5 tendências de relações públicas para 2018

O que você não deve deixar de observar no próximo ano!

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP

--

Dezembro chegou, mais uma vez. Com ele aquele sentimento de que o ano passou voando. (Lembra de quando postamos as 5 tendências de relações públicas para 2017?). E passou mesmo, sempre falta realizar pelo menos um daqueles planos que fizemos na nossa listinha de início de ano (pra mim falta).

Que não temos tempo pra fazer tudo que queremos, isso já sabemos, nem por isso vamos deixar de planejar tudo aquilo que é importante pra gente. Não sei se é o meu lado RP de ser, mas quem mais aqui não ama um check list?

Pra preparar esse texto, fui buscar referências e no início pensei em fazer uma lista com 10 itens, mas sabe o que eu notei? Não vai ser necessário mais de 5 itens para listar as tendências da nossa profissão para o ano que está vindo. Isso significa menos trabalho? Não né, mas mostra sim uma tendência importante: independente da estratégia, entendo que mercado como um todo vem adotando posturas bem semelhantes, com olhar muito mais cuidadoso para o seu consumidor, com estratégias mais focadas em entregar valor de marca, mas em primeiro lugar em atender as necessidades de um público que não quer mais uma promessa, mas precisa sim de soluções rápidas e às vezes baratas, produtos e serviços que sejam seus parceiros e não mais um dos seus problemas para resolver em um dia que, às vezes, parece ter bem menos do que 24horas.

Bom, mas vamos ao que interessa, confere aí um resumo, em cinco tópicos, do que você não pode deixar de observar em 2018:

1. Olho no produto:

Nosso investimento de tempo em comunicação institucional nunca pode parar, mas precisamos entender que o primeiro passo para uma relação saudável com nosso cliente é a verdade. Eu preciso entregar um produto ou serviço que seja a solução que meu cliente procura, por isso, precisamos, sim nós também, dedicar algum tempo para entender melhor nosso produto ou serviço e fazer deste o melhor do mercado. O melhor marketing é feito pelo próprio cliente, e eles há muito tempo não confiam mais no que “enxergam” por aí, mas eles confiam na experiência de quem é igual a eles e está indicando um produto que tem qualidade e preço justo. Então pra mim, o passo um é que precisamos ajudar a cuidar do nosso produto ou serviço.

2. Experiência é a palavra de ordem e isso não é só uma moda:

Na breve pesquisa que fiz, encontrei pelo menos três ações que me fizeram entender de uma vez por todas que a experiência é o que o consumidor vai procurar, não só em 2018, mas cada vez mais. Ter um produto ou um serviço de qualidade é obrigação, então como conquistar o seu público? Promovendo ações que farão ele lembrar da sua empresa pelo que ela lhe proporcionou. Seja por meio de uma ação surpreendente, de um evento incrível ou mesmo de uma cartinha escrita à mão por algum colaborador da empresa agradecendo pela preferência. Tudo isso não é moda, mas sim, o melhor jeito de conquistar, fidelizar os tão disputados clientes e criar empatia com a sua marca.

3. Online e offline são um só:

Pode parecer exagero, mas arrisco dizer que nenhuma empresa hoje alcança 100% seu público se não usar a tecnologia a seu favor, seja através do seu site, mídia social ou qualquer que seja o canal online. Por outro lado, as pessoas estão buscando retomar relações que tinham antes da “era digital”, afinal, ninguém sonha em ser atendido por uma secretária eletrônica ou um robô em todo momento. Algumas das ações que mais deram certo em 2017 envolveram estratégias que permeiam entre os dois meios. Ponto importante aqui é que quando eu falo que eles são um só, de forma alguma quero dizer que são iguais, mas que eles se complementam e deve ser a nossa prioridade encontrar esse equilíbrio. Quem melhor para entender os públicos do que a gente? Entra ano e sai ano e certas coisas não mudam.

4. RP vai precisar entender mais do que só RP:

Sabemos mais do que ninguém que somos profissionais multifuncionais, trabalhamos com gerenciamento de crises, eventos, relações com a mídia, assessoria, institucional, digital e muito mais. Mas, além de nossas próprias funções, no mercado atual precisamos ir além. Costumamos viver em nosso próprio fantástico mundo, mas 2018 vai exigir mais. Devemos nos comprometer a ir atrás de conhecimento em outras áreas, conhecer mais números, métricas para ampliar a confiabilidade em nosso trabalho e para mostrar nossos resultados.

5. Humor com inteligência é tendência:

Sou só eu que estou cansada de ouvir as coisas ruins que acontecem ao meu redor? Acho que não. E isso é uma baita oportunidade para as empresas. Bons memes sempre fazem sucesso? A resposta é não de novo, mas vamos lá né colegas, é pra isso que a gente estuda, pra entender nosso público, o que eles gostam e consomem e até onde podemos ir. É complexo, mas é um caminho. O que vejo que tem funcionado muito, seguindo na linha de humor, são as ações de crossmarketing. É uma relação de ganha-ganha que todos deveríamos investir em 2018.

Ah, e depois comenta aí quais são as suas dicas, não coloquei na lista, mas compartilhar conteúdo sempre vai ser tendência! ❤

Beijos ^^

--

--