A tecnologia no relacionamento com os públicos: o outro lado da moeda!

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readAug 27, 2014

[caption id=”attachment_3127" align=”alignleft” width=”331"]

http://ucrio.blogspot.com.br/p/encontros.html[/caption]

A famosa frase que inicia com “a globalização..” cai muito bem no assunto que pretendo trazer hoje no Fantástico mundo RP. A todo o momento novas formas de comunicação são estabelecidas e as empresas e indivíduos têm suas mentes inundadas pela chuva de informações, obrigações e compromissos diários. Isso por que, sendo você uma pessoa física ou jurídica não basta mais fazer, é preciso anunciar o que foi feito, e não em apenas um canal, mas em todos os canais possíveis. Sinto que a comunicação face a face está de certa foma, se perdendo, e isso, na minha humilde visão, pode não terminar bem…

Não pretendo criar uma controvérsia de tudo que sempre falamos em relação às redes sociais e as novas tecnologias, elas são necessárias, são positivas. O objetivo aqui está voltado apenas a ver o outro lado, a parar e refletir sobre algumas de nossas atitudes e das atitudes de todos ao nosso redor, especialmente das empresas.

O tempo, os esforços, as estratégias e o dinheiro investido estão tão voltados às mídias e as redes sociais que no momento em que uma empresa se propõe a desenvolver projetos que envolvam uma comunicação face a face, mesmo essas endo muito mais simples, tem obtido grande repercussão, na maioria positiva.

Fazendo uma reflexão das minhas atividades diárias, tanto como profissional de comunicação, quanto como pessoa, me preocupo, e senti necessidade de expressar e dividir esse pensamento. A questão não está mais ligada à como as empresas e as pessoas se inserirem nas mídias, isso me parece que já está acertado, a questão está em como dividir as atenções, elencar as prioridades e as melhores estratégias para cada público e para cada ação. Nem tudo precisa ser “jogado” nas redes…

As empresas não podem e não devem se omitir das novas tecnologias e ferramentas que melhoram e contrubuem muito com o desenvolvimento do seu negócio, porém precisam de profissionais estratégicos e com visões globais do que está ao seu redor e de como aproveitar o cenário em questão.

Ao final desse post, faço um comentário que pode gerar controvérsias e discussões, mas que para mim é verdadeiro: nós como relações públicas precisamos preservar a essência da nossa profissão, que é o relacionamento com os públicos. Muitas vezes, esse relacionamento se torna mais fácil e rápido via telefone, e-mail, rede social, site, porém nada subtituirá a confiança desenvolvida em um contato presencial, as relações interpessoais precisam ser mantidas e cultivadas! Nem tudo deveria girar em torno da tecnologia. Lembre-se: a comunicação um para um ainda pode dar resultados muito positivos!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖