ABRP RS/SC promove Encontro Regional de Relações Públicas em Canoas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
4 min readSep 28, 2016

Nos dias 23 e 24 de setembro a ABRP RS/SC promoveu um belíssimo encontro de Relações Públicas no Sul do país: o CONGREGARP. Quem foi com certeza não se arrependeu. A iniciativa já está em sua segunda edição (fora os cursos realizados todos os meses em Porto Alegre/RS, que você pode conferir aqui: http://www.abrprssc.com/cursos).

correto
Imagem: divulgação

Nós, do Fantástico Mundo RP, cobrimos o evento em nossas redes sociais e vamos contar um pouco do que vimos por lá na visão de quem participou: Kelen Turmina, Eliara Rothmann, Muriel Felten e Nicola, T. .

14446174_1314317118581183_5003780378858875651_n
Muriel, Eliara, Tuane e Kelen

O encontro contou com a presença de grandes referências da área e proporcionou um gigante networking entre estudantes e profissionais de RP, workshops e mesas redondas que trouxeram muito conhecimento.

Na ocasião, também nos reunimos com nossos queridos colegas de blog, Mazáaa e Comunicação e Tendências, além claro, de muita troca de ideias com outros RPs que passaram pela ULBRA.

14484801_810184655790162_6737699590757110147_n
Fantástico Mundo RP, Mazáaa e Comunicação e Tendências.

A primeira noite foi marcada pela presença da ilustre Margarida Kunsch, professora e pesquisadora da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA/ USP) grande referência de nossa área e autora de vários livros que norteiam a profissão de Relações Públicas. Kunsch retomou conceitos sobre comunicação organizacional estratégica e comunicação integrada, um dos assuntos em que tem maior domínio, e destacou o papel do relações públicas de adaptar o planejamento ao contexto em que a organização está inserida, atuando com foco e resiliência para promover a melhor comunicação da empresa com seus públicos. A professora e pesquisadora Cleusa Scroferneker, que também é vice presidente da Abrapcorp, complementou a palestra e lançou uma provocação: quem é o Relações Públicas, afinal? Após a palestra, os participantes foram recebidos com um coquetel para confraternização.

14435044_1314318121914416_5636493427836495880_o
Nós com a Margarida Kunsch

No segundo dia, os palestrantes surpreenderam a plateia ao transitar por temas teóricos e práticos e aliar o caráter institucional da nossa profissão com a demanda mercadológica do cenário atual. Na primeira mesa redonda da manhã, “A importância da cultura organizacional para as relações públicas”, o Prof. Flavio Schimidt e a Profa Emiliana da Silva Campos apresentaram suas conclusões sobre o tema. O prof. Flavio defendeu o papel dos profissionais de relações públicas como gerenciadores dos processos relacionais e construtores da reputação da empresa a partir de sua identidade. Para tanto, faz-se necessário entender o contexto da organização. Logo em seguida, as RPS Alice Sonntag Kuchenbecker, Denise Pagnussatt e Cris De Luca falaram sobre suas atuações no mercado de trabalho e como fazer para ter relevância para as organizações que procuram o nosso serviço, mesa redonda mediada por nossa Co-founder do blog, Tuane Nicola.

Os debates geraram reflexões muito positivas:

Os workshops, ocorridos no início da tarde, trabalharam diferentes vertentes das relações públicas: Relações Públicas Internacionais Gestão e Gerenciamento de Crises Empreendedorismo e Inovação em Comunicação, Avaliação e Mensuração em Comunicação, Comunicação Digital, Gestão Estratégica de Canais e Conteúdos com Público Interno. Cada um trouxe reflexões e novas propostas para a área de atuação em questão, além de atividades práticas.

Para sua última mesa redonda, o Congresso recebeu a RP Ariane Feijó e o Prof. Esp. Luciano Nunes Suminski. Eles falaram sobre o valor estratégico de resultados e estratégias de comunicação. Luciano falou sobre as crises e os paradoxos da sociedade moderna e destacou que, em um mundo com cada vez menos empatia, a atividade de Relações Públicas nunca foi tão útil. Já Ariane inspirou os presentes com sua trajetória e defendeu a importância da comunicação sincronizada, ou seja, que o marketing passe a olhar mais para as pessoas e a comunicação para as vendas. Para exemplificar, Ariane mostrou o modelo de Inbound marketing, que trabalha relacionamento e empatia para gerar ganhos comerciais.

Amamos participar desse grande encontro, afinal, são poucas iniciativas que reúnem com tão brilhantismo tantos estudantes e profissionais da área no sul do país. Parabéns, ABRP RS/SC!

Que venha o próximo!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖