FinOps e Well-Architected Frameworks

Diego Lopes
FinOps Brazil
Published in
4 min readApr 1, 2023

Com o aumento dos custos com Cloud, não é de se surpreender que FinOps é um dos temas que mais vem sendo comentado no ambiente de tecnologia

Segundo J. R. Storment, autor do livro Cloud FinOps:

"FinOps é uma disciplina de gerenciamento de nuvem que permite que as organizações obtenham o máximo valor comercial da nuvem, ajudando as equipes de tecnologia, finanças e negócios a colaborar em decisões de gastos baseadas em dados".

Fonte: https://www.awsgeek.com/The-5-Pillars-of-the-AWS-Well-Architected-Framework/

Para obter os resultados previstos na definição temos que falar sobre otimização dos serviços de nuvem com Well-Architected Frameworks.

Uma estrutura bem arquitetada (Well-Architected Frameworks) é um projeto que fornece princípios de design e práticas recomendadas para ajudar a criar otimização de nuvem em sua implementação desde o início.

Essas estruturas são diferentes para cada provedor, porque abordam sua estrutura de serviço específica, modelos de preços e recursos de automação.

Well-Architected Frameworks da AWS

A estrutura do AWS Well-Architected ajuda você a entender as práticas recomendadas de arquitetura para projetar e operar sistemas confiáveis, seguros, eficientes e econômicos na nuvem da Amazon. Ela fornece uma maneira de medir consistentemente a arquitetura em relação às melhores práticas e identificar áreas para melhoria.

O Well-Architected Framework da Amazon é construído sobre seis pilares:

  • Excelência operacional: capacidade de executar cargas de trabalho com eficiência, obter visibilidade sobre as operações e aprimorá-las continuamente para fornecer valor comercial, ao mesmo tempo em que oferece suporte ao desenvolvimento de alta velocidade.
  • Segurança: capacidade de aproveitar a tecnologia de nuvem para proteger dados, recursos e ativos confidenciais em execução na nuvem e criar uma forte postura de segurança.
  • Confiabilidade: capacidade das cargas de trabalho de executar sua função corretamente quando necessário, mesmo diante de eventos inesperados. Isso inclui a capacidade de operar e testar cada carga de trabalho de forma eficaz ao longo de seu ciclo de vida.
  • Eficiência de desempenho: capacidade de usar recursos baseados em nuvem com eficiência para atender aos requisitos de cada carga de trabalho e garantir que as cargas de trabalho forneçam o desempenho ideal dentro das restrições de recursos, mesmo com a evolução dos requisitos de tecnologia e negócios.
  • Otimização de custos: capacidade de executar sistemas com o menor custo possível e, ao mesmo tempo, entregar o valor comercial necessário.
  • Sustentabilidade: capacidade de reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência de uma implantação de nuvem para minimizar o impacto no meio ambiente.

Fonte: AWS Well-Architected Framework

Well-Architected Frameworks da Azure

O Azure Well-Architected Framework é um conjunto de princípios orientadores que você pode usar para melhorar a qualidade e a eficiência das cargas de trabalho em execução na Azure. Ele é composto por cinco pilares, destacados abaixo.

Fonte: https://learn.microsoft.com/pt-br/azure/architecture/framework/
  • Confiabilidade: capacidade das cargas de trabalho na nuvem se recuperarem de falhas e continuarem operando mesmo sob condições adversas.
  • Segurança: capacidade de proteger aplicativos e dados confidenciais contra ameaças, aproveitando os recursos e seguindo as práticas recomendadas de segurança.
  • Otimização de custos: capacidade de gerenciar custos para maximizar o valor gerado pelo investimento de uma organização na Azure.
  • Excelência operacional: capacidade de desenvolver processos eficientes e eficazes que mantêm os sistemas em nuvem em execução em produção. As implantações devem ser confiáveis e previsíveis.
  • Eficiência de desempenho: capacidade das cargas de trabalho de nuvem de se adaptarem às mudanças na carga, aproveitando os recursos de automação de nuvem da Azure.

Ao integrar esses pilares em sua implantação da Azure, você pode obter uma arquitetura de nuvem confiável, eficiente e econômica.

Fonte: Azure Well-Architected Framework

Well-Architected Frameworks da GCP

O Google Cloud Architecture Framework é organizado em seis pilares:

Fonte: https://cloud.google.com/architecture/framework
  • Design do sistema: descreve os produtos e recursos da Google Cloud que oferecem suporte ao projeto de sistema eficaz, definindo a arquitetura, os componentes, os módulos, as interfaces e os dados necessários para atender aos requisitos do sistema de nuvem.
  • Excelência operacional: descreve como implantar, operar, monitorar e gerenciar cargas de trabalho com eficiência na GCP.
  • Segurança, privacidade e conformidade: descreve como maximizar a segurança de dados e cargas de trabalho, projetar uma arquitetura de nuvem com a privacidade em mente e cumprir os requisitos e padrões regulatórios.
  • Confiabilidade: descreve como projetar e operar cargas de trabalho com escalabilidade elástica e alta resiliência a condições adversas.
  • Otimização de custos: descreve como maximizar o valor comercial do investimento na GCP.
  • Otimização de desempenho: descreve como projetar e ajustar recursos de nuvem para desempenho ideal.

Fonte: GCP Well-Architected Framework

Conclusão

Este é um post introdutório sobre o assunto de FinOps e Well-Architected Framework. O objetivo é compartilhar as principais fontes de referência para implementação de serviços em nuvem para os provedores mais comuns no mercado brasileiro. Em função da complexidade de implementação e peculiaridade em cada serviço e/ou arquitetura, no próximo post, falarei sobre os recursos disponíveis para cada um dos pilares do Well-Architected Framework e como acompanhar as métricas de sucesso.

Quer publicar seu conteúdo no blog FinOps Brazil? Convidamos você para dividir sua experiência! Clique aqui e saiba como ajudar na missão de difundir a prática de FinOps. : )

--

--

Diego Lopes
FinOps Brazil

Data Architect, soccer addict, bass player, big data lover