Planejamento financeiro 4D

Ana munhoz, bióloga e educadora financeira, criou novo conteúdo para seu curso Tranquilidade Financeira após estudar a Fluxonomia 4D. O objetivo é reaprender uma nova forma de educação financeira onde o foco é acessar e sustentar a abundância.

“Digo reaprender, porque para acessar a verdadeira abundância é preciso aprender a enxergá-la e para isso é preciso mudar tanto a intenção do olhar, quanto as nossas ações diárias.

O que aprendemos até agora sobre dinheiro e recursos financeiros, serviram bem para a era da escassez, mas hoje não é mais o suficiente, pois estamos entrando numa nova era, a era pós-digital e nela a abundância já está disponível, basta aprender a acessá-la.

O dinheiro é um dos poucos recursos que permeiam e impulsionam todos os outros aspectos de nossas vidas e o futuro dele (o dinheiro) já começou, trazendo imensas novidades as quais já estão impactando a forma como interagimos, principalmente com nossos trabalhos e nos nossos relacionamentos interpessoais.

Novas formas de economias (criativa, compartilhada, colaborativa e multimoedas) já são realidade e crescem suas participações no PIB mundial, ano a ano.

Já existem novas moedas como as criptomoedas (bitcoins), novas formas de remuneração do nosso trabalho (em multimoedas, por exemplo) e também novas formas de ganhar, gastar e investir os recursos financeiros (por exemplo: minerar bitcoins, retomada de escambos, investidor anjo, democratização de plataformas de investimentos, etc).

Isso tudo já está mudando e impactando a nossa vida, o nosso jeito de viver, diariamente.

É por isso que fazer tudo como sempre fizemos não tem dado mais o resultado esperado.

A sensação que temos é que precisamos fazer mais esforço e aí que a grande maioria das pessoas erra, não é fazer mais esforço, é mudar o jeito de fazer.

Foi para isso que eu criei o curso Tranquilidade Financeira, para ajudar as pessoas a enxergarem uma nova abordagem sobre a educação financeira, uma nova forma de acessar e potencializar os recursos disponíveis e a partir disso torná-los abundantes e principalmente, sustentar essa abundância.

A proposta do curso não é apenas ensinar como funciona o dinheiro, mas também como usá-lo de forma exponencial conectando essas ações a um plano personalizado de investimentos o qual será desenhado pelo próprio aluno para atingir seus objetivos de vida.

O esperado ao término do curso, não é só que o aluno esteja com sua vida financeira organizada, mas que também tenha mais do nosso recurso mais precioso, o tempo, libertando-se da correria do dia-a-dia, saindo do modo de vida automático e esse tempo poderá ser investido em vivenciar uma vida melhor, cheia de propósitos e realizações.

Módulo após módulo, eu fui usando minha combinatividade (criatividade) e fui conectando e combinando os princípios da Fluxonomia com os da Tranquilidade Financeira e um novo desenho do meu curso nasceu.

Ao redesenhar o curso, dentro do formato do ciclo da fluxonomia, pude perceber que o meu método se encaixou naturalmente na estrutura das 4 dimensões.

Agora ficou mais fácil para o aluno entender o curso como um processo contínuo, um ciclo, onde ele vai atualizar o seu mindset e construir um novo plano de vida sustentável.

Outra sacada que a Fluxonomia me trouxe foi que ela respondeu de forma efetiva a uma pergunta que eu sempre me fazia: Porque as pessoas não conseguem manter a motivação para um plano de ações?

A resposta eu descobri na primeira dimensão da Fluxonomia, falta às pessoas confiarem em si mesmas e conhecerem os seus próprios porquês, conhecerem os seus motivos para a ação, as suas “motivações” e após conhecerem, comunicarem e comunicarem a elas mesmas em primeiro lugar, para ativar o fluxo.

Aqui, fiz uma conexão entre vários estudos meus, entre eles O Golden Circle de Simon Sinek, A importância da presença para se ter consciência (meditação), Vai lá e Faz (da perestroika) e a Fluxonomia 4D.

Golden Circle:

Somente quem conhece realmente os seus reais motivos é que consegue ter o compromisso, o ritmo, a paciência e a persistência que qualquer plano de mudança e transição exige.

Me reconectar aos meus propósitos de vida, saber quais eram os meus reais objetivos de vida e desenhar uma estratégia financeira para alcançá-los é o que realmente me fez sair do automático e passar a viver a vida que eu sempre quis com o conforto da tranquilidade financeira instalada.

Foi quando me dediquei a esse autoconhecimento, quando destrinchei a minha própria “jornada do herói”, que o meu plano financeiro decolou, pois eu pude enxergar a abundância nas muitas dimensões da minha vida e reequilibra-la e acessá-la a partir dessa nova visão.

É por isso que uso agora a Fluxonomia não só uma extraordinária ferramenta de gestão para se enxergar o novo mundo que estamos vivenciando, mas também uma excelente ferramenta pedagógica, para ensinar meu aluno a buscar essa motivação e vivenciar uma nova educação financeira, onde, mais importante do que saber o que fazer com o seu dinheiro é enxergar todos os seus recursos nas 4 Dimensões e aprender a ativá-los para colher os frutos e dar início a um novo ciclo.

Assim garanto a vocês, deu um mega Match aqui, entre a Fluxonomia e a Tranquilidade Financeira para combinar esses dois conceitos e entregá-los, de forma simplificada a quem quiser acessar e sustentar a abundância em sua vida”.

Muito obrigada, Fluxonomia!

Ana Munhoz


Like what you read? Give Fluxonomia 4D a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.