Foto de Chelsi Peter no Pexels

3 dicas para o dia internacional da mulher

Aline Webber
Fantástico Mundo RP
4 min readMar 3, 2021

--

Como fazer ações significativas sem medo de ser ‘cancelado’

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março todos os anos em todo o mundo e é um ponto focal no movimento pelos direitos das mulheres . Nós RPs normalmente somos os responsáveis por fazer ações em nossas empresas para marcar a data.

O problema é que muitos não estão sabendo como se posicionar num momento onde temos tantas ‘Lumenas’, supostas militantes, que têm apontando o dedo para o que julgam ser o posicionamento certo ou errado da empresa, muitas vezes inviabilizando o diálogo.

Pensando nisso elaborei essas 3 dicas para você não ser o ‘cancelado’ da vez:

#1 Ouça as mulheres

Se sua empresa quer fazer algo para suas funcionárias ou clientes, faça uma conversa com elas e pergunte o que elas gostariam. Quem sabe um momento para refletir sobre o significado do dia e como elas se sentem, desse encontro pode sair um grupo de apoio, a união das mulheres pode trazer muitas ideias para a sua empresa.

Para reflexão sugiro esse vídeo rapidinho da ONU Mulheres:

O que a gente quer? IGUALDADE

Diferença é sempre bem vinda

Desigualdade NUNCA!

Para uma reflexão mais profunda o livro: “Escute o que ela diz: O que os homens precisam saber (e as mulheres falar) sobre trabalhar juntos” por Joanne Lipman.

“As mulheres passam sua vida profissional inteira adaptando-se a um ambiente criado para os homens e pelos homens: desde alterar a maneira como falam e escrevem até mudar as roupas que vestem. Ainda assim a diferença de gênero persiste. E uma vez que você vê isso — mulheres sendo negligenciadas, interrompidas, suas ideias creditadas aos homens — é impossível ignorar.”

Para nos ajudar a acertar na abordagem algumas empresas produziram materiais com ótimas ideias:

Mezcla Diversidade - ebook 10 dicas para acertar nas ações do Mês Internacional da Mulher.

Progic -11 Ideias para o Dia da Mulher na Empresa.

SimplificaCI -Ações Dia da mulher: 8 ideias.

#2 Um dia só não basta

Sua empresa valoriza as mulheres? De verdade?

Não adianta fazer uma campanha linda, se não faz a lição de casa.

Sua empresa tem licença maternidade estendida? Sala de apoio à amamentação? Busca ter número igual de homens e mulheres em cargos de liderança? Tem uniforme feminino para engenheiras e técnicas, banheiros e vestiários femininos em obras? Tem uma política contra assédio moral e sexual?

Você sabia, por exemplo, que a maternidade segundo pesquisa da Wellesley College é a principal causa da diferença salarial entre homens e mulheres. Quando começamos a trabalhar, recebemos quase o mesmo salário, mas a diferença cresce nas duas décadas seguintes, mulheres solteiras sem filhos continuam ganhando quase a mesma coisa que os homens. E segundo pesquisa da FGV metade das mães são demitidas até dois anos após a licença maternidade. Falei sobre maternidade neste texto no aqui no Fantástico.

Outro dado que demonstra a desigualdade no mercado de trabalho é a participação das mulheres em cargos de liderança, no Brasil Board Index 2020, da empresa Spencer Stuart, foram avaliados os Conselhos de administração de 190 empresas listadas na Bolsa de Valores(B3), destas empresas as mulheres são apenas 11,5% do total de Conselheiros e temos apenas 11 mulheres como Chairs ou Co-Chairs, equivalente a 6% do total de Conselhos. Aí eu pergunto para a turma da meritocracia: Você acha que as mulheres, que são mais que 50% no mercado de trabalho, tem em média mais anos de estudo que os homens, não tem mérito para fazer parte dos conselhos de administração?

As mulheres também têm sido as mais afetadas com o atual cenário de pandemia, muitas vezes são elas as responsáveis pelo cuidado dos doentes, da casa, dos filhos. Vejam o resultado da pesquisa SEM PARAR: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. O que sua empresa tem feito sobre isso?

O tema deste ano da Campanha da ONU Mulheres para este dia é justamente sobre esse assunto : “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19”

Que tal se a sua empresa aproveitar a data e aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres — Igualdade Significa Negócios (WEPs) — da ONU Mulheres?

#3 Não fale só com elas

Para um mundo com direitos iguais para homens e mulheres é preciso falar com eles também. O protagonismo é feminino, sim, mas a luta é de todos.

Essa é a ideia da campanha global #ElesporElas, da ONU Mulheres, que convida os homens a participarem da conversa em torno da igualdade de gênero.

Homens precisam discutir masculinidades, entender que esse masculino baseado na agressividade faz mal para as mulheres e para eles também.

Sugiro os documentários:

“Precisamos falar com os homens”

“O Silêncio dos Homens”

“Queremos contribuir para que o tema masculinidade seja pautado de modo construtivo. Não podemos falar apenas do que falta e falha nos homens, é essencial sonharmos outras masculinidades possíveis, saudáveis.”

Guilherme Nascimento Valadares — Papo de Homem

E aí gostaram das dicas?

Espero ter ajudado um pouco a pensar essa data tão importante pra gente.

Cadastre-se aqui na nossa newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo.

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul