Foto de RF._.studio no Pexels

Curadoria 2021

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP
4 min readNov 10, 2021

--

Os conteúdos que inspiraram

Hoje, 10 de novembro, é meu último texto do ano para o Fantástico Mundo RP. Já dá para imaginar que por aqui estamos em clima de retrospectiva e também de reconhecer alguns novos passos que demos ao longo de 2021, como foi o caso do nosso canal de conteúdo para seus ouvidos — Podcast Mundo RP (a redação super recomenda :P)

Um dos nossos objetivos por aqui é compartilhar conteúdos e insights, falar de caminhos que já trilhamos e lições aprendidas do mundo das Relações Públicas.

Particularmente, acredito que o aprendizado abre portas para o futuro (olha o clima de final de ano aqui novamente) que queremos construir.

Acredito que cortamos caminho quando trocamos, quando aprendemos com quem já fez. Muitas vezes, acrescenta muito mais do que um curso de especialização ou de curta duração, por exemplo — principalmente se o que quer aprender é algo bem específico.

Buscar aprendizado constante é uma forma de crescer e de evoluir. Em 2021, fiz bastante troca, conversei com quem já tinha feito, consumi podcasts, livros, séries, newsletters, blogposts. Sem formato melhor ou pior, apenas formas distintas de absorver, conhecer outros pontos de vista e consumir conteúdo.

Assim, para fechar 2021, compartilho uma curadoria de conteúdos que me inspiraram ao longo desses meses:

The Brief

Newsletter diária com tom leve e uma pitada de bom humor com um recorte de tudo o que acontece de mais importante no ecossistema de inovação e tecnologia. Com muita criatividade, passam por fatos e previsões do mundo tech. Um salve para essa redação que arrasa!

Rebeldes têm Asas

Livro que conta a história da Reserva. Com muito amor, inquietude e coragem, Rony Meisler, compartilha de seus sonhos, como desafiou o mercado, se cercou de um time incrível e como foi a consolidação de uma cultura forte. Para profissionais que cuidam de comunicação corporativa, endomarketing e cultura, fica a indicação.

Obviously Awesome

Posicionamento é falar para o mercado como somos melhores em alguma coisa.

Joshua Bell é um dos violinistas mais renomados dos EUA e participou de um experimento no qual tocou em uma estação de metrô de Washington bastante movimentada por quase 50 minutos. No total, 6 pessoas pararam para escutá-lo e deixaram U$32 dentro de sua caixa de violino. Três dias antes ele deu um concerto com ingressos esgotados, cuja cadeira mais distante para apreciar sua arte tinha o valor de U$100.

Quando existe um desencontro em como os clientes enxergam a empresa e as soluções e como os prospects a enxergam, claramente existe um problema de posicionamento. Um livro que passa por elementos fundamentais para construção forte desse elemento tão fundamental para as empresas e os resultados de negócio.

Pipeline with Dave Gerhardt

Dave Gerhardt traz para mesa CMOs, CROs, CEOs de empresas como Salesforce, Slack, SurveyMonkey. Problemas reais, dúvidas reais e discussão de estratégias de marketing com os principais executivos do mercado B2B. Eventos, campanhas, estruturação de time, alinhamento entre Marketing e Vendas, estratégias Go to Market, Product Marketing. Táticas para impulsionar o pipeline e entregar receita.

Gap Selling

Você precisa entender do jogo para ganhar. O livro traz uma perspectiva de focar no problema do cliente e não no seu produto para acelerar o processo de vendas — uma abordagem dos desafios do mercado B2B. Ter um olhar analítico para compreender desde a primeira reunião qual é o estado atual do prospect e para onde ele quer ir e assim, avaliar como a sua solução pode ajudá-lo nessa lacuna.

Você não vende um produto, você vende o impacto que o seu produto terá no atual ambiente do cliente. Você vende a mudança.

Deep Growth Podcast

Esse formato de podcast que entrevista executivos é muito interessante, pois passa por desafios que realmente estão no nosso dia a dia. Rappi, Nuvemshop, Vee Benefícios (que agora é Swile), RD Station, Evino, são alguns dos excelentes bate-papos que estão por lá.

Benchmarkings

Acredito que benchmarking é uma excelente forma de tirar uma dúvida específica, conhecer outras realidades, trocar e aprender. A aplicabilidade do aprendizado é imediata. Isso de executar as ideias é essencial, pois muito mais do que ser curioso e acompanhar as melhores práticas, é preciso aplicá-las no seu dia a dia, na sua realidade e melhorar suas táticas e processos atuais. Sou muito fã desse formato.

O aprendizado te leva para novos lugares, novos desafios e novas perspectivas. Para mudanças, para desafiar o status quo e para abrir novas portas é preciso foco, compromisso e consistência com sua jornada de absorver, trocar e aprender.

O que te inspirou em 2021? E quais oportunidades você quer abrir em 2022?

Que os aprendizados desse ano te aproximem cada dia mais de uma jornada que você se orgulhe e que gere impacto positivo para sua empresa, seu time e todas as pessoas à sua volta.

Até 2022!

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWS SEMANAL PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS: https://mailchi.mp/0be1bd66cb16/news2020

--

--

Priscila Couto
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas, Especialista em Marketing. Atuo com Comunicação Corporativa, Marketing B2B e Agile.