5 fatos que marcaram o 8 de março

@tutinicola
Fantástico Mundo RP
3 min readMar 9, 2017

--

O "Dia da Mulher" passou, mas as reflexões estão só começando

Todos sabem que o Dia da Mulher foi instituído devido ao incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em que trabalhadoras morreram devido às más condições de trabalho. Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Portanto, "comemorar" o Dia Internacional da Mulher é uma forma de conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos das mulheres e, com certeza, refletir sobre esse debate (que não necessariamente deveria ser apenas nesta data, mas em todos os dias do ano).

Depois de um dia de internet repleto de postagens voltadas para ELAS, destaco 5 fatos que me chamaram atenção e que foram muito comentados, compartilhados e rechearam a minha timeline:

#1 O mundo evoluiu e a SKOL também

Parece que a marca aprendeu alguma coisa depois da crise da campanha “Viva Redondo”, no carnaval de 2015, quando foi acusada de apologia ao estupro devido aos cartazes com frases como “esqueci o ‘não’ em casa” e “topo antes de saber a pergunta”.

Nesse 8 de março, a Skol lançou um novo posicionamento e apresentou uma ação para trocar cartazes machistas de bares, convidando artistas mulheres para fazerem as releituras dos pôsteres antigos. Veja:

Será que daqui pra frente vai ser assim ou é só "onda passageira"?

#2 Mulheres de social media recebem menos do que homens

O Meio & Mensagem divulgou um estudo “O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais no Brasil”, realizado pela analista Ana Cláudia Zandavalle que analisou média salarial por gênero e regiões. Dentre outros dados, a pesquisa constatou que no cargo de gerência os homens chegam a ganhar 81% a mais que mulheres.

Leia mais: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2017/03/08/mulheres-de-social-media-recebem-menos-do-que-homens.html

No Fantástico Mundo RP, também trouxemos à tona alguns dados como esse, sobre as mulheres no mercado de trabalho.

#3 O post que zerou a internet

Um exemplo de viral e um tapa na cara da sociedade!
Qual foi a primeira coisa que você pensou quando leu o texto?

https://www.facebook.com/quebrandootabu/

#4 O discurso que o presidente poderia ter evitado no Dia da Mulher
As declarações de Temer foram justamente o contrário do que a data preza. O presidente reduziu o papel da mulher enquanto mulheres de todo o mundo celebravam uma data que marca a luta histórica por direitos e igualdade de gênero, e acabou sendo alvo de protestos nas redes sociais.

Confira o discurso na íntegra e tire suas próprias conclusões! Será que ele precisa de um RP?

#5 Qual o sentido da celebração?

Em pleno 2017 vi a data ser resumida naquelas clássicas publicações de Dia da Mulher: floridas, cor de rosa, com felicitações. E ainda minimizada a promoshares e posts porque “precisamos postar e entrar no assunto do Dia da Mulher”.

Mas também vi muita reflexões importantes, empresas e pessoas dando valor de coração a muitas mulheres, questionamentos das desigualdades, violências e opressões que o sexo feminino vem enfrentando ao longo dos anos, debates de conscientização e muita, mas muita mobilização.

“O Dia Internacional da Mulher serve para lembrar as desigualdades de gênero, tão comuns no Brasil e no mundo e para aproveitar espaços e discutir essas disparidades. A data foi reconhecida pela ONU na década de 1970, mas avançamos pouco desde então, no que diz respeito a direitos”. (Quebrando o Tabu)

Que em 2018 seja ainda maior!

tutinicola

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.