Abertura do evento com intervenção do Gustavo Nunes Pereira e as manas Ale a Fabi.

Comunicação Interna: It’s a Match!

Confira o que rolou no TALKS 2018, o Congresso de Comunicação Interna da FALE

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP
3 min readDec 5, 2018

--

Na última sexta-feira, dia 30/11, aconteceu em Porto Alegre o Talks 2018, Congresso de Comunicação Interna, organizado pelas nossas parceiras da FALE Consultoras com o apoio de quem? do Fantástico Mundo RP! (que orgulho!)

O evento com mais de 60 participantes, contou com 9 painéis sobre os temas do momento para a comunicação interna! E eu, tive a oportunidade de compartilhar também como painelista e dividir o dia com profissionais maravilhosos como o Guto Niche Teixeira, a Claudia Vergara, a Elenise Rocha, o Gustavo Nunes Pereira, a Juliana Azeredo e o Fernando C Lemos, que equilibram a sua carreira entre as empresas e a academia, e nos mostraram o quanto esses mundos têm sinergia.

Dos inúmeros insights do evento, destaquei alguns para compartilhar com vocês! Aqui vão eles:

  1. Humanização da comunicação:
Alejandra Nadruz durante a sua apresentação

Estamos falando de gente pra gente!

E é isso que nunca podemos esquecer. Independente da estratégia da empresa, colocar as pessoas no centro traz retorno, e a comunicação interna deve contribuir nessa construção, promovendo ambientes acolhedores, onde os colaboradores possam estar livres para falar, e nós, preparados para receber.

2. Employed Experience:

Aqui é EX, e não só UX!

Se liga nos quatro principais pilares de experiência que a Alejandra Nadruz nos apresentou:

Protagonismo +Empoderamento + Transparência + Colaboração

Você já parou para pensar que a experiência do colaborador começa já no processo seletivo? E como é a integração de novos empregados na sua empresa? Fica aqui a dica para revermos alguns processos que podem ser simples e que fazem muita diferença.

3. Diversidade ❤

D&I já são pautas obrigatórias nas empresas e frequentes por aqui também. E no evento é claro que não poderia faltar né?!

Tivemos dois painéis lindos sobre o tema! Além de conhecer o case da AGCO, pela experiência da Clarissa Droit, a Dani Maria Medeiro nos trouxe uma perspectiva histórica do tema, e como ele pode ser uma estratégia de educação corporativa para a pluralidade humana, buscando o respeito, a diversidade e a igualdade nas organizações.

4. A tecnologia na CI e as Redes sociais corporativas:

Já temos falado muito por aqui que na era da comunicação 4.0 o colaborador vira porta-voz e a CI ganha o papel de curador de conteúdo né?! Então: além da apresentação do Rada, CEO da Social Base, que nos trouxe o conceito de People Analytic, o desafio da mensuração e algumas experiências de clientes, eu e a Alice apresentamos o case:

Simples, próxima e ativa: a rede social Colaborativa e o novo jeito de fazer comunicação interna no Sicredi.

Eu, a Alice e nossas super canecas ❤

Esse tema com certeza merece um texto só dele, mas vou resumir aqui e contar três principais pontos que exploramos para a implementação de uma rede social na empresa:

  1. Engajamento das áreas de gestão de pessoas/RH, líderes e multiplicadores de comunicação;
  2. Levar as pautas do dia a dia, além do conteúdo estratégico, afinal, podemos trazer o que está fazendo “sucesso” por aí para gerar engajamento com as nossas pautas;
  3. “Respirar”, que simboliza um pouco do desprendimento que precisamos ter nesse momento de mudança de cultura.

Lembrando que ali, os assuntos levantados devem ser encarados como oportunidades para serem explorados e para gerarem a interação.

Quer ver um pouco mais? Confere nos nossos destaques lá no nosso Insta a cobertura e siga também a FALE Consultoras por lá, assim você fica sempre por dentro dos eventos que elas estão organizando ;)

Beijos para todas e todos, Rafa.

--

--

Rafaela Richter
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas | MBA em Marketing Estratégico | gaúcha | estudante de Ciências Sociais.