no Airbnb, e pode ter ficado maravilhado com o fato de que, dentre todos os dashboards da empresa, o mais visualizado era o de custos em AWS. Embora isso possa ser o sonho de um time de FinOps, ter a companhia considerando custos como uma dimensão relevante, de maneira proativa, não espere que o mesmo ocorra na sua empresa.

Podem existir vários bloqueios no seu caminho:

  • O custo com nuvem pode não ser uma despesa expressiva na sua empresa.
  • Seus times podem não estar habituados a ver custos como uma dimensão relevante para aplicações e serviços.
  • Você pode estar em um empresa que não tem foco em tecnologia.
  • Sua empresa pode estar focada em crescimento, ao invés de rentabilidade.

Tenha em mente que FinOps é mais que uma disciplina técnica de finanças e tecnologia, é uma mudança cultural. Mudanças dessa magnitude não ocorrem do dia para a noite.

7) Citizen Developers apresentam desafios diferentes

“Citizen Developers” são profissionais que não são desenvolvedores, como um analista de marketing, que acabam desenvolvendo aplicações e subindo infraestrutura de nuvem para facilitar o seu trabalho.

Em geral, a atuação sobre as recomendações geradas pelo time de FinOps é responsabilidade dos times de desenvolvimento. Mas, se na sua empresa existem Citizen Developers, existe uma chance grande do seu time precisar meter a mão na massa e ajudá-los. Esses profissionais podem não saber agir sobre as recomendações ou não ter ideia de como avaliá-las. Nesses casos, você provavelmente terá que agir e se responsabilizar em parte pelos resultados, ou então simplesmente aceitar que talvez não haja atuação do time.

Recapitulando

Se você está iniciando sua jornada de FinOps, tenha em mente que:

  1. Você vai errar
  2. É muito fácil se iludir acreditando que está fazendo um bom trabalho
  3. Grande parte das dificuldades de FinOps não são sobre FinOps
  4. Custo constante ao longo do tempo é um sinal de oportunidade
  5. Você precisa de pessoas altamente técnicas no time
  6. Você não vai virar o Airbnb no D-Zero
  7. Citizen Developers apresentam desafios diferentes

E para você, que já iniciou sua jornada. Que lições aprendeu?

Quer publicar seu conteúdo no blog FinOps Brazil? Convidamos você para dividir sua experiência! Clique aqui e saiba como ajudar na missão de difundir a prática de FinOps. : )

--

--