High tech + high touch

Lala Deheinzelin
Aug 23, 2017 · 2 min read
Escher. Imagem adaptada.

Como a gente sabe, a grande questão do mundo em rede são as dinâmicas exponenciais em que ele nos coloca. A informação e a complexidade estão exponenciais, mas nosso corpinho, as 24 horas do dia e o planeta são lineares. Aí a conta não fecha e vem toda essa crise. Como faz para resolver o exponencial? Com a combinação de tangível (tecnologia — high tech) e intangível (colaboração — high touch).

Tem acontecido muita discussão sobre o papel do masculino, papel do feminino. Eu tenho visto mais ausência de masculino do que excesso, onde vou que tem transformação tem mais mulheres, mas tem alguns campos que ainda tem mais homens. Na programação, por exemplo. Dá pra ver que tem uma coisa cultural, não acho que isso seja da nossa natureza, e acho e espero que aconteça um equilíbrio.

O masculino por uma questão de cultura e de campanhas que foram feitas no início das tecnologias digitais é quem vem mais programando e o high touch, tecnologias socioculturais, tem ficado mais com as mulheres. Óbvio que o ideal é misturar! Enquanto tiver cada um de um lado não vai dar certo. Tudo nasce da mistura, assim que são feitos os bebês, assim é feita a inovação. Tomara que cada vez mais tenha mulheres no tech e homens no touch para que a coisa vá ficando boa!

Fluxonomia 4D

Aqui contamos histórias que acontecem no ecossistema da Fluxonomia 4D

)

Lala Deheinzelin

Written by

Futurista, pioneira da economia criativa no Brasil. Saiba mais em www.laladeheinzelin.com.br e www.fluxonomia4d.com.br

Fluxonomia 4D

Aqui contamos histórias que acontecem no ecossistema da Fluxonomia 4D

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade