App do Aluno Estácio

Flávio Freitas
flaviohcfreitas
Published in
4 min readApr 7, 2020

Objetivo

Transformar a primeira experiência do aluno no app em algo inesquecível e criar um app que ajuda os alunos no dia a dia.

Resultado esperado

Dobrar o número de alunos que baixaram e estão utilizando o aplicativo no dia a dia.

Papel

Designer de Produto, trabalhando em estreita colaboração com o cliente (Universidade Estácio), desenvolvedores, liderando a equipe de experiência do aluno. Trabalhei no processo de discovery, análise de dados, pesquisa, esboços, protótipos, testes de usabilidade, telas finais e redação.

Processo

Na primeira etapa do processo separamos um tempo para explorar as necessidades dos alunos e entender as principais dificuldades com o app atual, e com o primeiro contato com a universidade, depois separamos um tempo para ideação e validação das soluções, refinar o protótipo e priorizar o MVP.

Desafio

Nosso principal desafio além de fazer o projeto em um tempo hábil para lançar o produto para o próximo semestre era lidar com o sistema legado da universidade, criar novas e experiências mais modernas e um sistema legado.

Lidando com o login

Maior parte dos alunos não conseguiam fazer login no App devido a forma como foi construído por conta do sistema legado, o processo para o primeiro acesso era burocrático envolvia idas presencias e muitas senhas aleatórias geradas pelo sistema, vários encontros para pensar em uma solução técnica para a proposta de login desenhada para facilitar o primeiro acesso.

Primeiro Acesso

Após facilitar o primeiro acesso descobrimos as principais necessidade dos alunos na primeira experiência da universidade, organizar informações como disciplinas, detalhes da matéria, professor, local e horário. Além disso criar um canal para que os alunos tenham o primeiro contato com os alunos da disciplina.

Dia a dia do aluno

Com o primeiro contato do aluno projetado, precisávamos pensar o dia a dia do aluno e “como nós poderíamos facilitar o dia a dia do aluno”. Organizei um design sprint com as áreas que estão em contato com os alunos durante o semestre em andamento para pensar juntos na solução.

To delivery

Após a etapa de Discovery do MVP organizei uma cocriação para ajudar na priorização, trabalhamos em um blueprint, onde colocamos a jornada dos usuários (front stage) iteragindo com os serviços da aplicação(back stage) para identificar os serviços que precisavam ser feitos ou modificados para entender o esforço técnico e ajudar na matriz de priorização.

Resultado

Em apenas 3 meses conseguimos lançar a primeira versão do app, conseguimos bons comentários dos alunos sobre os principais problemas que nos propomos a resolver e conseguimos o melhor resultado que focamos para essa versão ter o maior número de alunos logado no app, até para conseguir mensurar correções e entender próximas versões.

Aumento de 60% no download e adesão do aplicativo, aumento de 40% na retenção e uso do app pelos alunos.

--

--