Mais sobre Fluxonomia 4D e o Pomar Flux 4D

E se essa crise fosse Transição?

Transição de jeito de viver, de ganhar a vida, de governo, de economia?

Você sabe o que fazer?

E se não tiver mais emprego, você sabe gerar trabalho?

E se fosse possível trabalhar com o que você gosta?

E se isso fosse possível com recursos disponíveis, não apenas monetários?

E se você e o mundo ficassem mais felizes porque aquilo que você faz gera bons resultados? Não apenas financeiros, mas também culturais, sociais, ambientais?

E se, fazendo isso, você fosse conseguindo mudar mentalidade e hábitos? Aqueles que sente que nos mantém em padrões que não servem mais? Que são a causa da crise?

E se isso só fosse possível fazendo juntos, em rede? Junto com pessoas como você, em grupos de várias cidades? E países?

A gente não quer frutos? Nossas ideias e empreendimentos são Sementes. O que falta? O Terreno para brotarem. Gente para Cultivar junto. E mais gente que queira nossos frutos, para que a Colheita seja boa.

E se essa rede fosse como um Pomar? Um terreno favorável, nutrido pelos recursos de conhecimento, infraestrutura, conexões, tempo e dinheiro de todos nós?

Dá para fazer isso tudo? Sim!

Se a gente combinar as quatro economias de futuro.

Por que de futuro? Pois são abundantes, capazes de otimizar tudo o que já existe, ser exponenciais. Gerar riquezas e bem viver, não apenas resultados financeiros, mas também culturais, sociais e ambientais.

E quais são?

Primeiramente a Economia Criativa, aquela que gera valor, a partir de valores intangíveis. Uau, que é isso?

A cultura, a atividade, a experiência, os valores. Seus “comos” profissional, de sua empresa, de sua comunidade, de seu território. As perguntas são: “qual meu propósito? Ele cuida de algo? À qual comunidade ele serve? O que me diferencia? Que experiência única eu ofereço? E como poderia comunicar tudo isso?”

E por que a Economia Criativa é exponencial? Porque sua matéria-prima não são “coisas”. São experiências, jeitos de fazer, conhecimentos. Uma “coisa” se consome com o uso. Usou, acabou. Um conhecimento se multiplica com o uso. Abundância, exponencial.

E como vamos conseguir ter a infraestrutura para viabilizar nosso empreendimento? E de forma abundante? Otimizar espaços, equipamentos, materiais já existentes? Através da Economia Compartilhada: usando as tecnologias digitais para saber o que já existe e que pode ser usado, sem necessariamente ser possuído.

Afinal, você quer o furo ou a furadeira? Transportar-se ou ter carro? Trabalhar ou possuir um escritório? As perguntas são: “Como posso ter a infraestrutura o mais leve, móvel, flexível, possível?”. “Onde eu possa ‘usar’ sem precisar ‘possuir’?”.

Bem vindo ao mundo do “co”, que continua com a Economia Colaborativa. Como você vai fazer isso tudo? Sozinho? Esquece! O mito do empreendedor solitário é coisa do século passado. Nessa Transição tudo acelera e se amplia. Nosso desafio é sermos capazes de ser também exponenciais. Como acompanhar? Um não exponencializa. Um elevado a um quilhão, é só um. Então, cadê sua turma? Com quem você vai colaborar? Quem precisa do que você tem e tem o que você precisa? Com quem você se junta para que cada um possa fazer um pedacinho e assim a coisa ficar grandona? Como a Wikipedia: cada um faz um pouco e a coisa fica enorme! E funciona!

E, finalmente, cadê os recursos para fazer isso tudo? A gente sabe reconhecer recursos para além da moeda? Tem mecanismos para que eles possam fluir? Sabe dar valor a eles? Pois, quem lida com essa Economia Multivalor 4D consegue realizar com 20% em moeda e o resto em fluxo de recursos não monetários. Tá bom pra você?

Mas é toda iniciativa que conseguiria isso? Fazer com $20 o que custa $100? Provavelmente não. Só aquelas iniciativas que resultam em benefícios para todos. Ganha-ganha. Geram resultados não apenas monetários, mas também culturais, ambientais e sociais. Resultados 4D.

São iniciativas dedicadas a criar um Desejável Mundo Agora; aquele mundo onde a gente vive do que gosta e o que gosta é bom pro mundo. Nosso trabalho é tornar tudo isso possível, agora. Para que a crise seja apenas o esforço da transição.

As ferramentas para concretizar isso chamamos de Fluxonomia 4D: um trabalho que combina visão de futuro + 4 economias (criativa + compartilhada, colaborativa + multivalor 4D).

Fluxonomia? Por quê?

Já reparou que tudo na vida é fluxo? Economia é o fluxo de recursos. Cidade o fluxo de pessoas. Comunicação o fluxo de ideias. Educação fluxo de conhecimento. E saúde é quando tudo flui. Parou o fluxo, morreu!

Por quê 4D?

Porque os recursos e resultados estão nas 4 dimensões de sociedade: ambiental, cultural, social, além da financeira.

E o Pomar Flux 4D é a plataforma, o terreno favorável para que isso se concretize. Somos muitos em muitos lugares. Temos abundância 4D: conhecimentos, infraestrutura, conexões, redes, tempo, dinheiro, mas para que a abundância disponível seja acessível precisamos algo que gere convergência disso tudo. É o pomar Flux 4D.

Quer entender melhor? Voltemos à Wikipedia, essa maravilha. Ela começa com um futuro desejável, uma causa. E se houvesse uma enciclopédia infinita, com todo conhecimento de todos os lugares e línguas, disponível para todos?

A abundância está disponível: o Conhecimento de cada um (Economia Criativa), a internet e o computador de cada um (Economia Compartilhada); auto-gestão e regulação: cada um faz um pedacinho (Economia Colaborativa). E o tempo de cada um (Economia Multivalor 4D), já que tempo é a outra face da moeda.

Mas, como tornar isso acessível? Falta a ferramenta, o “como”, a tecnologia Wiki. A plataforma onde tudo vai resultar na própria Wikipedia e a Wikimedia Foundation que faz a gestão. Ah! Importante! Mantida com a colaboração em $ de todos nós. Sim. Quer um futuro desejável? Invista nele! Só com o investimento de cada um o futuro será presente.

Será que agora ficou mais claro?

O futuro desejável, a causa da Fluxonomia 4D e do Pomar Flux 4D é conseguir que a gente viva do que gosta. A ferramenta é a Fluxonomia 4D (economia criativa +compartilhada + colaborativa + multivalor 4D). A plataforma é o Pomar Flux 4D, a rede de pessoas de várias cidades que começam a se organizar em torno da Formação telepresencial de introdução à FLUXONOMIA 4D, com duração de 3 meses.

Vamos nessa? Desejável Mundo Agora?