5 formas de reinventar a comunicação

Um pouquinho sobre a experiência do Congrega RP 2018!

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

--

O tema do CongregaRP 2018, Encontro Regional de Relações Públicas, organizado pela nossa querida parceira ABRP/RSSC vem muito de encontro a nova fase do mundo das Relações Públicas. Quem está no mercado de trabalho, independente de ser, a pouco ou muito tempo, sabe o quanto diariamente temos que nos adaptar e buscar ferramentas que facilitem o nosso trabalho e contribuam para afirmarmos nosso papel e relevância dentro das organizações.

O encontro deste ano, aconteceu em São Leopoldo na Unisinos, nos 15 e 16 de junho, e mais uma vez, foi um momento para rever queridos amigos, fazer networking e trocas sobre as importantes atividades do profissional.

Resumimos em alguns tópicos um pouco sobre o debate do evento, confira 5 formas de reinventar a comunicação:

1. Através da Comunicação Interna Inclusiva e o respeito à diversidade

O painel mediado por Lù Teles, contou com a participação de Clarissa Daroit Gerente de RH Comunicação & Diversidade AGCO América do Su e Leonardo Tiaraju, Coordenador de Responsabilidade Social Dell. Ambos apresentaram algumas iniciativas das empresas que representam, e trouxeram uma importante reflexão:

empresas com mais diversidade também tem mais desenvolvimento.

Por meio de estratégias inclusivas e de um posicionamento onde a diversidade faz parte do negócio como um todo e não apenas do setor de RH, a grande mensagem foi de que para ser inovador também é necessário ser inclusivo. E esse é um caminho que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento das empresas e principalmente para o seu público interno. Para que tudo isso dê certo é preciso focar na mudança de comportamentos e não apenas nas crenças.

2. Através de Inovação e Tecnologia e ferramentas assertivas da Comunicação

Essa mesa, foi mediada pelo RP Samyr Paz e nela a nossa Co-founder Tuti, apresentou um pouco do papel do RP na área digital e trouxe 5 dicas de ferramentas que estão em alta no digital e que se você ainda não está utilizando na sua empresa pode ficar pra trás. Pois, na internet uma coisa é certa:

Você não pode exigir atenção, você tem que merecer.

Foram elas: chatbot humanizado, mídia paga, vídeos, stories e lives. Evandro Carter, da Agência Avesso também trouxe muitas contribuições para a mesa. Ele apresentou cases de inovação de fora do Brasil e que demonstram tendências da comunicação para os próximos anos, tudo isso, de encontro com o perfil dos novos públicos que temos que atingir e com o tema do evento, que buscou em todos os momentos nos mostrar como reinventar nosso posicionamento na comunicação.

3. Através da Comunicação Política em Tempos Eleitorais

Como não falar em política em tempos onde nosso país está tão mobilizado nesse meio? Fabricio Ungaratti foi quem trouxe um pouco mais sobre o tema em um workshop cheio de cases de sucesso e insucessos da comunicação política. Entendendo que a política está em todos os atos de nossa vida, nós, enquanto comunicadores precisamos estar sempre atentos à esse assunto e, em especial em épocas de campanha.

Quem melhor do que os RP’s para orquestrarem a comunicação de personalidades políticas que precisam mais do que nunca fortalecer sua reputação para garantir a eleição?

Formas de se comunicar e de se expressar, além das atitudes de cada um dos candidatos foram apontados como importantes fatores para influenciar eleitores e definir os rumos de uma eleição. Com a facilidade de comunicação que a internet proporciona, outra grande preocupação de quem trabalha com comunicação política são as tão faladas fakenews, que podem eleger ou derrotar um candidato com nada mais do que um clique.

4. Através da utilização de Marketing de Influência

João Finamor da Creators ministrou um workshop sobre algo que está extremamente em alta hoje: os influenciadores. Segundo ele, as marcas devem escolher o influenciador para parceria de acordo com o público que deseja atingir e, caso a marca tenha verba, deve procurar contratar tanto um influenciador com grande número de seguidores e relevância quanto micro influenciadores, que atingem uma base menor, mas que, consequentemente, geram mais engajamento para essas pessoas.

Para João, a fórmula do sucesso dos influenciadores é a seguinte:

“admiração + proximidade = identificação”.

Já que a a conexão com o público e seus interesses é mais importante que a performance em si.

5. Através de novos métodos

Gustavo Canova, pesquisador no Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi apresentou um novo método para os RPs, o chamado Lean RP. Em sua fala ele trouxe um pouco sobre a importância de colocar o empreendedorismo nas essência das RPs e porque pensar como uma startup pode levar você ao sucesso.

Os RPs precisam criar e usar mais tecnologias para manter a sua relevância.

Para ele, se nós, comunicadores não formos inovadores, estaremos deixando a comunicação na mão de profissionais de outras áreas, que por sua vez, estarão muito mais capacitados para tal do que nós mesmos. Saber se reinventar é a palavra da vez!

E assim fechamos mais um super evento que amamos participar! Nos vemos no ano que vem!

Por: Tuane Nicola e Fernanda Hack, Co-founders do Fantástico Mundo RP

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.