Como está a experiência do seu colaborador?

Ainda sobre o #RDSummit 2019

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

--

Na semana passada a Tuti já fez um apanhado das principais mensagens sobre o RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, que aconteceu nesse mês em Floripa, mas durante esses 3 dias tivemos uma imersão tão grande de conteúdo, que eles ainda serão muito compartilhados por aqui. E eu, como uma boa endomarketeira, vou trazer o que achei de mais legal sobre o rolou com foco nos colaboradores.

A palestra do Jacco VanderKooij, fundador Winning by Design — empresa do Vale do Silício que auxilia empresas e startups a desenhar suas áreas de vendas, marketing e CS — abordou o tema: “Como empresas podem oferecer uma boa experiência aos seus colaboradores”, e é aqui que começa o nosso papo de hoje. Muito se fala em experiência do usuário, mas e a experiência dos seus empregados, como está?

Para o Jacco, essa é uma questão simples: para uma empresa ser bem-sucedida, ela precisa ter foco nas experiências dos seus colaboradores. Colaboradores felizes, por consequência, promoverão boas experiências para seus clientes. E para que isso aconteça, existem 5 elementos chaves:

#1. IMPACTO

As pessoas não querem mais somente um trabalho, elas querem mudar o mundo. E esse impacto acontece quando elas conseguem unir o que sabem fazer bem, que podem ser pagas para isso, com aquilo que o mundo precisa ❤

#2 EMPODERAMENTO

Para ele, “os alfas” — aquelas pessoas que tem características dominantes, que podem ser formadores de opiniões ou tomadores de decisões — estão dominando o mundo. Um líder já não tem mais relação direta com hierarquia, pelo contrário, ele é alguém que a equipe reconheça como a sua liderança e que os inspire.

Esses novos líderes devem ter o poder de gerar o consenso nas equipes, devem encurtar a aprovação de novas ideias, além de se permitir errar.

“Being wrong is a modern leadership skill.”

#3 FLEXIBILIDADE

As pessoas querem trabalhar com flexibilidade de locais, de horários e de equipes. Não existem motivos técnicos para que as pessoas estejam ao mesmo tempo nos escritórios, pessoas têm perfis e tempos diferentes. E é nesse tipo de ambiente que as diferentes gerações querem estar.

#4 CRESCIMENTO

O quarto elemento é o crescimento. Para o Jacco, nos primeiros 6 meses os empregados têm um crescimento que acompanha o crescimento da empresa, ou até superam, mas a partir daí, eles começam a estagnar, mesmo que a empresa siga crescendo. O principal fator para que isso aconteça é que as empresas investem um pouco em marketing, em vendas, muito em produto e muito pouco na “vida” dos empregados.

Ao invés de investirem apenas no início das suas carreiras, as empresas devem seguir investindo nos colaboradores ao longo da sua carreira, auxiliando no desenvolvimento de novas habilidades, e não demiti-las quando acharem que o rendimento caiu.

#5 COMUNIDADE

Já o último fator, está também relacionado com o primeiro. A pessoas não querem apenas um trabalho, elas querem fazer parte de uma comunidade de verdade, uma comunidade que cause impacto.

Segundo ele, uma comunidade é muito mais que um time que trabalha junto. Uma comunidade empodera as pessoas que fazem parte dela, cria uma rede de colaboração capaz de potencializar o trabalho dos demais, promove aprendizado sobre os seus interesses, buscando não só o desenvolvimento pessoal das pessoas, como também uma evolução enquanto sociedade.

E com toda experiência encantadora, temos empregados felizes, capazes de refletir isso em uma experiência encantadora para os nossos clientes também.

E para finalizar, eu não posso deixar de comentar a baita experiência que foi a palestra dele: não foi nada de casa de ferreiro e espeto de pau, ele literalmente deu um show, dançou e agitou a plenária com mais de 5 mil pessoas.

E como eu saí de lá? Impactada, empoderada, me sentindo parte de uma comunidade (em meios aos mais de 12 mil profissionais que rodaram pelo evento) e querendo compartilhar um pouco dessa experiência com vocês também ❤

Espero que tenham curtido.

Bjokas, Rafa.

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.