Multiversidade.

Universidade livre vai usar Fluxonomia 4D para mapear recursos de participantes

Fluxonomia 4D
Fluxonomia 4D
Published in
2 min readJan 25, 2018

--

Por Fabrício Noleto

Já não sabemos mais quantas e quais são todas as iniciativas que usam ferramentas da Fluxonomia 4D para resolver questões ou inovar em processos. De vez em quando acabamos vendo por aí ou recebemos relatos. Um caso interessante é a Multiversidade, uma universidade livre com programas que acontecem em São Paulo.

Os participantes desenham o currículo e tem apoio de colegas e facilitadores(as) durante o caminho. Terá início em fevereiro de 2018 o Percurso Novas Economias com a facilitação de Alex Bretas. Uma jornada de 2 anos para quem quer se aprofundar no tema.

Sem preço fixo para participação, o programa será coviabilizado pela turma, que se reunirá para buscar recursos (não apenas em moeda fiduciária) para cobrir os custos. Dessa forma amplia-se o acesso de quem não teria condições de pagar individualmente e se a contrapartida fosse apenas em dinheiro.

É no momento de decidir as formas de coviabilização que será usada a Fluxonomia 4D. O grupo vai ter um momento no início da jornada para mapear recursos culturais, tecno-ambientais, sociais e financeiros. Posteriormente, com base no que foi levantado, será criado um financiamento coletivo recorrente para o que precisar ser financiado exclusivamente em dinheiro.

Mais detalhes podem ser encontrados no site da Multiversidade.

--

--

Fluxonomia 4D
Fluxonomia 4D

Viabilizando futuros através das novas economias. Perfil editor do blog Fluxonomia 4D.