Como ser RP de mim mesma e gerenciar uma crise chamada Desemprego?

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readSep 15, 2016

--

Para a minha (Mary Gabriela) estreia no blog resolvi contar um pouco da minha experiência em gerenciar uma crise, que muitos já passaram ou devem estar passando — o desemprego.

ate-onde-a-crise-pode-piorar

Todos devem conhecer pelo menos uma pessoa desempregada. A cada dia essa lista de amigos e conhecidos desempregados aumenta, basta abrir o linkedin. E eu, há pouco mais de dois meses, entrei nessa estatística. No início veio o desespero, assim como qualquer crise a ser gerenciada. Mas, nesta crise a única responsável pela gestão sou eu mesma.

Passada a tormenta, fiz uma profunda reflexão e passei a encarar essa adversidade como outras crises que já tive a oportunidade de gerenciar e de pensar nas estratégias para proteger a reputação da empresa. Decidi, portanto, ser RP de mim mesma. Aliás, nós lembramos de ser RPs de nós mesmos? #reflita ;)

Pedro Prochno, Co-fundador do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP , citou na última edição da RP Week uma frase que tem me perseguido todos os dias, “Não é preciso saber tudo, mas tem que estar preparado para enfrentar o que vem pela frente”.

Como qualquer crise, é mais fácil enfrentá-la quando a casa está organizada.

img2

Ou seja, as informações estão disponíveis e atualizadas, as relações com públicos de interesse estão ativas, há transparência em relação aos dados e
você está disposto a assumir á responsabilidade se necessário, entre outros. Traduzindo: quem está nessa situação deve estar com o currículo atualizado, deve acompanhar as tendências de mercado e pesquisas acadêmicas, estar presente e alimentar cada vez mais a rede de relacionamento, assumir os erros e ser franca(o) consigo mesma(o).

E eu realmente estava com a casa organizada e me preparava para estar desempregada e nem sabia. Desde o início desse ano passei a me envolver em projetos que amo e me entrego nas madrugadas a fio, sem nem ao menos receber salário por isso. Organizando eventos, palestras e apoiando Startups e atletas da minha cidade pude conhecer pessoas incríveis que, vez ou outra, me indicam para outros projetos.

O resultado disso tudo?

  • 24 horas já não são mais suficientes para dar conta de tantos projetos e atividades, relacionados à RP e comunicação, que passei a assumir. Dentre eles, fazer parte do seleto grupo de colaboradoras do Fantástico Mundo RP. =)
  • Aprendi a ser RP de mim mesma, a cuidar da minha marca, minha imagem pessoal, da minha reputação e daquilo que busco representar enquanto indivíduo e enquanto uma RP de sucesso de verdade!

E você, como cuida da sua marca e de sua reputação?

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖