Aprendizados do trabalho remoto

E 4 dicas para não surtar

Brandy Aguiar
Fantástico Mundo RP

--

Já faz mais de um ano que eu estou aqui vivendo e comunicando por uma tela. São tempos complexos e de constante incerteza, o que exige de nós abertura e paciência para seguir equilibrando pratos por aí. Separei algumas dicas que me ajudam e espero que sejam boas para você também.

1. Rituais matinais

Quem pulou da cama direto pro computador levanta a mão! O cérebro leva um certo tempo para se adaptar ao novo contexto (e pra acordar).

Rituais matinais me ajudam a manter a rotina e não ter a sensação que eu só trabalhei durante o dia. Dentro do meu ritual está levantar com calma, me alimentar e resolver atividades pessoais antes de pensar no trabalho.

Sugestão de app para suas rotinas: Fabulous (iOS e Android)

2. Organizar o trabalho é trabalhar

Arrumar o meu espaço de trabalho é parte do início do meu dia na firma. Ajusto tudo conforme a minha agenda e o que eu vou precisar no dia e isso me economiza o famoso tempo.

Quebro o dia em tarefas com algumas premissas (por área e prioridade) usando algumas ferramentas como Calendar, Tasks e o famoso caderninho.

Para distrações: evite meios alternativos de trabalho, use as ferramentas oficiais da firma e puxe a orelhinha do coleguinha que acha que mandar mensagem pra você no whatsapp vai fazer você responder mais rápido.

Sugestão de app pra virar organizadora pro: Notion

3. Cuide da sua saúde (física e mental)

Além das recomendações da OMS para evitar a COVID-19, é importante repensar nosso cuidado com a saúde de forma global.

Boas-práticas simples e respeitar seus limites fortalecem nossa imunidade e evitam demais doenças inclusive o burnout. Fique de olho e se possível leia esse meu texto aqui:

4. Mudar de contexto

Em semanas de alerta e infoxicação, desacelerar após longas tarefas e após o horário de trabalho é fundamental para evitar picos de estresse e ansiedade.

Experimentar práticas de mindfulness podem ser uma ótima alternativa para nós, que trabalhamos constantemente com dispositivos digitais.

Sugestão de podcast: Autoconsiente, por B9

Estes são alguns dos hábitos que estou utilizando, mas existe uma infinidade de possibilidades. Quais práticas estão funcionando para vocês?

--

--

Brandy Aguiar
Fantástico Mundo RP

Publicitária e graduanda em Relações Públicas na UFRGS. Escrevo para resistir.