5 lições do #RDSummit 2017 — O maior evento de marketing digital e vendas da América Latina

Evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro em Florianópolis/SC

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

--

Uma experiência ÚNICA e INTENSA. Essa é a definição para o RD Summit evento promovido pela Resultados Digitais que acontece há 5 anos e deixou em 2017 a seguinte mensagem principal:

Be so good they can’t ignore you

Nos 3 dias, assisti em torno de 20 palestras e trago aqui alguns aprendizados e dicas de 5 delas! Vamos lá:

#1 Por que vender precisa ser tão chato?

"Something hasn’t changed: people hate being sold. But, people love to buy". Jacco VanderKooij

O que o Jacco VanderKooij, fundador da Winning By Design , apresentou foi que devemos encarar as vendas hoje não como uma negociação mas sim como uma troca. O consumidor não quer ouvir você falar sem parar e mais: se ele está te entregando dinheiro ele quer impacto. Pra isso, Jacco trouxe algumas dicas como: ser NATURAL, CONVERSAR, diagnosticar qual a dor do cliente e ser RELEVANTE pra ele.

#2 Você está fazendo marketing como todo mundo?

"Great marketing is more about brains than budget". Ann Handley

Segundo Ann Handley da MarketingProfs e autora do livro everybody writes, não precisamos de mais volume de conteúdo, mas sim, de conteúdo relevante já que apenas 35% do conteúdo hoje traz resultados de fato. O apelo comercial não funciona mais, então é preciso mudar a narrativa, como? Utilizando o combo de marketing de conteúdo: utilidade + empatia + inspiração. A dica é pegar o ordinário e torná-lo extraordinário, focar em histórias inspiradoras e entregar valor para tornar o consumidor mais inteligente, levando-o a outro nível.

#3 Seu conteúdo é de qualidade ou quantidade?

“Create something significantly better than your best competitor”. Sujan Patel

No início da sua fala, Sujan Patel da WebProfits já deixou a primeira lição pra uma empresa: não falar sobre si mesma e deu dicas de conteúdo para construir uma marca que seja reconhecida mesmo sem mencionar o seu nome/logo. São elas:
1. Creat Epic Content: parar de produzir conteúdos medíocres e começar a criar conteúdos épicos.
2. Content circles: escrever sobre conteúdos que circundam sua área de atuação e não apenas sobre seu produto, serviço ou mercado de atuação.
3. Best content to nurture onboard new costumers: assim como a Ann comentou em sua fala, ele aconselha criar conteúdos que tornem o seu consumidor/cliente mais esperto. Peça para os times de vendas, atendimento e suporte, que têm mais contato direto com os clientes e Leads, que enviem conteúdos úteis para essas pessoas.
4. Guest posts+SEO+interviews: criar conteúdos a partir de pesquisas de palavras-chave mais procuradas, de dados de pesquisa de satisfação ou com listas (ex.: os 50 melhores sites da sua indústria).
5. Invite influencers to guest posts: entreviste pessoas e clientes.
6. Creat Behing the scenes content: o conteúdo de bastidores pode ser uma forma de responder dúvidas e mostrar a excelência da sua empresa a partir de outro ponto de vista.
7. Repurpouse your best content: utilize um conteúdo que já existe para outros formatos, ou seja, selecione seu melhor conteúdo e adapte para webinários, vídeos, eBooks e outros.

#4 Você sabe criar anúncios no Facebook impossíveis de ignorar?

"Um anúncio não é ignorado quando ele NÃO tem cara de anúncio". Camila Porto

O Facebook é um dos piores lugares do mundo para vender, porque 99% das pessoas NÃO entra no Facebook para comprar, segundo Camila Porto, referência de Facebook Marketing. A especialista deu algumas dicas sobre audiência, criativo e conversão na rede social como: usar conteúdo para vender, anunciar em todas as etapas do funil, utilizar pessoas nos criativos, validar seus melhores conteúdos e utilizar eles de forma perpétua. E deixou claro: "Facebook é tráfego! Você precisa levar essa audiência pra fora", ou seja, ao seu blog, site, youtube.

#5 Como otimizar os vídeos do Youtube?

"Os vídeos tem que ter 30% a mais da sua energia!" Camilo Coutinho

Camilo Coutinho do Play de prata, relevou a fórmula para o sucesso dos vídeos no Youtube: CONTEÚDO, ESTRATÉGIA, QUALIDADE E CONSISTÊNCIA, é preciso, resumidamente, pensar em audiência, buscas, conteúdo, otimização, pulverização, mensuração — e, no final, começar tudo de novo. Além disso apresentou as seguintes dicas:
1. Crie vídeos curtos para pessoas que não conhecem você, e longos para quem já o conhece. Mas lembre: não existe duração ideal, ele deve ter exatamente o tempo que você leva para contar o seu conteúdo, e nenhum segundo a mais".
2. Esqueçam views e tempo de postagem. O big deal é o conteúdo + timing.
3. A thumbnail do vídeo é responsável por 60% das intenções de clique, os outros 40% ficam por conta do título, e é fundamental casar bem os dois componentes.
4. Crie conteúdos periféricos: a partir do vídeo crie gif, teaser, vídeos com legendas QUADRADOS, tire fotos de frames, crie memes, faça making of e lives sobre o assunto.

Be open whatever happens next!

E até o #RDSummit 2018! ❤

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.