Comunicação acolhedora é o futuro da comunicação!

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readJul 13, 2021

--

Por: Mariana Silva de Oliveira

Esta semana tive a oportunidade de assistir a uma aula sensacional sobre novas formas de comunicação e surgiu uma ótima reflexão sobre as relações humanas e o importante papel do comunicador em assumir um protagonismo maior para transformar o mundo, e para isso, instituir uma nova maneira de se comunicar, chegou a era da comunicação acolhedora.

Na era do conteúdo, cancelamento, fake news e a busca pela razão absoluta as pessoas estão perdendo o verdadeiro sentido de se relacionar. Relacionar para trocar experiências diferentes, para saber respeitar a diversidade, para ouvir a opinião do outro, para prestar atenção de verdade no outro. Não perder a humanidade é a necessidade de hoje!

Desenhada em 3 pilares básicos e que fazem muito sentido, a comunicação acolhedora pressupõe partes do corpo que geram grande valor a sua proposta:

  1. O Coração: É a verdadeira intenção quando vai se comunicar. Pressupõe expressar os valores reais de quem comunica. É sobre o que se acredita, o verdadeiro sentimento de quem fala.
  2. A Mente: É sobre a interpretação, o como eu penso. Como eu recebo a informação com respeito e me posiciono. Como eu administro as vulnerabilidade das pessoas e ofereço segurança para assumir erros e propor reparações. Já que marcas e empresas são geridas por pessoas, essas pessoas são passíveis de erro, é preciso humanização para quem lidera e quem é liderado. Comunicação com empatia.
  3. As Mãos: A iniciativa de como fazer, saber como agir. Não impor ou levantar a voz em uma comunicação mas sim ter argumentos consistentes. Ser um profissional legal não te faz perder o respeito. Estender a mão e gerar a reciprocidade, assim é a comunicação acolhedora.
Fonte: https://www.pexels.com

A comunicação acolhedora é de fato aquela que vai trazer de volta a vontade de estar junto nas relações de trabalho e de consumo, seja presencial ou virtualmente, ter proximidade e confiança naquele que comunica gera conforto e segurança naquele que consome.

Para fechar, um ensinamento que vai virar meta: “Diálogo constrói confiança, confiança constrói acolhimento, e o acolhimento vai transformar o mundo”. Que possamos nós, comunicadores, contribuir para a transformação do mundo!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖