Flutter — Primeiras publicações

Esta obra é dedicada a todos que querem iniciar no desenvolvimento de aplicativos usando a framework Flutter e a linguagem Dart.

Criando grupos de testes na Google Play Store

--

Liberar versões de teste ou mesmo privadas de um aplicativo é possível e aconselhável. Use a Google Play Store para liberar versões para testes internos ou mesmo para um grupo seleto de usuários.

Com isso você poderá restringir a audiência de forma definitiva ou apenas no intuito de obter um retorno (feedback) que se faz necessário para melhorias no aplicativo antes do seu lançamento em definitivo.

Uma boa dica é que antes de iniciar um teste mais formal você efetue a distribuição para os demais membros de seu time de desenvolvimento por meio da ferramenta Compartilhamento interno de apps.

Isso permite que mesmo os desenvolvedores que não tenham acesso à conta da Google Play Store possam testar e dar seu feedback diretamente. Sem influenciar na versão já em produção ou disponível para os usuários em geral por meio da Google Play Store.

A aplicabilidade

Ao testar um aplicativo surge a oportunidade de correção de erros ou problemas técnicos. Se obtém uma análise da real experiência dos usuários evitando impactos na sua distribuição oficial.

Cria-se assim a possibilidade de sempre oferecer a melhor versão para o público final. E lembre-se que a análise e feedback do grupo de testes em nada afeta a classificação final do seu aplicativo publicamente.

Melhores práticas

É aconselhado pela própria equipe da Google Play Store que se proceda da seguinte forma:

· Verifique se os usuários podem participar dos testes. Os testadores precisam ter uma Conta do Google ou do G-Suite para participar de testes.

· Faça testes internos. Use a faixa de teste interno para enviar seu app a até cem testadores internos em segundos. Faça um teste interno antes de liberar o app para as faixas fechada ou aberta. Se necessário, é possível fazer testes internos ao mesmo tempo que testes fechados e abertos para versões diferentes do seu app.

· Escolha o tipo de teste externo apropriado. Os grupos de teste fechado são pequenos e testam as versões experimentais menos estáveis do app. Execute testes abertos com grupos maiores para testar versões estáveis que estejam próximas do lançamento.

· Execute testes fechados para receber comentário segmentado do usuário. Se você quiser fazer um teste com um grupo menor ou usuários específicos, faça um teste fechado usando endereços de e-mail individuais ou Grupos do Google. Também é possível convidar usuários pré-registrados selecionados para participar dos testes.

· Dimensionar seus testes. Qualquer usuário pode participar de um teste aberto com somente um clique no link. Isso significa que é possível aumentar o número de usuários alcançados. Também é possível definir um limite para o número de usuários que podem participar.

· Verifique o código da versão do Android App Bundle. Para disponibilizar aos testadores um app nas faixas de teste interno, fechada ou aberta, é necessário ter um código de versão mais alto que a versão de produção.

· Forneça um canal para os testadores enviarem comentários. Em testes fechados, ofereça a opção de enviar feedback por e-mail, por um site, em um fórum de mensagens ou por outro mecanismo adequado.

· Verifique se o app está pronto para ficar visível na Play Store antes de fazer um teste aberto. Os usuários participam de testes abertos nos Detalhes do app na Play Store. Isso significa que qualquer pessoa pode encontrar seu app, que será exibido nos resultados da pesquisa do Google Play. Portanto, a apresentação dos Detalhes do app deve estar o mais completa e finalizada possível.

· Planeje cuidadosamente as alterações na página Preço e distribuição do app. As alterações feitas aqui afetarão as versões de produção atuais e futuras do app, além dos testes fechados e abertos.

· Faça testes simultâneos no mesmo app. É possível fazer um teste interno, vários testes fechados e um teste aberto no app ao mesmo tempo. Lembre-se das regras de código de versão ao usar faixas diferentes.

· Use o relatório de pré-lançamento para detectar problemas. Ative o relatório de pré-lançamento para ver os problemas encontrados nas faixas de teste padrão fechada e aberta durante o uso em dispositivos reais com o Firebase Test Lab.

Configurando testes abertos e fechados

Com o Play Console, você pode testar seu app em grupos específicos ou fazer um teste aberto com os usuários do Google Play.

Primeiros passos

Vale a pena ressaltar e recapitular estes dados:

· Requisitos de e-mail: os usuários precisam ter uma Conta do Google (@gmail.com) ou do G-Suite para participar de testes.

· Alterações nos preços e na distribuição: se você fizer alterações na página Preços e distribuição do seu app, isso afetará as versões atual e futura dele em todas as faixas.

· Observação sobre testes internos: há algumas exceções relacionadas ao pagamento e à distribuição por país. Para mais detalhes, consulte a seção que ensina como configurar um teste interno.

· Versão:

o É recomendado fazer um teste antes de enviar o app para produção.

o Depois de publicar um teste aberto, fechado ou interno pela primeira vez, pode levar algumas horas para que o link de teste seja disponibilizado para os testadores. Se você publicar outras alterações, a disponibilização delas para os testadores poderá levar mais algumas horas.

· Adicionar organizações a um teste

o Para incluir testadores associados a uma organização que usa o Google Play gerenciado, acesse a página Preços e distribuição do app e marque a caixa de seleção ao lado da opção “Ativar recursos avançados do Google Play gerenciado”.

o Caso seu app seja privado, também será preciso adicionar a organização associada ao teste à lista de destino.

· Resenhas: os testadores não podem enviar resenhas públicas.

· Apps pagos: quando você usar um teste aberto ou fechado para um app pago, os testadores ainda precisarão comprá-lo. Se você usar um teste interno para um app pago, os testadores poderão instalar o app gratuitamente.

Diferenciação entre teste aberto e fechado

No teste interno o app é distribuído rapidamente para testes internos e verificações de garantia de qualidade.

Quando se fala em teste fechado é na criação de uma versão fechada para testar as versões de pré-lançamento do seu app com um conjunto maior de testadores.

Tão logo concluído os testes com um grupo menor de funcionários ou usuários de confiança, você pode expandir seu teste para uma versão aberta.

Na sua página Versões de apps, uma faixa Alfa estará disponível como teste fechado inicial. Se necessário, você também pode criar e nomear outras faixas fechadas.

Caso seu objetivo seja a realização de testes em um app que você já publicou, somente os usuários do grupo de teste receberão uma atualização para sua versão fechada.

No teste aberto é criada uma versão aberta para realizar um teste com um grupo grande e exibir a versão de teste do seu app no Google Play.

Se você realizar um teste aberto, qualquer pessoa poderá participar do seu programa de testes e enviar comentários privados para você.

Verifique se o app e os detalhes dele estão prontos para publicação no Google Play antes de escolher essa opção.

Mas atenção não é mais possível criar testes Alfa abertos ou Beta fechados.

Você manterá o acesso a qualquer teste Alfa aberto ou Beta fechado que já esteja em andamento.

Para encerrar um teste basta efetuar o login na Console Google Play e em Gerenciamento da Versão ir em Versões do app.

Ao lado do teste que deseja encerrar selecione Gerenciar.

Expanda o cartão “Gerenciar testadores”.

Ao terminar um teste, os testadores não receberão atualizações, mas o app permanecerá instalado no dispositivo.

Para remover uma faixa de teste fechado que você criou, selecione Desativar faixa. É possível acessar as faixas desativadas na página Versões de apps na seção “Faixas fechadas”.

Para encerrar um teste aberto, interno ou um Alfa fechado, selecione “Remover testadores”.

Bons testes.

--

--

Flutter — Primeiras publicações
Flutter — Primeiras publicações

Published in Flutter — Primeiras publicações

Esta obra é dedicada a todos que querem iniciar no desenvolvimento de aplicativos usando a framework Flutter e a linguagem Dart.

Giuliano Jordão
Giuliano Jordão

Written by Giuliano Jordão

C-level executive. Systems analyst, senior full stack developer, consultant, master’s degree in parallel computing and data science and computer graphics.

No responses yet