O lado Flutter da força

Junior Lisboa
Flutter — Comunidade BR
3 min readNov 26, 2019

Se você está aqui, provavelmente estuda/trabalha ou pelo menos ouviu falar de Flutter alguma vez na vida, pois bem, hoje eu quero dar a minha perspectiva sobre esse projeto, e sua capacidade de auxiliar empresas de tecnologia na disputa cada vez mais acirrada por espaço no mercado.

Flutter é um SDK criado pela Google e lançado em 2017, facilitando o desenvolvimento de aplicativos multiplataformas.

OK, entendo que essa descrição faz muitos desenvolvedores mobile ficarem em dúvida quando se trata de escalabilidade e suporte, pois quando se fala de produto nas mãos dos clientes, sempre queremos a melhor performance e fluidez. Por isso vamos destrinchar essas dúvidas e entender quais dores essa tecnologia resolve.

Com grandes poderes…

Remember…

Começando pela dor da escalabilidade, temos sempre uma insegurança quando se trata de colocar um aplicativo IOS/Android feito com um único código fonte nas mãos de milhares de clientes/usuários. Mesmo com grandes exemplos de sucesso, muitas vezes ainda sentimos que um aplicativo desenvolvido nativamente possui maior qualidade e fluidez na usabilidade.

E é aí que vem a surpresa, uma das qualidades mais perceptíveis em aplicativos desenvolvidos em flutter é a fluidez, ele garante uma renderização de 60fps, aliado a um mundo de possibilidades para animações, e uma versatilidade de componentização utilizando os Widgets, realmente atende projetos independentemente do tamanho. Aqui tem alguns cases.

Se você quiser entender melhor como funciona o fluxo de renderização, eu recomendo esse vídeo do GoogleTechTalks. Abaixo tem uma demonstração visual de como o Flutter funciona:

Um dos pontos interessantes de se observar é a possibilidade de incluir elementos nativos de maneira rápida, os Platform Channels estão incluídos na arquitetura do Flutter para exercer essa função.

Correr… mas sem tropeçar!

Quando eu citei a disputa de mercado existente no cotidiano das empresas de tecnologia, eu não estava brincando. Hoje em dia o timing para desenvolver uma funcionalidade ou subir uma correção de um problema no seu aplicativo pode custar muitos clientes.

É aí que entra um dos pilares descritos no próprio site do Flutter (Fast Development).

Além de ter uma curva de aprendizado relativamente pequena para quem ja desenvolve em Java, Swift, ObjectiveC, Javascript entre outra, o Dart (linguagem de programação utilizada para desenvolver App's em Flutter) combinado a uma boa estrutura de pastas e organização do projeto, pode te possibilitar uma velocidade expressiva na publicação de novos aplicativos ou novas versões, com qualidade é claro.

Show, então… por onde eu começo?

Uma das coisas mais incríveis que vi quando comecei a desenvolver em Flutter é a quantidade de conteúdo produzido pela própria Google, obviamente a comunidade também está cada dia mais expressiva e também criando conteúdo o tempo todo, mas se tem algo que eu indicaria, além claro, dessa bela documentação, é o curso da Udacity, lecionado pelos próprios integrantes da equipe do Flutter na Google, e disponibilizado gratuitamente! Esse é o Link.

Existem também pessoas como a Pooja Bhaumik, que produzem conteúdos excelentes.

Por fim!

Pretendo começar uma jornada no Medium de artigos com meus conhecimentos em Flutter, falando mais tecnicamente sobre as funcionalidades, widgets, BLoC, Flutter+ GraphQL e algumas outras coisas, assim como também minhas experiências no desenvolvimento do dia a dia para um banco digital brasileiro e meus projetos pessoais, espero que gostem!

Vamos ampliar a conversa, deixe um comentário e mostre para um amigo que conhece o Flutter ou ainda não :D

--

--

Junior Lisboa
Flutter — Comunidade BR

A @Flutter developer, coding the future and the digital financial marketing on Brazil. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/juniorlisboa/