canva

Bora falar sobre empreendedorismo negro?

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readAug 4, 2021

--

Faz um tempinho que não escrevo para vocês né?! Nesse meio tempo tenho observado alguns movimento internos e externos que tem me feito expandir o olhar para muita coisa, uma delas é: no seu empreendorismo, tem espaço para pauta negra? Vem comigo para entender

Empreender se tornou uma das maiores atividades do país, abarcando desde de negócios de impacto social, até produtos de luxo. Resumir o quadro de dificuldades enfrentadas pelos empreendedores como iguais, é simplificar a complexidade que existe por trás de cada narrativa do mercado atual.

Em sua última pesquisa, o IBGE constatou que 56,10% da população do país se declarou negra. Além disso, segundo apresenta o Sebrae, de 100 adultos negros no Brasil, 40 são empreendedores. Estes dados já retratam uma jornada de empreendedorismo diferente para cada uma dessas pessoas, sendo necessário apresentar um cenário onde o empreendedor negro tenha espaço de crescimento e voz.

Pensando nisso, neste artigo vou te contar sobre o que é o empreendedorismo negro e a sua importância para os negócios de impacto do país.

Como o nome se faz entender, este movimento possibilita ampliar a visibilidade da população afro-brasileira, realizando atividades voltadas para o empoderamento identitário, através de estratégias que combatem a vulnerabilidade econômica e social que muitos enfrentam. Uma das principais formas de fomentar esse cenário é o incentivo ao consumo de produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros, que reforçam a cultura e expressão originária.

Desta forma, ao pensar o empreendedorimos negro no país, estamos não só possibilitando a ascensão de um mercado, como também colocando em pauta elementos de ação afirmativa da identidade negra.

E mais, o crescimento do empreendedorismo negro fomenta oportunidades de desenvolvimento e capacitação da nova geração que busca atuar no mercado como um agente de transformação.

Abaixo listei para vocês 4 iniciativas de empreendedores negras e negros que estão fazendo a diferença na economia do país

1 — Feira Preta

Um dos maiores eventos de cultura e empreendedorismo do país, incentivando a criação de mini hubs, incubadoras de negócios, capacitação e festivais sobre diversidade e empoderamento.

2 — Afrobusiness Brasil

Instituição sem fins lucrativos com o objetivo de promover a integração entre empreendedores, intraempreendedores e profissionais liberais, fortalecendo o processo de inclusão social e econômica da população negra.

3 -Movimento Black Money

É um Hub de Inovação que tem como norte incentivar a visão empreendedora de jovens negros, através da comunicação, educação e geração de negócios.

4 — AfroHub

Projeto nascido e criado do PretaHub, tem como DNA o programa de aceleração empreendimentos negros, com foco na decodificação dos códigos da internet para um uso mais justo e estratégico por parte dos seus negócios

Muito mais que espaços de negócios, é necessário pensar que o afro empreendedorismo vem como um rede fortalecedora para o jovem negro, abrindo espaços antes nunca imaginados.

Curtiu abrir o olhar para outras formas de empreendedorismo?

Nos vemos em breve!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖