Case de insucesso no dia da mulher

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readMar 8, 2013

8 de Março: Dia Internacional da Mulher e hoje o Fantástico Mundo RP traz aos seus leitores, mais uma vez, a necessidade de um trabalho estratégico de Relações Púbicas.

Quem: Administração municipal de Porto Alegre

A campanha: Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, foram divulgados no perfil das redes sociais da gestão de José Fortunati (PDT) prefeito de Porto Alegre a campanha “Só uma mulher” que continha imagens com frases relacionando as mulheres a situações cotidianas que colocam as mulheres em lugares comuns “Só uma mulher… sabe o drama que é estragar uma unha ao sair da manicure”. No perfil institucional da prefeitura no Facebook, os quadros feitos para a campanha levam o logotipo do poder público municipal.

A proposta era de homenagear as mulheres, mas a estratégia e frases utilizadas foram totalmente em contrapartida com o objetivo da existência dessa data: “Na maioria dos países realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher”. A campanha acabou por banalizar a figura feminina e a luta pela equidade de gênero.

Sem coerência e sem alcançar seu objetivo e público-alvo, a prefeitura deletou a campanha das redes sociais e por volta das 15h30 emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“Nesta semana, a Prefeitura de Porto Alegre desenvolve uma série de atividades em homenagem ao Dia da Mulher. A maioria delas é voltada à saúde feminina, como a de prevenção ao câncer de útero, o teste rápido de HIV, entre outros. A ação “Só uma mulher” teve como objetivo propôr uma interação bem humorada e de conteúdo leve em meio as demais iniciativas desenvolvidas por ocasião do Dia Internacional da Mulher. É importante destacar que a definição dos conteúdos teve participação feminina e em nenhum momento houve intenção de desqualificar a imagem da mulher. No entanto, em respeito a manifestações contrárias ao conteúdo, optamos por tirá-la do ar. Nossas desculpas aos que se sentiram de alguma forma atingidos.”

E a participação do Relações Públicas? São muitos os trabalhos que o profissional exerce nessas situações, em primeiro lugar antes de se pensar tal campanha ele realiza um diagnóstico, analisa profundamente o público-alvo e pensa nas melhores estratégias para alcançá-lo. Se esse estudo tivesse sido realizado antes, quem sabe não teria gerado tal polêmica. E se gerou, recorre-se também ao profissional para procurar um melhor esclarecimento do que aconteceu e estratégias para recompensar o erro, mesmo não sendo possível apagá-lo, pois tirar do ar não deleta a imagem negativa na cabeça de muitas mulheres. A melhor forma de lidar, ainda é prevenir e pra isso “Todo mundo precisa de um Relações Públicas”.

Parabéns mulheres, pelo dia da mulher!

Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/03/prefeitura-de-porto-alegre-lanca-campanha-pelo-dia-internacional-da-mulher-e-sofre-repudio-nas-redes-sociais

http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖