Laboratório de Expressão Digital

Caso de aplicação da Fluxonomia 4D

Fluxonomia 4D
Fluxonomia 4D
Published in
5 min readDec 11, 2017

--

Por — Fabrício Noleto.

Geralmente escrevo histórias de outras pessoas aqui, hoje vou contar a minha e o caso de aplicação da Fluxonomia no meu negócio.

Eu tenho uma personalidade idealista e sempre tô inventando projetos paralelos. Em certo momento da vida comecei a compor e interpretar músicas, tive algumas bandas independentes. Como tudo funcionava na base do faça você mesmo, inevitavelmente editei vídeos, escrevi, criei peças gráficas, cuidei das redes sociais das bandas…foi quando soube que queria trabalhar com comunicação digital. Comecei a me preparar há 9 anos, mas na época não sabia que as experiências estavam me formando.

Só que a vida deu algumas voltas antes de chegar lá, cursei até o 5º semestre de Administração, estagiei, trabalhei. Até que chegou a hora de redescobrir o que me preenchia. Na busca comecei a formação de empreendedores da Fluxonomia 4D e, mais uma vez, meus projetos digitais e estudos autodirigidos me lembraram o que hoje vejo como minha missão, transformar informações em experiências que possam transformar pessoas.

Já vinha tentando criar meu trabalho há um tempo, e um pouco antes imaginava que para me realizar trabalhando com criatividade para o digital teria que ser contratado por uma agência, mas pensava “ninguém vai me contratar, sou um pirata!”. Digo “pirata” no sentido de me sentir ilegítimo por fazer gambiarras. Só que meu jeito razoavelmente rápido, intuitivo e até despretensioso, foi a chave, o que de mais estratégico eu tenho, aliado aos meus estudos “independentes”.

As ferramentas da Fluxonomia 4D me deram base para reconhecer e valorizar meu capital humano e criativo subutilizado. Alguns dos resultados foram: o convite para trabalhar na equipe da Fluxonomia e meses depois para dar uma aula para a turma do nível 2. A relação com a equipe e colegas do curso vem abrindo espaço para ações incríveis emergirem.

O Laboratório de Expressão Digital

Após estruturar e operar por um período como consultor e assessor, não quis mais trabalhar sozinho. Acessei o site da Vanessa Reis, que foi colega de curso, e vi que tínhamos mais afinidade do que pensava. Convidei-a para nos unirmos, assim criamos o LED — Laboratório de Expressão Digital.

A Vanessa é formada em Produção Multimídia e tem experiência em Design Gráfico, Educação e diversas outras áreas. Nós somos parecidos em diversos aspectos, ambos desenvolvemos um pensamento e processos de curadoria de informação digital, o que nos dá base.

Para mim no começo não foi fácil reconhecer que revirar a Internet e trazer os aprendizados para mais gente também é trabalho. Habilidades com ferramentas intuitivas podem ser herméticas para algumas pessoas, além da clareza sobre o que falar, o que experimentar nesse momento que não se planeja mais para redes sociais como há poucos anos.

Nós simplificamos caminhos. Cuidamos de informar com linguagem simples e dar segurança para as pessoas se expressarem e se desenvolverem através de seus projetos digitais. Sem desespero para serem vistas em meio à quantidade de informações, buscando um Marketing Autêntico, refletindo sobre o valor e o objetivo do conteúdo.

No geral são pessoas que estão criando novos rumos de fazer economia, formas de trabalho e comunicação, repensando uso das cidades. Focamos no público brasileiro, mas a abrangência pode ser global para falantes de Português, já que os serviços são oferecidos pela Internet.

Oferecemos aulas, assessorias, consultorias, curadorias de informação e temos um núcleo de soluções tecnológicas que também surgiu enquanto estudávamos Fluxonomia, o Grupo Fluxum, uma “startup” que eu tinha com um sócio, o Fernando Santos, e decidimos operar juntos. O LED precisa do desenvolvimento de aplicações do Fluxum, e este último da base cultural do LED, além de ampliar as possibilidades de serviços. Todo mundo ganha.

A Flux nos influencia sem perceber, pois já é uma visão natural. A começar pelo trabalho remoto, que é algo ligado ao (presente e) futuro, e nossa gestão é distribuída. Usamos algumas ferramentas apresentadas pela Lala Deheinzelin e Patrizia Bittencourt como Pipeline, Honeycomb, Mapa de Valor e Plano Aberto.

A forma de medir os resultados teve inspiração também. Pedimos relatos e avaliação de processo medindo com notas de 0 a 10 — nível de felicidade, conceitos e estratégias, domínio de ferramentas, conexões e progresso. Também registramos avaliações somente subjetivas e ao final apresentamos um texto no nosso blog.

O mundo que estamos criando para o futuro

O LED é um bebê ainda, entre o estágio de projeto e negócio. Já tem funcionado, tivemos projetos nos 8 meses de atuação até agora. Estamos ampliando relações e serviços no momento.

Ainda consolidando o modelo de gestão, o objetivo é ser uma organização mais convergente. Temos parceria comercial com a Selleste Economia Criativa, que já foi cliente. Está previsto para março um curso de planejamento e desenvolvimento de expressão digital junto com a Dride, uma designer e multipotencial. Ambas as parcerias e a sugestão de realizar o curso tem ligação com o ecossistema da Fluxonomia 4D e estamos conversando sobre como integrar nossos cursos na UniFLUX.

Estamos criando para o futuro no presente um mundo em que possamos expressar autenticamente quem somos, valorizar nossos recursos culturais, alguns ocultados pela mentalidade industrial. Ir onde a curiosidade leva, se preocupar menos com métricas de vaidade e mais com conexão. Refletir e aprender com o próprio processo sobre como lidar com volume de informação. Saber o que e onde pesquisar. Aprender a fazer. Um mundo que pessoas não se obriguem a atingir perfeição, e sim progresso.

LED — Laboratório de Expressão Digital

Área — Comunicação e tecnologia.

InstagramBlog Newsletter— E-mail: ledcorreio@gmail.com

Resultados 4D

Transformamos em serviços conhecimento acumulado sobre processos, ferramentas tecnológicas e de comunicação.

Otimizamos tecnologia e ambientes utilizando ferramentas de trabalho remoto, integrações entre apps e canais de comunicação. Com o recebimento de notificações de ações realizadas no quadro de atividades, por exemplo, reduzimos a necessidade de reuniões. Usamos ferramentas já existentes e gratuitas para oferecer serviços. Ainda não compartilhamos espaços digitais, mas é previsto que aconteça.

Temos boa relação com os clientes, após a entrega dos serviços a maioria volta, indica, e abre espaço para parcerias.

As sessões de trabalho costumam ser durante a noite, o tempo do dia é para outras atividades.

Aceitamos recursos multimoedas como pagamento pelos serviços a depender do que precisamos no momento e da confiança em quem propõe.

--

--

Fluxonomia 4D
Fluxonomia 4D

Viabilizando futuros através das novas economias. Perfil editor do blog Fluxonomia 4D.