Estamos On — A nossa contribuição

Flutter Portugal
Flutter Portugal
Published in
6 min readApr 2, 2020

Vivemos momentos únicos. Para a maioria das gerações trata-se da primeira grande pandemia que enfrentamos. Para o bem de todos, somos instados a manter distanciamento social. Mas, hoje mais que nunca, temos que ser resilientes e criativos, ser solidários e mantermo-nos unidos ainda que à distância. Necessitamos acima de tudo de nos manter informados, compreender onde estão as perguntas e respostas, que medidas estão a ser tomadas para fazer face à pandemia e aos enormes desafios que esta luta despoleta.

Assim, com o intuito de compilar toda esta informação (já publicada no website criado pela VOST) num só canal acessível em poucos segundos e com um reduzido número de cliques, nasceu a aplicação “Estamos On”, já disponível para download na Play Store da Google e na App Store da Apple.

Esta App é uma realidade devido ao trabalho voluntário da Flutter Portugal e da VOST Portugal. Para quem se pergunta o que são ou o que fazem estas comunidades ou grupos, vamos de seguida conhecê-los um pouco melhor.

A Flutter Portugal é uma das comunidades oficiais que partilha conhecimento e promove a tecnologia Flutter da Google que se destina a criar aplicações para mobile, web e desktop. A comunidade é composta por voluntários de todo o território continental e insular. Esta organiza eventos, tais como, conferências e workshops, de maior ou menor dimensão, tendo em conta o objetivo e público a que se destinam.

VOST é o acrónimo para Virtual Operations Support Team, que em Portugal se assume como Voluntários Digitais em Situações de Emergência, isto é, pessoas comprometidas a prestar informação e a tornar a população mais esclarecida, informada, preparada e protegida. Desde 16 de Outubro de 2019, constitui-se formalmente como associação de proteção civil denominada de VOST Portugal — Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência.

Ambas partilham os mesmos valores, ou seja, tudo o que é produzido na comunidade é feito em open source, ou seja, o código é aberto, o que permite ser consultado por qualquer pessoa.

Como sabemos, os primeiros casos de Covid-19 surgiram em Portugal no início de março. A sua propagação inequívoca levou à declaração de estado de emergência, através do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março. De forma a tornar a informação mais transparente e acessível, o Governo de Portugal lançou um apelo para a necessidade de construir um portal que agregasse toda a informação. Este foi construído pela VOST Portugal, que por sua vez solicitou a ajuda da Flutter Portugal para que a aplicação pudesse ser criada.

Contudo, com um dos canais de comunicação já desenvolvidos sob a forma de um website, poderá colocar-se a questão: haverá a necessidade de se criar uma aplicação?

Colocando de parte a escolha pessoal de cada pessoa (o facto de gostarem mais de aceder a um website ou usar uma aplicação), uma aplicação dá-nos um meio de comunicação rápido com todos os utilizadores sob a forma de Notificações. Assim que haja uma actualização no estado de emergência, medidas novas por parte do Estado ou que saiam os números dos novos casos por dia, a Notificação consegue rapidamente transmitir a informação a todos os utilizadores, sem que estes tenham de ir novamente ao website. Em futuras actualizações, também se pode colocar novas funcionalidades, como a de cache local para que mesmo em offline toda a informação seja facilmente acessível.

Evolução do projecto Estamos On

Dizer que o projecto tinha um prazo de entrega curto não iria fazer justiça à urgência da situação, por isso seria fundamental escolher uma tecnologia que nos permitisse entregar uma aplicação robusta no menor espaço de tempo possível. Sendo que apenas tínhamos 5 elementos inicialmente, criar duas aplicações nativas estava fora de questão, por isso adotamos Flutter. Para a equipa Flutter Portugal a escolha foi fácil, por vários motivos:

  • Flutter permite que com uma base de código sejam criadas 2 aplicações — para Android e para iOS, reduzindo para metade o tempo de execução do projecto;
  • Cada um de nós já tinha comprovado a robustez da tecnologia, com projectos pessoais ou pelo facto de ser a tecnologia que utilizamos no dia a dia no trabalho;
  • Todos somos apaixonados pela tecnologia, e com bastante frequência usamos o nosso Discord para discutir ideias e tirar dúvidas uns com os outros;
  • A nossa equipa já tinha trabalhado em conjunto para o projecto Fogos.pt, no qual foi reescrita a aplicação nativa em Flutter, por isso não só já tínhamos comprovado que conseguimos entregar um projecto como equipa, como também comprovamos que Flutter era uma óptima escolha para este tipo de projecto.

Com a conclusão deste projecto, ficam muitas lições aprendidas que gostaríamos aqui de partilhar:

  • A urgência e escala deste projecto requereu uma comunicação rápida e eficiente, pelo que optamos por utilizar o nosso servidor Discord para o mesmo. Dividimos a comunicação em dois canais. O primeiro canal, de voz e áudio, servia para discutirmos rapidamente todas as questões do projecto e pedirmos ajuda a outros membros da equipa. O segundo canal tinha apenas anúncios importantes — novas funcionalidades, ponto da situação, o que tínhamos para fazer e novas informações do canal da VOST.
  • Foi fulcral que todos os membros da equipa já se conhecessem e tivessem trabalhado juntos. Isto fez com que facilmente se tivesse dividido as tarefas de modo a que aproveitássemos sempre os pontos fortes de cada um — comunicação com outras entidades, design, preparação de uma plataforma de testes e distribuição ou organização e gestão do projecto.
  • O facto de termos um contacto directo com o designer Francisco Frutuoso e de este nos ter disponibilizado o projecto em Zeplin, facilitou e agilizou a criação de todos os ecrãs.
  • O mais importante, foi que havia um grande respeito mútuo por todos os elementos da equipa. Isto fez com que ouvíssemos e discutíssemos opiniões, mesmo que estas fossem contra o que estaríamos habituados. Juntos crescemos, aprendemos e preparamo-nos para futuros projectos.

A vontade de ajudar outros nesta altura de crise e a vontade de querermos novamente trabalhar juntos foi o que juntou esta equipa. São oportunidades como estas que nos enchem de experiência que iremos aplicar no nosso emprego e na nossa vida em geral. Tal como aconteceu connosco, temos a maior certeza que isto poderá ser replicado por outras equipas de programadores e designers pelo mundo fora, desde que haja uma base de respeito mútuo e um objectivo comum.

A equipa Flutter Portugal

Por fim, deixamos uma mensagem para as Organizações Sem Fins Lucrativos e órgãos do Governo:

A equipa Flutter Portugal está aqui, mais unida que nunca.

Desafiem-nos.

--

--