4 coisas que aprendi trabalhando com comunicação e marketing na área do turismo

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP
4 min readAug 21, 2019

--

*Por Aline Aprileo

Comunicar é viver e, quem é profissional da área sabe que não importa o segmento a que se dedica, uma boa comunicação faz toda a diferença na hora de criar uma estratégia competitiva. Foi o que aprendi nestes meus quase 15 anos de mercado, nos quais 90% deles foi focado na comunicação corporativa ligada à área da saúde. Quando me mudei para Santiago do Chile, há quase 1 ano e meio, não esperava que teria a oportunidade de me aventurar em um mercado que, até então, quase não havia me desafiado: o turismo. E o que aprendi com isso? É o que eu vou contar para vocês agora.

1. Não venda destinos. Ofereça experiências!

Aquele tempo em que se usavam propagandas com vídeos atraentes, informando o valor do serviço e, pronto, o consumidor entendia a mensagem e partia para a realização da compra do produto já acabou. Atualmente, o público ao que você espera atingir é mais criterioso e não busca uma comunicação comercial e apenas um lugar onde possa passar uns dias durante as férias, mas sim uma mensagem que informe o valor agregado ao serviço e, principalmente, que ofereça novas experiências.

Ao criar uma estratégia de comunicação para a sua agência de turismo, hotel ou companhia de viagens, tenha em mente que a sua campanha deve responder perguntas como: “Qual é o meu conceito?”, “Quais experiências posso oferecer?”, “Quais são os atributos da minha marca?”, “Quais desejos posso despertar no cliente?”. Lembre-se que o seu cliente quer viver experiências inesquecíveis e busca experimentar novas aventuras que, em alguns casos, ele ainda não sabe que necessita.

2. Tenha forte presença digital

Se você ainda não possui um bom site e não explora o poder das redes sociais, sinto em informar que está no caminho errado e pode estar perdendo muitos clientes e oportunidades de mercado. A comunicação digital deixou de ser uma opção, mas sim um requisito para quem quer que a sua marca esteja presente na lembrança e na cabeça das pessoas. Conteúdos e fotos atrativos, dados e informações que serão complementares e interessantes para o público e, muito importante, a alimentação frequente destes canais com publicações claras, coerentes, adaptáveis às demais plataformas e com uma linguagem empática e criativa farão a diferença para a sua marca.

Além disso, reforçando a importância de uma forte presença digital, hoje em dia 82% das pessoas buscam viagens online, sendo que 25% delas já reservam seus destinos via celular. E aí, você vai perder este mercado?

3. Conte histórias. Saiba criar um bom e verdadeiro storytelling.

Quem não gosta de ouvir e contar boas histórias? Desde os primórdios o homem já contava histórias através das pinturas rupestres nas cavernas como representação de seu entorno e realidade. E hoje este anseio por conhecer uma nova história não mudou e as marcas já perceberam aí uma oportunidade para se destacar frente à concorrência.

Saiba contar histórias reais, daquelas que o público se identifica e se simpatiza. Crie um storytelling que agregue valor intangível e simbólico à sua marca, que sensibilize e que esteja na cabeça das pessoas. Aí está uma grande maneira de se diferenciar e criar um branding forte.

4. A imagem é a chave

Sabe aquele ditado que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, e em turismo fotos e vídeos contam muito. Uma boa foto com uma legenda instigadora, então, pode despertar o desejo de satisfazer uma necessidade do seu cliente. Por isso, invista em fotos e vídeos de alta qualidade e monte o seu próprio banco de imagens, explorando este material em sua comunicação.

Além disso, lembre-se sempre que a imagem da sua marca é um dos bens mais valiosos. Uma marca com uma reputação positiva para seus clientes tem muito mais chances de ser recomendada para os seus amigos e conhecidos e, neste quesito, sabemos que a indicação é um fator decisório na decisão de compra. Crie uma comunicação que vá ser positiva para a imagem da sua marca, priorizando mensagens claras, verdadeiras, honestas e empáticas. Não manche a sua imagem por um vacilo bobo que poderia ser evitado.

E você? Também trabalha com comunicação e turismo? O que aprendeu trabalhando nesta área? Conte para mim. Vou adorar trocar experiências 😊

*Aline Aprileo é jornalista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP, MBA em Marketing Estratégico pela ESPM e cursa um Máster em Comunicação Empresarial na Escola de Negócios Europeia de Barcelona.

Com mais de 10 anos de experiência, já tendo passado por redação e agências de comunicação no Brasil, atualmente a paulista vive na cidade de Santiago, no Chile, atuando em sua área e aprendendo mais sobre a maneira latina de fazer comunicação e RP.

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.