#chegadeassedio e a gestão de crise

Eliara Rothmann
Fantástico Mundo RP
2 min readApr 7, 2017

--

O mundo mudou e as grandes empresas estão começando a aprender com isso!

Acompanhamos essa semana, um caso de grande visibilidade e repercussão: a campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas #ChegadeMachismo” onde atrizes da Rede Globo se uniram e declararam indignação frente ao assédio sofrido pela figurinista Susllem Tonani, provocado pelo ator José Mayer .

https://estilo.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2017/04/05/mexeu-com-uma-mexeu-com-todas-ativistas-pro-e-contra-a-campanha-opinam.htm

A Rede Globo não ficou para trás e imediatamente (deve ter um RP lá :D) tomou as providências e afastou o ator da próxima novela em que participaria, além de cortar cenas da atual. E não é a primeira vez neste ano em que a emissora se mobiliza contra o machismo: essas providências foram semelhantes ao caso do Victor Chaves, da dupla sertaneja Victor e Léo (a emissora está ficando craque em gerenciar crises de seus pupilos).

Grande crise. Principalmente porque na internet ninguém perdoa (e tratando-se de assédio, fica mais delicado ainda). Então como lidar com tudo isso?

Nós, como comunicadores e Relações Públicas entendemos que o posicionamento do ator, em escrever uma carta admitindo seu erro, demonstrou ser transparente com a imprensa, o que por hora, parece o mais correto a fazer. Porém, será que ele mudou de opinião tão rápido assim? Ou só mudou porque o fato veio a tona e está prejudicando a sua reputação?

Além disso, em seu último papel com o personagem Tião, na novela A Lei do Amor, ele não era um homem que serve se exemplo e que prega por bons costumes, pelo contrário, era machista o que torna inevitável a comparação. Será que o Zé Mayer saiu de cena e achou que poderia continuar agindo de tal forma?

Dos dois lados pudemos perceber que houve, ainda que em bastidores, um grande trabalho de gestão de crise. E que, além disso, casos como este nos levam a refletir o papel dos comunicadores dentro das empresas: de não apenas consertar o telhado quando está chovendo, mas sim, ressaltar a importância de evoluir posturas, posicionamentos e atitudes. Com certeza tem muito caminho pela frente, mas as empresas estão começando a aprender com isso!

um bj :*

--

--