8 etapas essenciais para um plano de comunicação interna eficaz

Autora Convidada *Aline Aprileo

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

--

“Quem não se comunica, se trumbica!”, frase de um dos maiores nomes da televisão brasileira, o apresentador Chacrinha, ficou conhecida mundialmente, reforçando que a comunicação é a chave para o sucesso, seja ele pessoal, profissional ou para os negócios.

E, falando particularmente em negócios, toda organização precisa saber se comunicar bem com os seus públicos, tanto os internos como externos. E, para tal, é preciso muita estratégia e seguir as etapas de um bom planejamento de comunicação. Você sabe quais são eles?

1. Diagnóstico. Antes de tudo, faça uma análise de mercado, pontuando as fraquezas, forças, ameaças e oportunidades (a famosa análise SWOT) da sua empresa. Lembre-se de analisar, também, como estão conceituados os seus principais concorrentes e qual a imagem da sua empresa para o mercado.

2. Pesquisa Interna. O maior e mais importante ativo que uma empresa possui é o seu capital humano, ou seja, a sua equipe. Então, quem melhor que os seus colaboradores para te contar qual é a imagem que a sua empresa possui. Afinal, antes de um público interno, os funcionários da sua organização também são o melhor influenciador para o seu público externo. Por isso, dê voz e saiba escutar o que têm a dizer.

3. Definição dos objetivos. Após a análise SWOT e mensuração dos resultados da pesquisa interna, será muito mais fácil definir as metas e os objetivos, e quais serão as estratégias para comunicá-las de maneira clara, concisa e assertiva ao público interno.

4. Definição das mensagens. Defina bem as mensagens mais importantes e que devem estar presentes no dia a dia do colaborador. Aqui, vale ressaltar a importância da presença de uma cultura organizacional, reforçando quais são a missão, visão e os valores da empresa. Criar ações de employer branding também são essenciais.

5. Canais de comunicação. Com os objetivos e metas definidos e as mensagens bem alinhadas, é hora de escolher quais serão os canais de comunicação mais válidos para repassar as informações, lembrando que eles devem ser uma ferramenta de mão dupla, onde o seu público interno também tenha voz.

6. Plano de ação. Após os 5 processos, é hora de definir o plano de ações, que serão as melhores táticas para comunicar e atingir, estrategicamente, as metas e os objetivos. Qual será a melhor maneira de comunicar ao público interno a missão da empresa e como fazê-lo vestir a camisa, aportando para o crescimento e sucesso da empresa?

7. Orçamento e cronograma. Este ponto não poderia faltar, já que a sua ausência pode levar o plano de comunicação ao fracasso. Primeiro, defina de maneira realista o orçamento aprovado pela empresa, para que as suas ações não morram, literalmente, no papel. Paralelamente, faça um cronograma de tudo, desde as análises e pesquisas até as ações e avaliações. Com todos os processos definidos e delimitados, fica mais fácil realizar o acompanhamento de todo o trabalho estratégico que se está realizando.

8. Mensuração. Será inútil dedicar-se ao desenvolvimento de todas as fases anteriores se, no final, não medirmos os resultados. É com uma mensuração, avaliação e acompanhamento dos resultados que teremos um indicativo se estamos cumprindo os objetivos, se as mensagens estão sendo eficazes ou se, de outra forma, devemos melhorar ou alterar algumas das ações realizadas para o seu cumprimento.

Por último, e não menos importante, tenha um departamento de comunicação interna e profissionais da área em sua empresa. Com eles, sem dúvidas a sua empresa não correrá o risco de se trumbicar.

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖