Flutter — Primeiras publicações

Esta obra é dedicada a todos que querem iniciar no desenvolvimento de aplicativos usando a framework Flutter e a linguagem Dart.

Desmistificando a Google Play Store

--

Desenvolver e distribuir um aplicativo é sempre uma experiência exaustiva e envolve todo um conjunto de conhecimentos e perfis de profissionais.

Uma verdadeira corrida contra o tempo que deve ser efetuada por uma equipe interdisciplinar.

O pior já passou e já desenvolveu o que era apenas um projeto, efetuou o levantamento das funcionalidades e requisitos, verificou a viabilidade técnica, reuniu seu time e todos puseram a mão na massa. E você já tem a sua primeira versão do seu produto digital.

Com este passo vencido, antes de se enveredar nas campanhas de promoção e marketing este produto tem que estar pronto para ser adquirido.

Para tanto temos duas grandes lojas de aplicativos a Google Play Store e a Apple App Store. Neste módulo trataremos do primeiro caso.

Esteja preparado pois apesar de simples existem passos de cadastro e adequação que precisam ser feitos. E muitos se assustam frente ao volume de burocracia.

Mas este processo é mais do que necessário e inevitável.

Publicar na Google Play Store

Sem dúvidas a Google Play Store é hoje a forma mais usada para downloads de aplicativos no Brasil. Um pequeno comparativo aponta que o universo de usuários Android está na casa de 60% enquanto os de Apple IOS na casa dos 40%.

Distribuir seu aplicativo no Google Play é essencial para ter uma presença consistente entre usuários brasileiros. Quanto mais rápido seu produto ou serviço estiver em contato com o público, mais cedo você receberá feedbacks reais, que vão ser decisivos para o sucesso do seu app a médio e longo prazo.

Mas não se preocupe o próximo capítulo trata de como você poderá publicar seu app na Apple App Store.

Cadastrar um novo aplicativo na Google Play é um processo acessível e rápido. Veja como publicar seu app na loja da Google, com base na experiência no cadastro e lançamento de aplicativos desenvolvidos para alguns clientes. Vamos começar!

Sua conta no Google Play Console

Antes de tudo se faz necessário criar uma conta de desenvolvedor do Google que, no momento de escrita deste módulo estava na casa dos US$ 25,00 (vinte e cinco dólares norte-americanos) como taxa de registro. Este processo pode ser feito por qualquer pessoa e não somente por desenvolvedores e empresas.

Caso tenha dúvidas em como criar a sua conta de desenvolvedor leia o capítulo “Criando minha conte de Desenvolvedor no Google Play Console”

O Google Play Console disponibiliza todas as ferramentas e requisitos necessários para que a publicação do seu app esteja de acordo com os critérios de qualidade necessários e exigidos pela plataforma.

Faça login com uma a conta Google, a sugestão, caso seja uma empresa que tenha uma conta corporativa para isso.

Os passos seguintes são a leitura e aceitação do “contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play” e ao aceitar deverá pagar a sua taxa de registro.

Tenha em mãos um cartão de crédito internacional, e certifique-se de ver a cobertura do serviço de distribuição e da conta de comerciante; aqui no Brasil, hoje, não existem restrições para os serviços do Google mas em cada país temos regras e casos diferentes.

Vincule as contas de desenvolvedor e de comerciante

Se seu aplicativo será comercializado pela loja e não um produto gratuito ou se ele permite transações internas (in-app) e algum tipo de assinatura — modelos premium e freemium de aplicativos, será necessário configurar uma conta de comerciante da Google Wallet com o Play Console.

Lembre-se de verificar as regiões com suporte à distribuição e transações da Google Play Store, bem como as taxas e impostos aplicados em cada país.

1. Comecemos pelo básico, faça login no seu console do desenvolvedor Google Play;

2. Clique na guia Relatórios financeiros na barra de navegação esquerda;

3. Selecione Configurar uma conta do comerciante agora;

Atenção: Nesse ponto não tem como voltar atrás. O vínculo efetuado para estas contas se torna definitivo. E caso cometa algum erro a única forma de repará-lo é criar uma conta (nova), pagando a taxa de registro do Google Console novamente.

Com este procedimento concluído já será possível determinar e definir um preço para seus Apps no Google Play Store. O Google dá suporte total à moeda brasileira e está totalmente adequado as políticas de impostos do Brasil.

É possível configurar, verificar e ajustar as taxas e alíquotas de impostos na sessão Imposto sobre venda no seu perfil de pagamentos.

Detalhes do app

Cadastros iniciais necessários feitos chegamos na fase de cadastro de informações do seu aplicativo.

Esta etapa deve primar pela qualidade da informação e ser o mais completa e direta o possível — estas são as informações que aparecerão na loja quando visitada pelo público verdadeiro.

Descreva as funcionalidades e torne seu produto mais atrativo, aumentando as chances de download. Os textos para o título, descrições e categorização tem um papel extremamente essenciais para o sucesso de retorno às buscas efetuadas na loja (SEO para app Store).

· Detalhes do produto — Campo de Título (até 50 caracteres), Descrição Curta (até 80 caracteres) e Descrição Completa. Use palavras-chave relevantes, que estejam de acordo com as features oferecidas; evite texto promocional e spam.

· Recursos gráficos — Imagens (screenshots — capturas de tela), vídeos e ícone. Devem trazer exemplos de uso de funcionalidades principais. Atenção na resolução dos arquivos enviados; veja outras diretrizes para envio de mídia.

· Idioma e traduções — para aplicativos multi-idiomas, cadastre as línguas oferecidas como um detalhe que será exibido na ficha do app na loja. Caso não existam traduções feitas sob medida, é possível fazê-lo de forma automática com serviços do Google.

· Categorização — tipo e categoria de seu aplicativo. Selecione o mais adequado em uma lista pré-definida.

· Detalhes de contato — E-mail (obrigatório), endereço do site, número de telefone e qualquer outro meio para oferecer suporte aos usuários.

· Política de privacidade — seu app provavelmente faz uso de informação sensível e particular dos usuários — seja por uma funcionalidade nativa ou integração de terceiros. A política de privacidade e uso deve mostrar como esses dados são coletados e monitorados.

Preenchidas as informações de seu aplicativo pressione Salvar Rascunho e avance. Seu app já pode ser considerado criado. Será possível alterar ou preencher demais informações mais tarde.

Envio da primeira versão do aplicativo (artefato)

Depois de todo o processo de cadastro efetuado chegou o momento de envio do seu artefato, na realidade o seu aplicativo propriamente dito.

O Console Google Play espera que seja enviado um arquivo em formato aab (Application Bundle) ou apk (Application package).

Na atual versão está sendo limitado para o envio de aab (Application Bundle) que já foi explicado anteriormente.

Certifique-se que seu artefato esteja devidamente assinado conforme explicado anteriormente.

Deve ser criado o tipo de versão em Gerenciamento de versão.

Escolha o tipo de release desejado que pode ser teste interno, teste fechado, teste aberto ou versão de produção.

Sendo a última a versão que estará disponível para o usuário final e por isso deve estar testada e livre de bugs e erros.

Selecionada a opção basta clicar em Criar versão. Na tela seguinte selecione o artefato que será enviado e nomeie a versão. Insira as notas técnicas que diferenciam esta versão de uma anterior, caso exista uma.

Para finalizar o processo basta selecionar a classificação de conteúdo e, caso se aplique, informe preço e disponibilidade por região, com base na sua estratégia de monetização e penetração de mercado.

Lembre de revisar atentamente todas as informações inseridas nas etapas anteriores. Confirme que cada uma delas recebeu a marcação de aprovada/aceita.

App publicado

Perfeito. Vá para a sessão Gerenciamento de versão e clique em “Revisar e publicar”.

Será mostrado um conjunto de informações e avisos dos pontos que podem impedir a aceitação de sua publicação.

Confirme o lançamento.

Este passo garante que seu aplicativo seja publicado na Google Play Store.

Parabéns! Seu aplicativo está definitivamente publicado.

A partir deste momento ao ocorrer o primeiro download serão coletadas as informações de análise com as métricas de utilização, erros, instalações e desinstalações.

Estes dados permitem que você possa acompanhar a evolução do seu produto frente ao mercado.

Quanto mais detalhadas as informações inseridas por seus usuários nas fichas menores serão as chances de que seu aplicativo seja removido da loja.

Mas vale lembrar que a médio e longo prazo seu aplicativo requererá ajustes, manutenções e modernizações.

Manter seu produto atualizado e constantemente evoluído garantirá sempre um aumento de aquisição de novos usuários.

Boa sorte e bem-vindo ao universo dos desenvolvedores de aplicativos móveis.

--

--

Flutter — Primeiras publicações
Flutter — Primeiras publicações

Published in Flutter — Primeiras publicações

Esta obra é dedicada a todos que querem iniciar no desenvolvimento de aplicativos usando a framework Flutter e a linguagem Dart.

Giuliano Jordão
Giuliano Jordão

Written by Giuliano Jordão

C-level executive. Systems analyst, senior full stack developer, consultant, master’s degree in parallel computing and data science and computer graphics.

No responses yet