As tendências que dominaram o podium da 3ª Maratona Digital

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
6 min readMay 26, 2016

[caption id=”attachment_4674" align=”alignright” width=”960"]

13237623_1154834764561278_2853867596048569576_n

(Foto: Fabulosa Ideia)[/caption]

“O aprendizado é uma maratona, e não uma corrida de velocidade”.

A grande maioria dos atletas que participam de uma maratona não a corre para vencer. Na Maratona Digital também é assim, o mais importante é o conhecimento que você vai adquirir durante a corrida, para alcançar os melhores resultados no marketing digital, e consequentemente depois de um bom trabalho, o sucesso.

No último final de semana estive presente na 3ª Maratona Digital promovida pela Fabulosa Ideia e hoje trago um pouco sobre a experiência do evento, digo pouco pois foram 12 workshops de marketing digital focados na prática e ainda estou processando toda a enxurrada de conhecimento e informação que quem estava lá como eu, pode absorver e a partir de agora, aplicar no trabalho diário.

Ready? GO!

Em uma maratona, o aprendizado verdadeiro requer um longo período. E, se você queimar toda a sua energia no começo, não vai conseguir chegar ao final, por isso, o aquecimento foi na sexta-feira, com 2 workshops e depois, a maratona continuou no sábado e domingo fechando o final de semana com chave de ouro.

[caption id=”attachment_4675" align=”alignleft” width=”300"]

IMG_4629

Linda vista do Amcham[/caption]

Na chegada, os corredores receberam água, afinal em uma maratona é essencial manter-se hidratado, além claro, de bem alimentado com os cupcakes personalizados e o coffee. Outra característica do evento, foi o espaço com puffs, já que o descanso não é simplesmente uma opção, é uma necessidade de nosso corpo e os maratonistas merecem uma pausa com conforto pra seguir com toda a disposição durante os 3 dias.

Uma frase que definiu muito bem o evento foi a seguinte: “Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós”. Isso porque na maratona passaram muitos profissionais capacitados, dando dicas, promovendo reflexões, trazendo tendências e cases, muitos cases pra inspirar o trabalho do público presente. Confira a programação completa aqui.

Mas vamos ao que importa, as tendências que mais me chamaram a atenção foram:

Branding Digital antes de tudo

Não tem mais volta, hoje em dia, a lógica das empresas tem que ser diferente, a lógica tem que ser digital. E não importa onde ela está, seja on ou off, seja em qualquer rede social, a brand persona vai ser sempre a mesma. Por isso, antes de se preocupar em vender é necessário pensar no posicionamento, fortalecer sua marca e se preocupar com a reputação em todos os canais para gerar feedback positivo. Adaptar-se às ferramentas sem fugir da personalidade da marca é a dica principal.

Conteúdo é rei

Perdi a conta de quantas vezes falaram a palavra: público e conteúdo durante os 3 dias de maratona. Cada vez mais, o papel das marcas na geração de conteúdo relevante vai ser mais forte. Para Rafael Terra, “o conteúdo é a melhor estratégia em um planejamento de Marketing Digital”. Até no painel sobre e-commerce o conteúdo se destacou: “as pessoas não querem comprar um bem, elas querem saber de histórias” — Denis Osório (Vnda&Etail).

E a dica principal (que particularmente queria que estivesse em todos os outdoors): você não tem que falar sobre todos os assuntos, apenas sobre o que é relevante para a sua marca.

[caption id=”attachment_4678" align=”alignright” width=”300"]

IMG_4639

Com o idealizador do evento: Rafael Terra[/caption]

Engajamento é rainha

Engajamento não é só uma palavra bonita! Antes, o diferencial era só estar presente na internet. Hoje, é preciso ser útil, gerar engajamento e interação com seu público. Para Rafael Terra, “a maior métrica em mídia social sempre será a conversa”.

Uma dica que também foi frizada em várias falas para isso é utilizar muito o call to action: a pessoa por trás do computador não sabe o que fazer, você tem que indicar pra ela, dizer ao usuário o que ele precisa fazer, porque sim, ele quer ser orientado.

“A internet é um shopping de luz apagada e ninguém consegue chegar ao teu site se você não divulgar”. Por isso, chame o usuário para a ação, mostre o caminho pra ele lembrar da marca.

Vídeos em alta (não) é novidade

Em 2017 os vídeos representarão 69% do tráfego online, não é novidade mais, mas realmente eles não param de ser uma estratégia que cada vez mais deve ser utilizada. Sabe porque? a verdade é que ninguém mais quer ler na internet.

E o sonho da vez, é ser youtuber. Sabe qual o segredo do sucesso dos youtubers hoje? Falar sobre a “vida real”, sobre os problemas diários. Isso muda o contexto sobre como as marcas devem se posicionar: as marcas precisam ser mais “gente como a gente”.

E o segredo do youtube ser uma plataforma tão forte? O Youtube é pra sempre, podem passar anos, mas os videos antigos continuam a serem vistos, nao é como uma publicaçãoo no facebook, por exemplo, que some.

IMG_4584

Snapchat is the new black

A vantagem do snapchat é que o conteúdo dele é único e exclusivo e aproxima muito o consumidor da marca. Você pode até tirar uma foto do snap e postar em outra rede social, mas ele vai continuar sendo primeiramente exclusivo lá no aplicativo, que já ultrapassou visualizações da TV, ou seja, tem mais gente assistindo snaps do que globo, por exemplo.

O Snapchat é uma rede que pode ser muito aproveitada para ações de marca, como lançamento de produtos. Mas como, se o seu público não está lá? O diferencial é

criar ações e vantagens para o cliente ir até lá, ações exclusivas!

Outra cereja do bolo do snapchat é criar storytelling da marca, bastidores de um novo produto. Mas no fim, com certeza, usar snapchat pra marcas é sair da zona de conforto.

Instagram é relacionamento

E relacionamento orgânico (por enquanto), a taxa de engajamento da rede social de fotos é 15% maior que a do Facebook. Nele você deve fazer o seu usuário se sentir o cara mais especial do mundo.

Nesse app, o controle remoto é o nosso dedo, por isso a dica é criar boas imagens, pois isso é o que vai fazer as pessoas pararem de “trocar o canal”.

Outras dicas: procure não ultrapasse os 20% de texto na imagem, coloque a URL na Bio, use hashtags personalizadas!

Humanização é tudo ❤

Ficou claro com as falas de todos os workshops que é preciso conhecer o público, ter uma personalidade definida e um conteúdo atraente para interagir com seu público e sabe porque é tão importante?

As pessoas são fidelizadas por marcas, não por preços.

A dica principal é a missão de inbound marketing: o que o público quer ouvir, na hora que ele quer ouvir, da forma que ele quer ouvir. Como? Através do passo a passo: atrair > converter > relacionar > vender > analisar!

[caption id=”attachment_4677" align=”alignright” width=”300"]

IMG_4601

Com os dois pés no Marketing Digital.[/caption]

Ufa!

Espero que tenham gostado. Pois confesso, o título do post era pra ser: porque você não pode perder a próxima Maratona Digital? Nesta foram mais de 770 posts e pelo menos 1 milhão de pessoas alcançadas com as publicações do evento.

Mas nem preciso falar mais nada né? Você não vai querer perder a próxima. Será dia 14–16/10, em Porto Alegre. E nós estaremos lá cobrindo mais uma vez!

Por: @tutinicola | @fmundorp

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖