5 erros comuns dos profissionais de Relações Públicas

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP
3 min readNov 4, 2020

--

O trabalho de construir relacionamentos duradouros e produtivos é repleto de desafios.

São inúmeras as interfaces e conexões. Existem os clientes internos, os clientes externos e todos os outros públicos de interesse como: colaboradores, imprensa, acionistas e instituições governamentais.

E na última década a profissão tornou-se ainda mais complexa. Explico: o digital mudou tudo. Os panfletos foram substituídos por call to action e testes A/B, as cartilhas por whitepapers e e-books, a segmentação tornou-se mais apurada e o mailing list foi transformado pelo direito de se comunicar e conquistar a atenção do seu cliente.

O Relações Públicas digital e com uma visão 360º tornou-se uma condição sine qua non: site otimizado, leads qualificados, comunicação transparente, veículos internos eficientes, eventos realizados com maestria, blog com conteúdo relevante e redes sociais que engajam. Ao longo de mais de 10 anos de carreira, no Brasil e em São Francisco-CA, de comunicação interna à marketing B2B, gostaria de compartilhar no conteúdo dessa semana, alguns dos erros comuns que cometemos:

Erro #1: parar no tempo

Um dia você dorme com Snapchat e no outro você acorda com o Instagram. Virou a curva e esbarrou com o TikTok. Intranet deu lugar ao Workplace. E os algoritmos do LinkedIn foram atualizados.

Ser RP é ter curiosidade e ter paixão por conhecimento. Mesmo que não utilize todas as ferramentas no seu dia a dia é preciso buscar compreender a usabilidade e os resultados que têm gerado para as marcas.

Essa atualização é fundamental para compreender o mercado, as tendências e definir as melhores estratégias para o seu público.

Erro #2: não ser seu próprio RP

Se você não é capaz de disseminar o conceito, resultados e conquistar o respeito dos colegas e diretoria, dificilmente conseguirá dos públicos externos.

Erro #3: isso não é comigo

Não importa se não é seu time, sua responsabilidade ou não há orçamento. Como você pode contribuir para o branding e resultados da sua empresa?

E isso não é comigo é diferente de alguns nãos necessários para repriorizar as tarefas e recombinar os prazos.

Erro #4: metas e métricas inadequadas

Toda área de comunicação interna e marketing deveria ter seus objetivos atrelados com os objetivos do negócio. Estratégias rasas e sem mensuração adequada, ocultam insights fundamentais para a readequação de rota.

Erro #5: comunicação pobre sobre os resultados

Pode parecer até contra-intuitivo, dado o grande número de dados e ferramentas disponíveis no mercado, mas selecionar as métricas significativas que geram impacto e alinhá-las ao investimento das ações é determinante para uma atuação estratégica.

Dois extras:

Erro #6: não buscar feedbacks constantes

De acordo com o Charles Duhigg, autor do best-seller “O Poder do Hábito”, os high performers querem mais feedback do que outros profissionais porque eles sabem que é fundamental para fazerem melhor o seu trabalho e evoluírem na carreira. É a partir das reflexões e aprendizados que ocorre o progresso.

Erro #7: mais do mesmo

O que deu certo para uma empresa, não necessariamente vai dar certo em outra. Produzir conteúdo relevante, consistente e novo dá MUITO trabalho. Muito. Estratégias precisam ser testadas e para se destacar e contribuir de forma expressiva é necessário colocar em prática talvez uma das únicas coisas que não mudaram ao longo da última década: a Criatividade.

E sim, criatividade com C maiúsculo para provocar a reflexão final desse texto. Várias foram e várias serão as transformações nos formatos, nas tecnologias e nas formas de construir relacionamentos.

O futuro está para os profissionais comprometidos em empreender melhores resultados por meio do trabalho, da colaboração, da resolução de problemas a partir da criatividade. Fazer melhor e fazer o que importa.

Fortalecer conexões, abraçar oportunidades e abrir as portas para os próximos.

E para você, quais foram os erros observados na sua jornada? O que acrescentaria na lista? Compartilhe com a gente! ;)

--

--

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, Especialista em Marketing. Atuo com Comunicação Corporativa, Marketing B2B e Agile.