Como criar um evento memorável

10 insights do Fire Festival 2019

@tutinicola
Fantástico Mundo RP
5 min readOct 3, 2019

--

Não, esse post não é sobre o Rock in Rio, mas sim é sobre outro festival! No mês de setembro participei em Belo Horizonte (MG) do Fire Festival, pelo terceiro ano consecutivo. Como RP, inevitavelmente, não pude deixar de analisar a organização do evento em si e as ativações de marca. O lado RP/Eventos sempre fala mais alto nessas ocasiões.

Então, trago aqui no Fantástico, um pouco sobre o evento para te trazer insights para suas próximas ações =)

1. Abertura

A primeira impressão de um evento você tem logo na chegada e a abertura, por exemplo, já dá um gostinho daquilo que vem pela frente. Esse ano a Hotmart surpreendeu com uma mega apresentação de luzes do grupo ucraniano Light Balance, semifinalista do America’s Got Talent em 2017.
Se preocupar com uma abertura impactante deve ser algo presente no checklist de um organizador de evento.
Se você quer ter uma ideia de como foi, assista o vídeo abaixo:

2. Festival

Desde o ano passado o Fire ganhou um plus no nome: Festival. A programação além das palestras, ganhou uma área externa chamada FUN ZONE, com food trucks, palco com música nos intervalos, intervenções musicais e artísticas e festa no último dia de evento.
Descobrimos depois, olhando nas notícias, que o primeiro dia de evento teve recorde de calor e foi o dia mais quente do inverno de BH, chegando a 36º graus, os participantes então aproveitaram pra se refrescar na sombra e tomando chopp.
Se preocupar com o entretenimento do público e espaços para networking e descontração é essencial em eventos pra quebrar o gelo dos momentos "pesados" de aprendizado.

https://www.facebook.com/firefestivalofficial/

3. App do Evento

O Sparkle é um aplicativo/rede social gratuita e sem algoritmo criada pelo Hotmart, onde é possível compartilhar vídeos, áudios, links, enfim, conteúdos em comunidades. Lá era possível conferir os informativos sobre o evento, ver conteúdos sobre as palestras, conferir a programação de palestras e por aí vai. Mas a novidade desse ano foi o método de pagamento introduzido no app.
No primeiro dia de evento fomos supreendidos com um presente: R$50 reais na conta do aplicativo para utilizar durante os dias de evento. Bastava abrir o app, apontar a câmera para o QR Code do vendedor e fazer compras com esse saldo nos food trucks do evento, pagar bebidas ou fazer compras de produtos na lojinha da marca.
No último dia, para acabar com o saldo que eu ainda tinha, comprei uma cerveja com a marca do evento:

4. Comida

A programação de palestras do Fire acontecia das 9h às 22h, com pouco tempo de intervalo entre as falas, portanto, pensando no bem-estar do público, o evento disponibilizou no hall comidinhas aos participantes: estande de frutas, pão de queijo (coisa bem típica mineira), opções de iogurte, café, refrigerante e sucos. Uma forma de alimentar o público de todas as formas :)

https://www.facebook.com/pg/firefestivalofficial/

5. Mimos ❤

Durante todo o evento, o perfil do Fire é muito ativo nas redes sociais, interagindo com as pessoas, postando fotos da galera, vídeo ao final de cada dia, além de posts com as principais quotes dos palestrantes. O que me chamou a atenção foi a valorização dos clientes, ou seja, do público presente no evento. A ação carinhosamente apelidado de #radarLOVEHotmart escolhia seguidores para dar mimos.
Depois de algumas interações com a marca no digital tive a honra de ganhar de um dos membros da equipe, um "recebidos" durante o evento, um kit com essa cartinha! Iti malia ❤

6. Experiências

A gente vive tanto online que as experiências presenciais vão ser cada vez mais relevantes. Ouvi essa frase em uma das palestras e ela faz todo sentido. Além de tudo, o evento proporcionou espaço de games, espaço de meditação e relaxamento, teve distribuição de Red Bull e invasões de personagens Bob esponja, zangado, Darth Vader, Storm tropper, Hulk, Thanos, Sonic, Pokemon e muitos outros que animaram a galera.

https://www.facebook.com/firefestivalofficial/

7. Inclusão

A população de surdos no Brasil é de mais de 9 milhões de pessoas. Uma das mudanças dos outros anos do evento para este foi que todas as palestras contaram com intérpretes de libras. Além, de tradução simultânea para estrangeiros.

8. Ambiente instagramável

O que todo mundo já faz em um evento? Tira fotos. Mas se você oferece a oportunidade das pessoas fazerem isso, melhor ainda! Não faltou cenário no Fire pra registrar o momento. Outra coisa que eles tiram de letra é o tema/identidade em cada edição, comunicação consistente e padronizada.

9. Ativação do SEBRAE

Nesta edição, o patrocinador do evento Sebrae, fez uma ativação muito criativa: um estande onde você recebia um “Banho de Gestão”. Na piscina de bolinhas, tinha uma câmera 360º que fazia uma espécie de boomerang e enviava para o seu e-mail, depois você ainda recebia um sabonete (muito bomm por sinal!) achei demais a ideia, afinal, eu sou uma das milhares de pessoas que tem insights criativos durante o banho, ou seja, me identifiquei.
E claro, tinha também manual e consultoria dos especialistas sobre pequenos negócios pra quem quisesse.

10. Pesquisa

Dois dias após o evento, enquanto os participantes ainda estavam "aquecidos" e com a cabeça fervilhando de ideias e conteúdo, o evento enviou a pesquisa de satisfação, perguntando sobre os principais pontos: que nota você dava para o evento, conteúdos, local, staff, kit, networking, aplicativo do evento, estrutura local, quais palestras você mais gostou, se você indicaria o evento para um amigo, se você iria no Fire 2020 e também quais conteúdos você gostaria de ver no próximo evento. Algo ESSENCIAL ao final ou após um evento, com certeza para encontrar melhorias para a próxima edição. Só lembrando: não demore pra enviar!

E aí, curtiu as ideias?

Até a próxima,
@tutinicola

--

--

@tutinicola
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.