unsplash.com/@providence

COMUNICAÇÃO AFETIVA, COMO ASSIM?

Marcela Vitória
FLAMINGOwtf
Published in
4 min readOct 27, 2016

--

É uma relação de identificação, onde o que a marca fala/faz/produz representa e engaja as pessoas que a seguem

Na FLAMINGOwtf, acreditamos que a comunicação é o caminho para estreitar relações com quem compra/ama sua marca. E que existem alternativas ao “compre esse produto”. A visão de que o marketing deve ser focado em venda já está ultrapassada. Claro que as marcas querem lucrar e receber pelo serviço que prestam, é por isso que são uma empresa, mas hoje o lucro e a venda são consequências da conversa.

Estamos na era do propósito maior e isso não é invenção de empresa de comunicação. É o entendimento de que marcas e empresas precisam deixar um legado, ter uma motivação maior do que de só fazer dinheiro. É o impacto que ela vai ter no meio que está inserida, a contribuição e a responsabilidade de não só existir. É se comprometer com a sociedade. Uma empresa que tem um propósito maior cria um caráter aspiracional e grandioso para si. Conecta corações e mentes de colaboradores internos, assim como do público externo. Alavanca o crescimento espontâneo de comunidades em torno do que se propõe a fazer, logo em torno dela mesma. Mas é preciso entregar, não pode ser uma proposta vazia.

PROPÓSITO MAIOR

Ter um propósito maior e abrir o canal de comunicação para a comunidade ao redor não é fórmula de sucesso, mas é um começo. Porque nunca as pessoas tiveram tanto acesso à informação, elas querem ser impactadas e se identificar com causas, expor ideias e conversar.

Não é mais sobre comprar A ou B, é sobre se identificar com os ideais de A e consumir por consequência.

Hoje, antes de decidir consumir, as pessoas pesquisam, querem saber mais sobre o produto, assistem resenhas, seguem blogs que demonstram e falam sobre o que elas querem comprar. Fornecer esses conteúdos é imprescindível, é falar sobre o que as pessoas querem saber. Entender esse comportamento e envolver as pessoas. Um dado do FGV para clarificar: a cada 10% de inclusão digital de uma pessoa ela fica 2% mais feliz — ou seja, só de estar perto de um computador ou uma ferramenta para se expressar, as pessoas ficam mais felizes, imagina quando a marca que elas idolatram abre um espaço para elas falarem o que querem e o que pensam!

Comunicação afetiva acontece quando a marca se empenha em criar ações e projetos que envolvam a comunidade de clientes e que façam eles se sentirem abraçados, pertencendo. É uma relação de identificação, onde o que a marca fala/faz/produz representa e engaja as pessoas que a seguem. A audiência pode ser gigante, mas o que importa mesmo é a parcela da comunidade que conversa com você e te diz o que quer.

AUDIÊNCIA VERSUS COMUNIDADE

Ter uma audiência não é o mesmo que ter uma comunidade. Os números são lindos em gráficos para mostrar para os gestores, mas o que importa mesmo é ter gente que interage com a sua marca, que quer conversar, que te fala o que gostou e o que não gostou, porque quando uma pessoa se dá o trabalho de reclamar é porque ela realmente quer ter uma relação com a sua marca.

Vai dizer, se você é destratado num lugar que você comprou só por conveniência você não vai reclamar, porque sabe que nunca mais vai voltar lá; mas se você comprou alguma coisa de uma marca que você admira e o produto não atendeu suas expectativas você vai reclamar, porque espera que o produto seja bom, você ama aquilo e não quer ir para a concorrência. Isso é relacionamento. Ter a atenção e interesse das pessoas a ponto de elas lutarem pela sua marca.

HUMANIZE SUA MARCA

O segredo para que a comunicação seja afetiva é descer do pedestal de corporação e se humanizar, se entender como alguém que faz e que está falando com gente que quer o que você faz. No fim das contas, uma empresa é feita de pessoas e só se entendendo não como algo, mas como alguém é que será possível conversar de igual para igual, passível de erro e reconhecimento, disposto a corrigir, considerar e melhorar sempre. É ouvir e atender, criar e ser fiel ao público que te considera relevante. É entregar aquela verdade do propósito maior.

Gostou desse conteúdo? Então recomenda no , que assim você ajuda ele ir mais longe nesse mundão da internet!

Estamos começando a colocar em palavras aquilo que criamos todo dia no estúdio, nem sempre é fácil explicar nossos projetos criativos, mas por aqui vamos tentando : )

Para ver o que andamos criando no estúdio, chega mais: Behance | Facebook | Instagram

--

--