Comunicação no Cooperativismo

Como tornar a comunicação mais fluída e ajudar a cooperativa a cumprir seu dever de transparência com seus diferentes públicos!

Fernanda Hack
Fantástico Mundo RP

--

O Cooperativismo está cada vez mais atual e esse foi o tema do meu TCC do MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing pela Faculdade Estácio.

A filosofia de cooperação, o propósito de trabalhar para atender as necessidades dos associados, os princípios voltados para a comunidade, tudo isso está atrelado ao jeito de ser de uma cooperativa e nasceu muito antes do cooperativismo receber esse nome, pois já era praticado, das mais diferentes formas, desde os tempos mais remotos.

Hoje, com consumidores mais atentos e exigentes, que buscam um propósito nas empresas e produtos que consomem, apresentar a filosofia do cooperativismo é cada vez mais fácil. Porém o desafio dos comunicadores é cada vez maior, pois em menos tempo é preciso explicar e convencer o público de que ele é real, de que a filosofia cooperativista faz sim a diferença nos negócios e de que o cliente, no cooperativismo, também é um dos donos, de que essa não é uma mensagem publicitária, mas um fato, e de que ele não verá isso apenas no discurso de uma propaganda bonita no horário nobre da televisão, mas verá isso na prática, podendo participar da transformação na sua comunidade.

Depois de estudar teorias e o histórico do cooperativismo, ficou claro que essa é uma área em grande expansão e que pode ser explorada pelo campo da comunicação com olhares muito positivos, visto que os desafios estão postos e que nós temos muito a contribuir para o crescimento e disseminação das entidades cooperativas.

Nesse cenário, entendemos ser preciso focar em três pilares: a informação, a comunicação e o relacionamento. Unindo os três teremos uma condição ideal para que o associado seja mais comprometido com sua instituição, que atente para o papel que tem a cumprir e que participe, efetivamente, da gestão do negócio.

O objetivo principal do meu estudo foi investigar os desafios da comunicação no cooperativismo de crédito na busca de efetividade por meio de técnicas inovadoras de marketing de relacionamento. Por isso eu quis investigar a história das cooperativas e o papel das mesmas nas sociedades onde atuam. Buscamos entender o processo de comunicação dentro de cooperativas de crédito, para em seguida investigar teorias e técnicas do marketing de relacionamento.

Como resultados elencamos algumas hipóteses para o tema:

- A comunicação precisa ser estratégica fazendo parte de todas as ações

- A utilização de diferentes canais é um caminho para a comunicação mais eficaz

- A comunicação e o marketing de relacionamento precisam ser um só

- A utilização de dados extraídos em ferramentas como o CRM podem ser importantes insumos para a comunicação inovadora e segmentada nas cooperativas de crédito

Ao final do estudo, entendemos que a comunicação é uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento do negócio de cooperativismo, mesmo ainda tendo muito a ser trabalhado, grandes progressos já foram feitos e precisamos agora, aprimorar nossa visão estratégia sobre o assunto e divulgar a importância deste tema para os gestores de cooperativas, que precisam ser os embaixadores deste trabalho, tanto interna quanto externamente. Com esse texto e com o estudo como um todo, tenho ainda outro objetivo importante, pois espero instigar novas pesquisas sobre o tema, ampliando a discussão sobre a utilização de ferramentas que tornem a comunicação mais inovadora, estratégica e eficaz nas cooperativas em todo o Brasil.

Quer saber mais sobre esse tema? Entra em contato que podemos trocar mais ideias!

Até a próxima! ❤

--

--