Afinal, o que são tanques de flutuação

Matheus dos Santos
Aug 9, 2017 · 3 min read

Este é meu primeiro post dessa revista que criei minutos antes de sair do Brasil para contar sobre as descobertas dessa viagem. Fique comigo, prometo que será interessante.

Um pouco de contexto…

Me chamo Matheus, moro em Curitiba e há pouco mais de um ano me encantei com um conceito em uma viajada pela internet: o conceito de câmaras de flutuação, ou tanques de flutuação, ou um nome um pouco mais antigo, que particularmente não gosto muito, câmaras de privação sensorial.

O conceito é simples: um ambiente que tenta reduzir os nossos estímulos sensoriais a quase zero. Audição, visão, olfato, tato, etc. Por que fazer isso? Eu faço um pergunta um pouco diferente. Por que não fazer isso?

O mundo seguue um caminho sem voltas. Geramos e consumimos cada vez mais informação, em uma velocidade frenética. Isso é o que os especialistas chamam de ultraconectividade. E se de repente fôssemos num caminho contrário? E se a solução para nossas crises de ansiedade, depressão, insônia, estivesse em nos DESconectar?

O que é um tanque de flutuação?

Um tanque de flutuação pode variar muito em formatos. Eles podems ser do tamanho de pequenos quartos até o tamanho de uma banheira. Esse espaço é fechado, isolado acusticamente e uma vez que a porta é fechada, é imposssível enxergar um palmo na sua frente. Dentro desse tanque, há por volta de 25cm de profundidade de uma solução de água com Sal Epsom. O sal Epsom é usado por ter uma alto grau de solubilidade, e portanto é possível dissolver uma grande quantidade desse sal. A água torna-se tão densa que uma vez deitado, seu corpo bóia facilmente. Muito mais até do que no mar. A temperatura da água é cuidadosamente regulada para 36,5. Esta é, em geral, a temperatura da nossa pela. Isso faz com que não haja troca de calor entre nossa pele e o ambiente, e por isso, a redução da sensação do tato.

A coisa mais dificil é o isolamento acústico. É impossível cortar por completo as vibrações nesse ambiente. No entanto, a pessoa antes de entrar no tanque, coloca protetores auriculares para reduzir ao máximo a captação de sons externos.

O tanque é ligado em um sistema de filtragem da água e oxigênio é bombeado constantemente para garantir o máximo conforto para a pessoa durante a sessão de flutuação. Além disso, o tanque conta com luzes e caixa de som debaixo d´água que ajudam no processo de relaxamento.

O que é uma Sessão de flutuação?

As pessoas me perguntam: tá, e o que faz durante uma sessão de flutuação. E eu respondo: Nada. Você não faz absolutamente nada. Não tem segredo. Você deita, relaxa e não faz nada durante uma hora.

É estranho né? Isso porque vivemos numa cultura de fazeção. Gotta get busy. Estamos sempre ocupados, sempre na correria, sempre na loucura. É assim que respondemos, quando as pessoas nos perguntam se estamos bem, não é? Por algum protocolo da nossa sociedade moderna, precisamos mostrar que estamos bastante ocupados. Por isso, o estranhamento quando te digo que você entra nesse espaço confortável, e não faz nada.

Uma vez dentro do tanque, sua mente é isolada de todas as sensações do seu dia-a-dia, das quais você nunca ficou longe.

Uma sessão de flutuação é geralmente entre 60 e 75 minutos. Alguns lugares, você pode fazer superfloats de 3 horas ou até mais. Para um iniciante, é sempre bom começar por 1 hora.

Um catalisador de relaxamento.

Você já tentou meditar? Se você já tentou, sabe que é uma das coisas mais difíceis de fazer. As distrações aparecem. Ruídos do quarto ao lado, cheiro de comida vindo da cozinha, a conta que vence hoje, o desconforto no pescoço, o aviso de mensagem no celular. Viu? A nossa mente corre desesperadamente.

O tanque de flutuação é um ambiente que permite “escapar”, ou afastar-se, de qualquer estímulo sensorial que possa distrair. O tanque, para quem pratica meditação ou qualquer técnica de mindfulness, pode ajudar muito, porque acelera o processo de relaxamento e rapidamente te coloca em um estado de introspecção e foco.

Próximos capítulos…

Gostou do conceito? Que bom! Espero que você continue acompanhando as descobertas no mundo da flutuação. Em um próximo post, vou contar um pouco sobre a primeira parte da minha viagem por San Francisco e como foi minha primeira experiencia em um float spa, aqui nos Estados Unidos.

Abraços

float session

Quer descobrir o que é flutuação e seus benefícios? Vamos juntos nessa jornada para aprender sobre essa prática que está ganhando adeptos no mundo. Há 1 ano sou um apaixonado pelo assunto e agora, criei esse espaço para compartilhar o que venho descobrindo com vocês.

    Matheus dos Santos

    Written by

    float session

    Quer descobrir o que é flutuação e seus benefícios? Vamos juntos nessa jornada para aprender sobre essa prática que está ganhando adeptos no mundo. Há 1 ano sou um apaixonado pelo assunto e agora, criei esse espaço para compartilhar o que venho descobrindo com vocês.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade