foto: Melissa Barretti

Minha vida em 4D

Transformações, aventuras e Fluxonomia!

Isabel Dreyfuss
Published in
5 min readMar 8, 2017

--

Por Isabel Dreyfuss

Você já pensou que a Abundância que naturalmente flui em todo Universo também está no seu próprio corpo e na sua vida?

O Micro e o Macro se contém, se representam e por isso se influenciam o tempo todo. E segundo os estudos da Fluxonomia 4D, todo fluxo e processo pode ser representado em 4 Dimensões que, quando estão em equilíbrio proporcionam o constante fluir, ou seja: a felicidade e abundância que tanto desejamos!

* * *

Eu estou aqui para te contar sobre minhas experiências de vida e transformação, e especialmente sobre minhas aventuras com a Fluxonomia 4D!

Desde cedo fui instintivamente na direção da música, das artes e dos trabalhos manuais, e também da dança, do toque de cuidado e afeto… e dos abraços! Vivenciei intensamente a partir dos 18 anos diversos estudos de auto-conhecimento e encontros ao redor da cultura popular, sempre com música e dança, entre amigos ou para populações desfavorecidas, atuando em trabalhos musicais performáticos e terapêuticos e co-criando o nascimento de uma abordagem vivencial chamada “Biomúsica”.

Tudo isso me levou aos estudos do Canto Terapêutico e à faculdade de Musicoterapia, em 2000, e logo à Terapia Corporal, Massagem Ayurvedica e ThaiYoga Massagem. Nesse período também conheci e me apaixonei pela Aromaterapia e pratiquei Yoga e meditação. De 2006 até agora foram anos de trabalhos com grupos terapêuticos e arte-educativos, atuando em diversas instituições de reabilitação e atendimento a pessoas com deficiência, em atendimentos grupais e individuais, fazendo cursos e jornadas em grupo, participando e produzindo eventos, vendas etc…

Sempre fui sonhadora de um mundo melhor, e trouxe comigo na caminhada algumas perguntas-chave, muitas delas começando em “por que não?”… Então nessa busca eu me desafiava constantemente, vendo que algo em mim ainda precisava transformar (sempre…), que algo ainda não me permitia a felicidade que eu achava que merecia… E continuava a busca!

Um pouco antes do momento presente, nos últimos quilômetros antes de chegar na cidade onde estou, fui largando muitas bagagens desnecessárias, me desfazendo de quase tudo que tinha e mudando de cidade, de círculo, de atividades. Estive distante de quase tudo o que eu conhecia por quase 2 anos, com o objetivo de me descobrir mais e me encontrar, finalmente. Estava buscando integrar e ancorar toda a transformação vivida nesse processo, onde desvesti muitas cascas e desmanchei crenças. Naquele momento eu estava me sentindo tão só, sem saber muito bem o que fazer, sem turma pra fazer junto. E fazer junto era o que fazia sentido pra mim, por isso estava perdida mesmo.

Não tinha emprego e não conseguia trabalhar quase nada, estava precisando de dinheiro e de parcerias, e estar vivendo na cidade onde eu estava parecia a pior opção… Mas se toda essa trajetória foi em busca de sentido, eu me perguntava: e agora??? como eu poderia jogar isso fora àquela altura?

Comecei a assistir aos vídeos da Lala Deheinzelin, em agosto de 2016, através de um e-mail que recebi sincronicamente, depois de uns 3 anos de ter tomado contato com seu trabalho através do site. Fazia muito tempo que eu não recebia nenhum e-mail dela!

Ao assistir ao mini-curso da Lala e imaginar as propostas colaborativas que poderiam surgir com a Fluxonomia 4D, perceber a possibilidade de estar em sync com pessoas que também estão em busca de sentido, e ver aquela mulher tão potente, criativa, bela e inspiradora falando coisas tão verdadeiras, com uma visão total e dinâmica, equilibrada, projetando futuros e oferecendo ferramentas pra criá-los… Uau, tudo isso me fascinou!!!

Voltei a sonhar, com uma forte motivação pra colocar meus talentos no mundo! Logo decidi entrar no curso de Introdução à Fluxonomia e me juntei a um grupo de afiliados (divulgadores), colocando minhas habilidades a serviço, também com a possibilidade de pagar minha formação com esse serviço.

O que mudou, na prática, em minha vida, em 5 meses de estudo e na prática inicial da Fluxonomia?!

material impresso, criado através de um processo colaborativo

Desenvolvi uma marca e material de divulgação de meu trabalho de Facilitadora e Terapeuta, o “Cuidando com Arte” . Isso tudo envolveu a produção de uma sessão de fotos colaborativa, com a massagem e roupas feitas por mim, um flyer com a participação de 4 pessoas, e a criação de uma página de trabalho no Facebook (se quiser, está aí o link pra ver e curtir: http://bit.ly/cuidandocomarte)

Além disso, surgiu a idéia de um projeto de Moda Sustentável, a NANAÊ, que hoje acontece em escala mínima e artesanal no meu home-atelier, e é um sonho que pretendo prototipar dentro da visão da Fluxonomia 4D pra colocar no mundo. Também reativei uma página que estava parada, a “NANAÊ arte corpo cultura”, para divulgação das minhas atividades na Fluxonomia e dos produtos NANAÊ.

Estou estudando Finanças com Ana Munhoz (colega na formação e criadora do “Tranquilidade Financeira”) e investindo em criar um fundo de reserva. Minha renda aumentou em mais de 100%! Hoje atuo como massoterapeuta, prestando serviço em três Spas (Spa Santo Ócio, Rituaali Spa e Espaço Zazen, todos em Penedo-RJ), e também a domicílio e em consultório.

Estou mais consciente de meus dons e talentos, aperfeiçoando e ampliando minha forma e meios de comunicação, e estou criando novos produtos a partir de um mix de minhas habilidades e de demandas percebidas por colegas da Imersão da Fluxonomia, um processo presencial de 5 dias onde tive oportunidade de conhecer muitas pessoas especiais e aprender ferramentas preciosas de prototipação dentro da visão 4D. As pessoas que conheci ali, hoje considero amigos e dentre eles tenho muitos possíveis parceiros para trabalhos!

Nessa Imersão, na Unipaz em Brasília, acessei novas ferramentas para prototipação de produtos e serviços e tive oportunidade de me descobrir mais madura em vários aspectos, com mais autonomia e percebendo melhor a interdependência nos processos de grupo.

Recebi uma proposta da Lala para sugerir um grupo de trabalho sobre Corpo e 4D no nível 2 da Formação, a “Habilitação em Fluxonomia”, e estou muito feliz com essa oportunidade de trabalhar no desenvolvimento e aplicação desta ferramenta, que já está fazendo tantas revoluções na minha vida!

Resumindo, percebo que tudo em minha vida está mais em fluxo, estou cuidando melhor de todos os aspectos, de minha saúde, de meu espaço, de minha comunicação e relações, de cultivar meus conhecimentos e aprofundar meus estudos e de organizar minhas finanças. Isso tudo são os resultados 4D da Fluxonomia em ação, começando pelo pequeno para ganhar escala, e sempre em constante movimento.

Me sinto muito agradecida por estar confiante e entregue nesse processo, o Universo está respondendo à altura de minha dedicação!

--

--

Isabel Dreyfuss
Fluxonomia 4D

Terapeuta Integrativa e Empreendedora no "Atelier do Sentir", compartilhando experiências sobre cuidados, arte, vida, corpo, saúde, meditação…