Crise de imagem: o caso Carolina Dieckmann

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
2 min readMay 17, 2012

Crises não atingem somente as organizações, mas também pessoas sejam políticos, artistas, empresários, etc. O trabalho do Relações Públicas é tão abrangente que está ligado a gerência de imagem, no Brasil porém, a assessoria de imagem pessoal não é muito comum, sendo ela mais explorada nos EUA como Personal Public Relations, Relações Públicas Pessoais. O trabalho tem como objetivo criar visibilidade, credibilidade e admiração à pessoa, além de assessorá-la em crises.

Para alcançar uma reputação positiva uma pessoa pode levar muitos anos, mas basta somente um minuto para perdê-la, para Carolina Dieckmann bastou algumas fotos. O caso mais comentado na internet e em toda a mídia nos últimos dias foram as fotos roubadas da atriz nua, que vazaram na internet no dia 4 de maio.

As fotos ainda permanecem pelos meios virtuais e segundo fontes da internet tiveram mais de 8 milhões de acessos nos cinco dias que sucedeu o vazamento. No meio de toda confusão, Carolina ainda iria iniciar um processo contra o Google para retirar a ferramenta de localização dos sites com suas fotos, mas acabou cancelando a ação. Uma citação que se enquadra nesse contexto é a de Rosa (2007, p.91) que diz: “Deve-se ter consciência de que, naquele momento, a notícia é ruim e vai ser publicada. Não adianta brigar contra os fatos”.

Crises pessoais causam danos e impactos à imagem do indivíduo e precisa ser gerida apropriadamente por um profissional de Relações Públicas e uma equipe de comunicação, para que a postura tomada seja coerente e leve em consideração aquilo que pode interferir no futuro.

Difícil quantificar o quanto o ocorrido afetará a imagem da atriz, seus contatos publicitários e os próximos trabalhos. Fácil é saber que para uma situação como essa, o essencial seria a atuação de um profissional com habilidades em lidar com crises, tomada de decisões em momentos complicados, em qual postura assumir, estratégias e ações de correção, o que, como e quando retratar sobre o assunto e o que fazer para reverter o caso, mesmo com os deslizes tomados pela pessoa.

E torna a vir em minha cabeça a frase de sempre: É fato!Todo mundo precisa de um Relações Públicas.

See you later!

Referências:

Trabalho de conclusão de curso sobre Relações Públicas Pessoais. Universidade Estadual de Londrina de Carolina Fumis de Moura, Fernanda de Souza e Gabriela Bérgamo Hatamura.

ROSA, Mário. A era do escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. 4. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2007.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖