5 aprendizados da série “Anne with an E” para uma crise

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP
5 min readApr 28, 2020

--

Como o olhar de uma menina, que não tinha quase nada na vida, pode te ajudar a enfrentar situações difíceis

A meta do meu texto para essa semana era: falar de outra coisa que não o coronavírus. Em partes eu até que consegui — deixem seus feedbacks depois -, por que a ideia aqui é ter um outro olhar sobre o problema, ser um pouco mais “Anne with an E”. Mas não tem como não pensar e falar sobre o que tem feito parte do nosso dia-a-dia, mais que qualquer outro assunto.

Muitas são as dicas do que fazer com o “tempo livre” nessa quarentena, e ok acho válido, só que eu também sei que não sou só eu que se sente mal por não estar conseguindo aprender a tocar um novo instrumento, ler 10 livros, me exercitar, ser fitness e mil outras coisas que nos “desafiaram” a fazer nessa quarentena, isso por que, tem dias, que depois do trabalho (e sim eu sou muito privilegiada pois consigo exercer minha função no aconchego da minha casa e estou seguindo a risca o isolamento desde o dia 18/03), eu só quero esvaziar a minha cabeça. Foi por isso que segui a dica da minha amiga e comecei a assistir a série “Anne with an E”, disponível na Netflix.

“Anne with an E” é uma série de televisão canadense baseada no livro de 1908 Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e adaptada pela escritora e produtora vencedora do Emmy, Moira Walley-Beckett. Foi ao ar pelo canal canadense CBC e está disponível mundialmente pela Netflix. A produção conta com três temporadas, todas disponíveis no serviço de streaming, e tem mobilizado fãs do mundo todo em campanha pela sua renovação. A trama se desenvolve através de uma personagem ainda criança com um tom impetuoso e um olhar surpreendente sobre a vida. A menina, órfã, é adotada por engano por um casal de irmãos solteiros e acaba levando inúmeras mudanças para a vida dos dois e da comunidade onde vive.

Mas eu prometi 5 lições da Anne, que espero que te motivem no enfrentamento dessa crise e também a assistir essa série encantadora, lá vai:

1. Não desista no primeiro episódio — seja de uma série, seja de uma crise.

Quando me indicaram a série o alerta foi assim: a série é linda, mas os primeiros episódios são bem tristes, vale muito a pena seguir assistindo! E sabe o que eu descobri? Quase toda a série tem momentos muito tristes, mas que também nos fazem refletir. São falas de uma menina que quer ver o melhor das pessoas, que busca igualdade e que se posiciona. Ou seja, é triste sim, mas tem significado. A Anne passa por muitas dificuldades, mas ela não desiste, segue em frente sempre, independente de tudo que parece estar contra ela. Assim como devemos fazer em uma crise.

2. Veja o problema por outras perspectivas.

Sem querer dar spoiler, mas a vida da personagem principal é cheia de desafios, ela poderia sim ser uma criança sem esperanças e triste, mas ela escolhe ver a beleza da natureza e a magia das histórias de princesas. Ela prefere sentir o aroma das flores e aproveitar um lindo dia de sol, mesmo que depois seja necessário enfrentar dificuldades de frente. Ou seja, em momentos de crise, sempre precisamos analisar as partes ruins e aprender com elas, mas ainda assim pensar no que tem de bom em tudo isso, por que sempre tem algo.

3. Use suas melhores estratégias para disseminar o seu propósito.

A Anne é incansável, e é nos momentos de maior crise na vida que ela se destaca. Destemida, ela deixa claro, em todas as situações o que e por que pensa de determinada maneira. Todos conhecem o propósito dela, nem todos concordam, mas sim, todos sabem exatamente o que a menina pensa e o por que ela defende tanto aquilo. Assim deveria ser com as empresas, sempre. Durante uma crise mais ainda.

4. Cerque-se de “aliados”.

Não podemos dizer que a Anne é uma menina fácil, mas ela é verdadeira e por isso cria laços igualmente verdadeiros. Tem amigos que a defendem e lutam com ela, pois sozinha ela não conseguiria colocar em prática suas estratégias. Não sei vocês, mas eu nunca vi tanta empresa se unindo quanto agora, então faz sentido a tão conhecida frase de que “juntos somos mais fortes”, certo?

5. Comece fazendo a sua parte.

Nem sempre as coisas saem como planejado, para a Anne quase nunca saíam. Mas ela tem uma fala para isso: “Não é o que o mundo traz para você, mas o que você traz para o mundo”. Em tempos de crise, essa fala cabe muito bem, tanto para a gente enquanto pessoa, como para as instituições, o que a gente pode fazer quando nos deparamos com uma crise de dimensões continentais em que não temos como controlar tudo? Podemos sim fazer algumas coisas, assim como a Anne faz, as ações dela refletiram na vida de uma comunidade inteira.

Enfim, a série é linda, dá para descansar a cabeça, mergulhar em um mundo diferente e ainda fazer essas e outras reflexões, mas ainda não acabou, por que tem uma coisa que eu vejo que a Anne faz ao longo de toda a série e que, de alguma forma, prejudica a sua trajetória, a nossa dica bônus é sobre o que não fazer, especialmente durante uma crise:

6. Não aja por impulso.

Muitas vezes, com as melhores intenções possíveis, a Anne acabava se envolvendo em confusões desnecessárias pelo fato de não pensar antes de agir. Tem coisas que não conseguimos controlar, contudo, ter uma estratégia e não ser movido pelo impulso, especialmente em momentos de crise, é de fato uma dica de ouro e mais um aprendizado que a Anne nos traz. 😊

Ainda está em dúvida se vai ou não assistir? Tem mais motivos em:

https://poltronanerd.com.br/series/5-licoes-de-anne-with-an-e-para-os-tempos-atuais-95362

Fiquem seguros, fiquem em casa e assistam “Anne with an E”.

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--