Photo by Gustavo Ferreira on Unsplash

Caso Neymar Jr.

Reputação nos tempos em que o tribunal da internet não perdoa

Jun 7 · 3 min read

No início da semana, os meus colegas de trabalho estavam conversando sobre o caso Neymar Jr — a polêmica que tornou-se o assunto do momento e monopolizou o noticiário — e me perguntaram a visão e análise do ponto de vista da Comunicação e do Marketing. Pois bem, essa reflexão resultou no texto da semana do Fantástico Mundo RP.

A internet tornou-se muito previsível e em conflitos como esse, a sociedade não perdoa e a reputação do envolvido entra em jogo. Quando algo acontece o tribunal da internet se forma e gera debates, conteúdos, memes, figurinhas, vídeos, twitters, hashtags. As motivações são diversas. Veja alguns números do caso Neymar Jr no digital:

Não pretendo discutir se o jogador é culpado ou não ou sobre a questão de como a mulher é vista neste tipo de denúncia ou mesmo de qualquer outra teoria que tenha surgido e circulado nas redes no decorrer da semana. Falo do meu lugar de profissional de Relações Públicas.

Vamos começar com um trecho a definição de reputação está no Estrato de Verbetes e que somos apoiadores 😊

“…A reputação é construída no tempo, por uma diversidade de dimensões de interação, desde a avaliação do valor de produtos e serviços até seu impacto social, passando pela leitura de o quanto ela pratica valores como ética e integridade…”

Em momentos de crise, a imagem e a reputação que foram construídas com os stakeholders ao longo dos anos ganha uma imensa importância. Tudo que foi consolidado e desenvolvido, pode ir por água abaixo se a gestão da crise for malsucedida.

E nessa polêmica com o jogador pop uma coisa é certa, paira sobre Neymar uma das maiores ameaçadas para qualquer atleta: a perda de patrocínios e de reputação (nacional e internacionalmente). Tudo o que o camisa 10 da seleção brasileira conquistou com o público durante a sua carreira será colocado à prova.

As personalidades públicas, assim como as marcas e empresas, precisam ter planejamentos muito estratégicos para enfrentar esses momentos. O privado deixa de existir aos olhos das pessoas e o jogador precisa estar preparado para se posicionar diante dos atores envolvidos: a justiça, a polícia, os patrocinadores, o clube, os fãs, a família e a sociedade em geral.

Neymar sofre pressão dos patrocinadores que temem abalo na imagem do jogador. Uma reputação positiva frente ao público da marca é tão fundamental quanto a performance do atleta.

“Estamos profundamente preocupados com essas acusações e seguimos acompanhando de perto a situação”, disse a Nike em comunicado. A empresa que é praticamente madrinha da carreira do atacante e sua principal patrocinadora: o contrato atual, assinado em 2011, vai até 2022.

O posicionamento que a Nike adotou no caso Neymar é semelhante ao que demonstrou em relação às acusações contra o jogador português Cristiano Ronaldo. Outros atletas renomados que foram envolvidos em escândalos tiveram contratos de patrocínio suspensos. Como Lance Armstrong que foi banido do ciclismo após ser comprovada sua participação em um esquema de doping e Tiger Woods que em 2009, passou por uma série de escândalos sexuais.

As personalidades têm um grande impacto na construção de relações entre marcas e consumidores. Uma pesquisa recente da YouPix — ROI & Influência 2019, ouviu 94 grandes empresas brasileiras e revelou que 69% consideram que esta modalidade de marketing traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital traz.

Por isso, quando se vivencia uma crise, é preciso se posicionar de forma empática, estratégica, clara e objetiva. Ter uma atitude humilde. Dizer a coisa certa, na hora certa, no veículo certo, no contexto correto. E para realizar o que for mais assertivo, é preciso uma atitude profissional, planejada e transparente.

E você profissional de RP, como tem preparado a sua organização para gestão de crises?!

Boa reflexão e bjs da Pri! :)

Fantástico Mundo RP

Um blog feito por quem e para quem ama Relações Públicas

Priscila Couto

Written by

RP de formação e de coração, apaixonada por pessoas, conexões, desafios e inovação.

Fantástico Mundo RP

Um blog feito por quem e para quem ama Relações Públicas