Promotoria vai questionar delator da Odebrecht sobre Blumenau

Ministério Público local pretende ouvir Paulo Welzel no inquérito sobre a concessão do esgoto

Por Eduardo Rocha e Evandro de Assis

Essa edição do Fio chegou antes a quem está inscrito na newsletter. Clique aqui e cadastre-se

O promotor da Moralidade Pública em Blumenau, Gustavo Mereles Ruiz Diaz, pretende ouvir Paulo Welzel, o ex-diretor da Odebrecht Ambiental para a região Sul convertido em delator da Operação Lava-Jato. Diaz conduz uma investigação local sobre o processo de concessão do tratamento de esgoto à companhia. Ele está debruçado sobre o assunto desde o governo Kleinübing.

Welzel poderia fornecer informações que ajudem a desvendar possíveis irregularidades já mapeadas no inquérito. Além disso, o delator pode ser a chave para descobrir quem são COSME E DAMIÃO, SÓCIO 1, SÓCIO, ZANGADO, MANQUINHO e 12 outros codinomes mencionados nas planilhas do departamento de propinas da empreiteira. Em abril, puxamos o fio dessa história com exclusividade.

Mereles enviará carta precatória à promotoria do Estado em que Welzel vive — a ver onde, porque um endereço do ex-executivo no Rio de Janeiro está nos autos da Operação Lava-Jato, mas a delação dele foi tomada em Pernambuco. Os promotores de lá fariam as perguntas que o Ministério Público daqui formularia.

Perguntas que a Câmara de Vereadores de Blumenau não está disposta a ajudar a responder. Terminou o prazo para Jovino Cardoso (PSD) recorrer do parecer jurídico interno que deu descarga na CPI do Esgoto. Só um novo requerimento assinado por cinco parlamentares ressuscita a comissão. Jovino disse ter procurado um escritório de advocacia para ajudá-lo na elaboração do documento. Mas ninguém aposta mais que ele terá apoio dos colegas.

Menos cobradores

A Câmara aprovou um novo projeto do Executivo que trata da necessidade ou não de cobradores nos ônibus do transporte coletivo. Com a mudança, não há exigência da presença dos profissionais no serviço Blufácil, nas linhas especiais e alimentadoras atendidas por micro-ônibus, além das linhas de baixa demanda. Neste último caso, é necessário o aval do sindicato.

Vacinação contra a gripe

Quase 96 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Blumenau até ontem. A meta é imunizar 109 mil blumenauenses dos grupos prioritários até amanhã. Matemática básica, ainda faltam 13 mil. Números do Santa mostram a importância da vacinação. São 11 mortes e 88 casos graves de gripe A só este ano em Santa Catarina.

Curtas

O projeto de reurbanização da Rua Curt Henring, no Centro, deve atender a toda a extensão da via, entre as ruas Padre Jacobs e Floriano Peixoto.

Os defensores da construção de um estádio municipal ganharam mais um motivo para comemorar na última terça-feira.

Os servidores públicos municipais não toparam proposta de reajuste da prefeitura.

Fim de semana

Tem mais frio e chuva nos próximos dias em Blumenau. O tempo até esquenta na sexta, mas uma nova frente fria liga o alerta para o RISCO DE TEMPORAL à noite. Temperatura entre 15 ºC e 25 ºC.

Hoje tem espetáculo infanto-juvenil de teatro na Furb, com peça inspirada na obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

A sexta é de rock pesado com a apresentação da banda Matanza no Ahoy.

Os pets voltam a ganhar espaço na Vila Germânica e no Parque Ramiro neste sábado e domingo.

Para quem curte um pedal, o domingo reserva o 1º Desafio Blumenau de Mountain Bike. O trânsito vai mudar, fique atento.

Depois de ganhar a primeira na Série D, Metrô joga sábado em Porto Alegre contra o São José. O BEC, que estreou goleando na Série C estadual, recebe o Imbituba, às 15h30 de domingo, no Sesi.

E ainda:

Começaram a aparecer imagens de ônibus sendo finalizados para rodar em Blumenau a partir de julho. Tem vídeo também.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.