Fonte: arquivo Cinnecta

A cultura organizacional vivenciada pelos colaboradores, inspirada pelos líderes e praticada no dia a dia

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP
4 min readJun 2, 2021

--

Sempre acreditei que a combinação amor e ação podem te levar a resultados extraordinários. No aprendizado de um novo hobbie, na experimentação de uma nova receita na cozinha, no desenvolvimento de um conteúdo e nos desafios do trabalho.

É aquela milha extra, sabe?! O inconformismo do primeiro não. É encontrar novas formas, buscar soluções e inovação. Aprender, ajustar a rota e seguir.

Com a cultura de uma organização não é muito diferente. A paixão do propósito, os valores percebidos e praticados e as ações desenhadas de forma estratégica são transformadas em resultados incríveis.

A comunicação interna e a liderança contribuem verdadeiramente nesse processo de gestão do clima e da cultura. Ela não se fortalece da noite pro dia, é tijolo por tijolo e a construção dessa obra é feita com a contribuição de todos: líderes e colaboradores.

Em abril, aplicamos na Cinnecta, uma Pesquisa de Clima e dentre as categorias que avaliamos estão: Valores, Comunicação e Diretoria e recebemos 100% de favorabilidade nessas áreas — de um questionário respondido por 92% dos colaboradores.

Pensar nesse resultado após um ano desafiador de reajustes de estratégias de comunicação empresarial devido à crise da Covid-19 é de brilhar os olhos e fazer o coração vibrar. Na sexta-feira, rituais e iniciativas dentro do escritório, o puxar a cadeira para conversar com o colega, o aperto de mão e o toque no ombro para agradecer ao sair de uma reunião. Na segunda-feira, google meet, reforço na frequência do veículo de comunicação interna e eventos como happy hour gourmet.

O e-NPS (Employee Net Promoter Score), métrica inspirada no NPS (aplicada para medir satisfação de clientes), apura o quanto os funcionários se sentem engajados para recomendar a empresa como um bom lugar para se trabalhar:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar um amigo ou familiar para trabalhar com a Cinnecta?

A análise final é mensurada da seguinte forma:

Promotores: os colaboradores mais engajados que classificam a empresa na escala de 9 a 10

Neutros: aqui um engajamento parcial, com notas entre 7 e 8

Detratores: funcionários que classificam a empresa de 0 a 6 e assim não estão confortáveis e demonstram um grau insatisfação.

e-NPS = % promotores — % detratores

No ano de 2020 o nosso resultado final foi de 86 e agora em 2021, obtivemos um e-NPS de 91,6, crescimento de 6% no comparativo do período. A comunicação transparente foi ferramenta fundamental no processo de transição, gestão de mudanças e fortalecimento da cultura.

Os valores bem comunicados, a transparência e a confiança são capazes de contribuir para que as empresas atravessem a maré e cheguem do outro lado ainda mais fortalecidas. Crises tonificam.

Em um contexto online foi preciso inovar para que a cultura e os pilares organizacionais estivessem ainda mais presentes em todas as formas de comunicação da empresa. Seja na fala do líder, no comunicado interno ou conteúdos para as redes sociais.

A cultura come a estratégia no café da manhã. Peter Drucker

Dos nossos aprendizados, alguma iniciativas foram fundamentais nesse processo:

  • Fórum dos líderes no início da pandemia para alinhamentos e definições — semanal;
  • Fórum da diretoria com todo o time para integração e comunicados importantes relacionados ao contexto — semanal;
  • Aumentar a frequência da nossa news interna que passou a ser enviada duas vezes por semana
  • Impulsionar o diálogo e trocas no Slack. Aqui temos canal que vai desde músicas até um fórum para comunicados institucionais
  • QG’s das equipes: uma sala por time no google meet como uma alusão da experiência de puxar a cadeira para trocar uma ideia com algum colega de outro time
  • Meditação guiada com participação voluntária e possibilidade de estender aos familiares
  • Toda Quarta uma Foto: uma experiência de compartilhar registros do dia para conhecer mais do colega
  • Happy Hour Gourmet: teve pai de colaborador que ensinou receita para o time (o meu :D), o próprio funcionário e também esposa de cinnecter.
Noite de Jogos

Além do amor e da ação que falamos lá no início do conteúdo, porque cultura é sobre reverberar esse propósito e significado diariamente, outros dois pontos foram determinantes nessa jornada: a transparência e o apoio da diretoria.

A comunicação transparente gera confiança e promove um ambiente seguro. Estimular o diálogo entre líderes, entre empresa e colaboradores, entre times nos fortaleceu como equipe. E, quando a diretoria acredita no processo e na comunicação estratégica, o barco navega com facilidade e o vento sopra a favor.

Esse momento de disruptura foi importante para fomentar nossa cultura e me arriscaria a dizer até que proporcionou oportunidades de fortalecer nossas estratégias. Surgiram novas formas de comunicar, de promover nossas iniciativas — sempre guiados a partir dos nossos valores.

Inovação, paixão e muito diálogo impulsionaram nossas estratégias de comunicação.

E para vocês, quais foram os novos rituais que trouxeram resultados positivos para a comunicação organizacional?!

--

--

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, Especialista em Marketing. Atuo com Comunicação Corporativa, Marketing B2B e Agile.