A trilha sonora de Ratatouille

Andrea Wirkus
flip-e
Published in
2 min readNov 28, 2016

A não ser que os pais fomentem uma cultura desse tipo em casa, as crianças que nasceram nos últimos 15 anos não têm muito contato com desenhos 2D e, sobretudo, com os clássicos da Disney. Estas crianças desconhecem o frenesi de finalmente trazer para casa um exemplar em VHS de filmes como A Bela e a Fera, O Rei Leão, O Ratinho Detetive, A Pequena Sereia, Aladdin, etc.. Desconhecem também a alegria de ver o castelinho da Disney revelar-se gradativamente sobre a tela azul, indicando o início do desenho após uma série de trailers.

A minha geração viu este logo passar por uma série de transformações…
… até chegar nessa belezinha aqui.

Para além disso tudo, não sabem o que é chegar na escola tendo decorado as várias canções do último desenho lançado. A não ser por Frozen, cuja música tema até eu decorei (sem ter gostado do filme), ultimamente as animações não se destacam por esse preciosismo. As trilhas sonoras delas não diferem em nada das trilhas de quaisquer outros filmes — por melhores que sejam.

Então aparece Ratatouille, animação da Pixar lançada em 2007, e cujo enredo volve a trajetória de Remy, um ratinho com um dom extraordinário para a culinária. Durante um incidente, este “mini-chef” se perde da família e vai parar na cozinha do restaurante do grande chef Auguste Gusteau, no centro de Paris. Com a ajuda (e as mãos) de Alfredo Linguini, um jovem terrivelmente desastrado, Remy agrada a clientela e alça o restaurante do falecido Gusteau à antiga fama.

E as músicas que permeiam o filme são simplesmente graciosíssimas. Instrumentais, intercalando arranjos clássicos e outros ritmos ágeis, são compostas com base nos movimentos e na visão de mundo do ratinho cozinheiro. Como que pensadas especificamente para cada cena, as músicas constituem a cereja do bolo nas evocações sensoriais que o filme busca promover. Pratos deliciosos e cores vibrantes, aliados a trilhas precisas conferem paixão — e fome — à história.

Só por isso, Ratatouille, pra mim, já é um feito virtuoso em termos de criatividade. :)

Cena em que Remy salva uma sopa da completa ruína no restaurante de Gusteau. Apreciem.

Ficha técnica

Ratatouille — 2007
Pixar
Avaliação: *****

Lembrando que:
***** ótimo, assistam!
**** bom. assistam e tirem suas próprias conclusões!
*** ok.
** ruim, não recomendamos.
* aff, passem longe.

--

--

Andrea Wirkus
flip-e
Editor for

do tipo inquieto, um pouco infantil, compreensivelmente irascível.