Photo by Jungwoo Hong on Unsplash

Cultura Organizacional: Comunicação, Liderança e Propósito

O que faz uma cultura ser fantástica?

Priscila Couto
3 min readJul 25, 2019

--

Netflix, Nubank, Google: esses são alguns dos nomes que logo vem à mente quando se pensa em uma cultura organizacional de sucesso. Certamente você imaginou: o que essas organizações têm em comum e o que as fazem ser diferenciadas?

A cultura em uma organização é um fenômeno totalmente interativo e vivo. Ela se dá por meio da criação de significados e pela comunicação e interação entre pessoas.

“O ambiente organizacional e sua cultura são pontos complexos e de difícil compreensão, em qualquer tamanho de organização e, que não permitem respostas generalistas que justifiquem mudanças, influências e perspectivas. Sendo assim, uma característica fundamental nas empresas é a interação humana que é diferente em cada organização e determina os padrões de comportamento naquele meio específico” (MARCHIORI, 2017)

É a manifestação prática dos valores da empresa e está arraigada no comportamento dos profissionais, na tomada de decisões e no jeito de ser da empresa. A cultura organizacional pode ser uma vantagem ou uma desvantagem competitiva.

Reed Hastings, fundador da Netflix, considera a cultura um fator essencial e por isso consolidou um documento de 124 páginas para detalhá-la: Manifesto Netflix. A apresentação foi publicada em 2009 e já foi vista mais de 18 milhões de vezes desde então. Na época, ele foi pioneiro e apresentou ideias como: férias ilimitadas (o colaborador decide quando sai e quando volta a trabalhar) e somos um time e não uma família.

Dez anos se passaram e o Manifesto Netflix ainda influencia várias empresas que buscam inspiração em culturas admiradas e mais do que isso, a empresa de streaming com mais usuários no mundo é muito desejada por vários profissionais de alta performance. Uma cultura forte e bem institucionalizada traz diversos benefícios para a organização, tais como:

  1. Promoção de um melhor clima organizacional

2. Aumento do engajamento

3. Baixo turnover

4. Seleção de talentos mais assertiva

Além dos resultados mais subjetivos e intangíveis, podemos falar também do retorno financeiro. O pesquisador americano, James Heskett, professor na escola de negócios da Universidade Harvard, analisou dados de mais de 200 empresas e concluiu: quase metade da diferença de lucro operacional entre algumas das empresas e suas concorrentes diretas se deve à cultura.

Consolidar uma cultura de sucesso é um processo que nunca acaba e que inevitavelmente envolve o engajamento da liderança. Os gestores são responsáveis por influenciar o time para o crescimento exponencial.

A comunicação interna também é fundamental nesse processo: de um lado, os líderes se tornam mais conscientes e preparados para fazer gestão das suas equipes e de outro lado, as equipes têm a clareza do propósito da empresa e como podem contribuir com a missão e visão da organização.

Tornou-se comum ouvir que a cultura de tal empresa é legal porque tem lanches liberados ou no dress-code. Mas atenção: uma cultura de sucesso vai muito além da mesa de ping-pong. Ela está no propósito da empresa, na relação entre líderes e liderados, no apoio aos colaboradores quando apresentam novas iniciativas e formas de fazer as coisas, na comunicação transparente e na coerência entre o que se fala e o que se faz.

Então, respondendo à pergunta inicial: o que será que as organizações com culturas fantásticas têm em comum? São coesas, com comunicação fluida e são favoráveis à mudança e inovação.

Sua cultura, é também a sua marca!

E na sua empresa, a cultura também é fantástica? O que pode evoluir do ponto de vista de comunicação?

Bjos da Pri!

--

--

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, Especialista em Marketing. Atuo com Comunicação Corporativa, Marketing B2B e Agile.