A diversidade na prática

Como começar ações de diversidade e inclusão na sua empresa?

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

--

No texto que eu escrevi em junho aqui no blog, que você pode ler AQUI , relatei minha experiência como RP e Coordenadora do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade da empresa.

A partir dessa publicação, recebi perguntas de alguns colegas e resolvi compartilhar dicas para quem quer iniciar esse trabalho na empresa.

O mais importante para iniciar as ações é que a diretoria da empresa seja patrocinadora do projeto, afinal, sem eles será muito difícil mudar a cultura empresarial. Se precisar de ajuda para convencer sua diretoria, você pode encontrar argumentos na Cartilha da Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) Diversidade : O que é e o que ela pode fazer pelos seus negócios?

Contando que você já tenha conseguido isso, o próximo passo é criar um Comitê de Diversidade e Inclusão.

Como constituir um Comitê de Diversidade e Inclusão?

Para iniciar o comitê, sugiro que você faça uma palestra, ou treinamento e abra as inscrições para quem quiser participar. Depois da atividade avise que estão montando um comitê e veja quem se interessa, é muito importante que se haja diversidade nesse comitê.

Veja AQUI o que aconteceu com a Coca-Cola.

É bom que você já tenha as regras, por exemplo, o comitê terá um empregado de cada diretoria, teremos reuniões mensais e os voluntários devem se comprometer em participar. É importante que o comitê seja formalizado pela diretoria, assim como o plano de ação. Dessa forma todas as áreas envolvidas devem colaborar com as ações sugeridas pelo comitê.

O objetivo do comitê é promover o aprimoramento de práticas, gerar reflexão, acompanhar dados demográficos da empresa, criar indicadores e, sempre que necessário, analisar e rever processos em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Como montar um Plano de Ação?

A primeira ação é conhecer os dados da empresa:

- qual a diversidade racial e de gênero (é preciso fazer por meio de autodeclaração do empregado)?

- qual a diversidade nas lideranças, nos terceirizados?

- que benefícios a empresa oferece que favorecem a diversidade (licença maternidade/paternidade estendida, creche, sala de apoio ao aleitamento)?

- os treinamentos são para todos: existe algum tipo de ação afirmativa para incentivar o acesso de mulheres/negros/pessoas com deficiência, aos cursos de capacitação e qualificação?

- existem denúncias de assédio, homofobia, racismo na sua organização?

- a organização transmite, por meio da sua imagem/propagandas, tanto externa como internamente, a incorporação de valores de igualdade de oportunidades?

Com a análise desse dados você pode ir para outra etapa importante: montar seu plano de ação!

O nosso plano de ação segue os moldes do Programa Pró-equidade do Governo Federal, é voltado para 2 eixos com 8 ações:

Gestão de Pessoas

1 Recrutamento e Seleção

2 Capacitação e Treinamento

3 Ascensão Funcional e Plano de Cargos e Carreira- Salário e Remuneração

4 Política de Benefícios

5 Programas de Saúde e Segurança

Cultura Organizacional

6. Mecanismos de combate às práticas de desigualdade, e discriminações de gênero e raça e de combate à ocorrência de assédio moral e sexual

7. Prática de capacitação na rede de relacionamentos da organização (fornecedores e terceirizados)

8. Propaganda Institucional

Como mensurar o progresso do programa?

Anualmente você pode medir os dados da empresa, ver se estão melhorando e sugerir metas para a diretoria.

A AMCHAM também tem uma cartilha que pode te ajudar: KPIs de diversidade por que, o que e como medir a inclusão?

Caso considere que sua empresa já tenha boas práticas, pode participar do Guia Exame de Diversidade(até o dia 31 de agosto). Este guia tem por objetivo avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas no Brasil.

A diversidade é um fator de produtividade e competitividade para as organizações. Cria um ambiente de trabalho saudável, promove oportunidades para inovação e valorização talentos. Uma ótima oportunidade para o trabalho de um Relações Públicas.

Espero ter ajudado. Se quiserem saber mais perguntem abaixo. Gostaria de saber também como é tratada a diversidade na sua empresa!

Um abraço e até a próxima,
Aline. =)

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul