3 dicas para potencializar os filmes de endomarketing

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP
3 min readAug 23, 2019

--

Vídeos que informam, engajam e encantam

A gente fala muito em comportamento, nas preferências em consumir conteúdos por vídeos, em Stories, em canais de vídeos. O que a gente esquece, às vezes, é que nossos empregados também estão nessas estatísticas de público, e que a forma como eles preferem consumir conteúdo não muda quando eles estão dentro da empresa.

Os vídeos já fazem parte das estratégias de endomarketing faz tempo, nos auxiliando na disseminação de informações, no aprendizado, no lançamento de campanhas ou direcionamentos estratégicos da empresa. Segundo a pesquisa feita pela Provokers em 2018, o brasileiro está assistindo a cada vez mais vídeos pela internet: o consumo médio de vídeo online no País é de 19 horas semanais — cresceu 135% nos últimos 4 anos — ou seja, o que precisamos pensar é como potencializar essa ferramenta internamente também.

Vamos para as dicas?

#1 Faça uma série de vídeos institucionais

Os vídeos institucionais não precisam ser utilizados apenas para vender a empresa pra fora, mas para os empregados também. Para gerar engajamento dos times, é legal que eles conheçam a história da empresa, seus valores.

É importante manter também a transparência, e eles podem ser usado como uma plataforma mais descontraída para apresentar os direcionadores estratégicos, para explicar as transformações que empresa está passando, assim todos ficam sabendo onde ela quer chegar. Esses vídeos além de gerar pertencimento para os atuais, podem ser usados nos momentos de onboarding de novos empregados, por exemplo.

#2 Lance campanhas em vídeos

E se queremos potencializar os vídeos, eles devem ser os astros principais das nossas campanhas. Seja em formato de manifesto ou mais informativo, ele garantem que o conteúdo seja passado de forma prática e com recursos visuais que podem te ajudar a contar a história.

Isso também facilita a logística para empresas que os empregados não ficam no mesmo lugar, garantindo que todos recebam a mesma mensagem, com o mesmo tom, e que pode ser consumida por e-mail, nas TVs das sedes administrativas ou nos celulares de quem não usa o computador no seu dia a dia.

Aí vai um exemplo do vídeo que a Gol produziu para apresentar sua nova rede de canais internos:

#3 Use formatos que eles já estão acostumados

Se é no Youtube e nas redes sociais que eles mais consomem esse tipo de conteúdo, está na hora de nos aproximarmos desses formatos. Já passou o tempo que todos os vídeos precisavam de superproduções. Utilize formatos de vídeo selfie, use emojis, stickers, se aproprie dos recursos que já estão por aí.

Lembre-se que estamos falando de pessoas para pessoas, e que nossos empregados são a chave disso tudo. Convide eles para participarem das campanhas, isso gera reconhecimento e aproximação com o público.

Lá em 2017 rolou um vídeo com os colaboradores do Sicredi em comemoração do Natal, que foi o maior sucesso e eles acabaram protagonizando o vídeo externamente também. E se a gente fala que não existe mais essa barreira entre o interno e o externo, quem disse que não pode?

Além da divulgação nos canais internos ou até mesmo compartilhado nos grupos de WhatsApp, outra dica legal é ter uma plataforma de vídeos internos, para que o colaborador encontre os vídeos de forma simples, garantindo que sempre que ele precisar dessa informação, ela estará lá com fácil acesso. Hoje, existem várias plataformas que nos apoiam tanto na distribuição, como no armazenamento (que é o caso do Stream — que faz parte do pacote do Office 365 #MicrosoftMePatrocina — e que nós utilizamos lá na empresa), e a possibilidade de criar canais e do formato parecido com o Youtube, facilita bastante a usabilidade.

Espero que tenham curtido as dicas rápidas de hoje 😊

Beijos e até a próxima,

Rafa ❤

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.