A jornada importa, mas você sabe onde sua marca quer estar em 2030?

Manter o foco do planejamento mesmo sem ter a clareza de quais serão os meios é fundamental.

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP

--

Li a seguinte frase em um artigo da Meio e Mensagem essa semana: “Com tantos aprendizados ao longo dos últimos oito meses, sua estratégia não pode ser esperar o fim da crise.”

Inspirada também pelo texto da Mary, na semana passada, que fala sobre a ansiedade pelo 2021, com um olhar mais voltado para as reflexões pessoais que esse ano (estanho) nos trouxe, hoje vim fazer uma pergunta, para a qual não almejo uma resposta certeira, mas sim, mais reflexões: você já sabe o que planejar para a sua empresa ou marca no ano que virá?

O mundo VUCA e isso já não é de hoje, por isso, o que eu apendi na faculdade lá em 2011, 2012 sobre planejamento estratégico de comunicação, precisa ser revisto, mas não esquecido, ou seja, não se planejam ações para os próximos cinco anos, nem mesmo para uma ano inteiro, mas devemos planejar sim as nossas aspirações para os próximos cinco, dez anos.

Onde e como queremos que nossa marca esteja daqui uma década? Definir o foco ajuda a não “se perder” pelo caminho que pode ser tortuoso. Como vamos chegar lá, quais as ferramentas e infelizmente quantas pandemias (espero que mais nenhuma) vamos enfrentar até lá, é impossível prever.

No mesmo texto da Meio e Mensagem que eu cito acima, também li reflexões sobre as grandes potências mundiais e o impacto das decisões dos governantes nos rumos dos nossos negócios, por menores que sejam. Tudo isso é previsível do ponto de vista de que SEMPRE teremos que lidar com fatores externos e o problema não é ser pego de surpresa e ter que se adaptar, o problema real é não saber onde se quer chegar.

Vamos a um exemplo prático: se eu sou uma grande empresa, tenho como parte do meu propósito zelar pelas pessoas e sei que tenho toda uma cadeia ao meu redor que precisa e depende do meu apoio, mesmo sendo surpreendido por um grande evento adverso ou por uma crise econômica, mas tenho claro nos meus princípio e valores que preciso ter responsabilidade sobre essa grande cadeia à qual estou ligado. Sei que uma pandemia ou outra grande crise afetam muito mais os pequenos negócios, como eu devo lidar com isso? Bom a resposta fracionada em ações eu não sei dizer, mas meu plano de ação para um momento tão complexo deve responder ao meu propósito maior e assim, independente das ações ou meios que eu utilizarei, seguirei trilhando o caminho ao qual me propus.

Ok, mas isso ainda é um discurso, por isso fui atrás de alguns exemplos práticos do que empresas vem fazendo para seguir o seu propósito, encontrei algumas ações que compartilho aqui para inspiração:

Transformando Vidas:

A Dell estabeleceu metas claras e até 2030 pretende ter um impacto significativo em todas os seus pontos de contato, uma das metas é de que até 2030, a empresa use a sua especialização e tecnologia para ajudar 1.000 parceiros sem fins lucrativos a se transformarem digitalmente para atender melhor às suas comunidades. Para a Dell “Grupos sem fins lucrativos serão sempre forças poderosas, mas correm o risco de ficarem para trás no mundo tecnológico de hoje. Vamos usar nossa tecnologia e especialização para garantir que a TI ajude essas organizações a prosseguirem com o que fazem de melhor.” Conheça mais metas.

2. Já fui bag:

O iFood tem buscado cada vez mais adotar medidas em suas operações que contribuam para gerar impactos socioambientais positivos e uma das mais recentes iniciativas é a Logística Reversa das mochilas térmicas dos entregadores, o projeto “Já Fui Bag”. Apenas entre julho e outubro de 2020, mais de 38 toneladas desses resíduos foram reaproveitadas na geração de energia ou transformados em novos produtos e reintegrados à sociedade novamente. Esse valor é equivalente a 35 mil mochilas térmicas. As ações são realizadas por meio de cooperativas. Saiba mais.

3. Chocolate que transforma:

A Hershey acaba de anunciar a primeira edição do projeto Chocolate que Transforma, apresentado pela linha de chocolates para uso profissional da marca, Hershey’s Professional. A iniciativa tem o objetivo de transformar o negócio de confeiteiros microempreendedores e autônomos por meio de ações como repaginação de identidade visual das redes sociais, investimento de mídia, treinamento de finanças e marketing, monitoria de gastronomia e fornecimento de insumos. Saiba mais.

Pra fechar, reforço o quanto é impossível a gente prever o que está por vir e as ferramentas que teremos a disposição para colocar em prática o nosso propósito, mas você sabe qual o legado que a sua marca quer construir até 2030?

Partiu planejar?

Bjos e até 2021 *-*

Cadastre-se na nossa Newsletter semanal e não perca nenhum conteúdo: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--